Brasileirão Série A

Clássico contra o Santos pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro pode afastar o São Paulo do líder, Internacional

Em grande fase
Foto: Ivan Storti/Santos FC/Reprodução

Projetando uma Vila Belmiro lotada, o Santos espera manter sua boa fase no Brasileirão impondo uma derrota ao São Paulo – que não tem um grande retrospecto como visitante contra o Peixe – neste domingo a partir das 16 horas.

A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro chega com uma expectativa de mudanças entre os primeiros três colocados da competição. Isso tudo porque Internacional, São Paulo e Palmeiras têm retrospectos bem distintos como visitantes contra, respectivamente, Chapecoense, Santos e Bahia.

Como visitante, desde 2006, o Inter, atual líder do Brasileirão, nunca venceu a Chape.  No mesmo período, o São Paulo como visitante diante do Santos obteve quatro vitórias, sofreu cinco derrotas e empatou em outras três oportunidades. Já o Palmeiras venceu, desde 2006, todos os jogos que disputou como visitante contra o Bahia. Se forem mantidas as possibilidades estatísticas, o Verdão pode assumir a liderança do Campeonato Brasileiro nos critérios de desempate. Falta apenas combinar com o Colorado e a galera do Morumbi.

 

San-São em 2018

O duelo deste domingo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro será o terceiro encontro entre Santos e São Paulo na temporada – nos dois jogos anteriores (ambos disputados no Morumbi) tivemos uma vitória para cada lado. No último encontro, no dia 20 de maio, o São Paulo venceu por 1 a 0, gol de Diego Souza.

 

O Santos se encontrou nas mãos de Cuca

Em pouco mais de um mês de trabalho, Cuca acabou com os vestígios da “era Jair Ventura” no Santos e implantou um esquema de jogo que funciona dentro do elenco alvinegro. É verdade que o professor recebeu  quatro reforços para este segundo semestre, mas apenas um deles – Carlos Sánchez – é titular incontestável. Bryan Ruiz segue em baixa e no banco de reservas, Derlis González alterna entre a titularidade e a reserva enquanto que Felippe Cardoso pode ser uma novidade na relação de inscritos para o duelo.

Fixando a equipe em um 4-4-2, Cuca privilegiou a defesa sem abrir mão do ataque e ainda resgatou Gabigol que voltou ao Brasil em baixa após 18 meses na Europa, teve um bom início no Paulistão, caiu de rendimento e hoje é o artilheiro do Brasileirão com 12 gols – oito deles marcados nos últimos oito jogos.

A invencibilidade do Peixe, coincidência ou não, também dura oito jogos – somadas todas as competições que disputa – e sua defesa não é vazada há sete partidas.

Nada mal para uma equipe que enfrentou o São Paulo no primeiro turno do Brasileirão lutando para se afastar do Z-4. Neste “novo momento”, porém, o Santos sonha com o G-6 e a vitória diante do São Paulo faz parte deste sonho.

 

São Paulo vai de “patinho feio” a vice-líder

O clássico San-São no primeiro turno serviu como um “ponto de virada” para o Tricolor em sua escalada rumo ao topo da tabela e à luta pelo título de Campeão Brasileiro. A vitória apor 1 a 0 colocou um ponto final à sequência de quatro empates que a equipe do Morumbi emendou após estrear com uma vitória sobre o Paraná na primeira rodada do torneio – em seguida, o time empatou com Ceará, Fluminense, Atlético-MG e Bahia.

Taticamente, entretanto, o São Paulo pouco mudou de lá para cá. A equipe segue atuando no 4-3-3, mas seus principais jogadores – Everton, Nenê e Diego Souza –, passaram a jogar o que deles se esperava e o time engrenou. Com 12 gols cada, Diego e Nenê são os artilheiros do Tricolor na temporada enquanto que Everton se tornou peça fundamental para a boa fluência do jogo da equipe.  Recuperado de lesão, o meia-atacante deve retornar ao time neste domingo.

A janela de transferências fez duas baixas no Morumbi: Éder Militão mudou-se para o Porto e Marcos Guilherme transferiu-se para o futebol árabe. Bruno Peres, que ainda é dúvida para o jogo de amanhã é o titular absoluto da lateral-direita enquanto que o equatoriano João Rojas fixou-se no ataque Tricolor.

Com uma identidade de jogo muito bem estabelecida pelo técnico Diego Aguirre, o São Paulo saiu da apatia que o dominou em 2017 e no início de 2018 para uma postura de maior entrega. O time apresenta-se hoje com uma defesa forte e um meio-campo que se mostra seguro na marcação e criativo na frente, com Nenê municiando seus atacantes e fazendo gols.

 

Possíveis escalações

Santos

Com Lucas Veríssimo entregue ao departamento médico, Cuca deverá armar o Santos com a seguinte formação:

Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Róbson Bambu e Dodô; Yuri, Carlos Sánchez, Diego Pituca e Rodrygo; Sasha e Gabriel

São Paulo

Com Régis suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Bruno Peres sendo dúvida por conta de uma lesão, Diego Aguirre deverá mandar a campo a seguinte formação:

Sidão; Hudson, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; João Rojas, Jucilei, Liziero e Everton; Nenê e Diego Souza.

 

Palpite para Santos x São Paulo

O momento dos dois times é muito bom. O São Paulo tem a mesma pontuação do líder, mas está em segundo lugar por conta dos critérios de desempate. O Santos vive sua melhor fase na temporada; a defesa não sofre mais tantos gols como nos tempos de Jair Ventura e Cuca encontrou o lugar de Gabigol no comando de ataque.

Além do restrospecto mencionado anteriormente em relação a este clássico, vale lembrar que, pelo Brasileirão, o São Paulo não vence o Santos na Vila Belmiro desde 2009.

Por tudo que os dois times estão mostrando nas última semanas, podemos apostar que este será um duelo equilibrado e a chance de um empate é muito grande. Um resultado melhor para o Santos do que para o São Paulo.

 

JOGOS E PALPITES PARA 25ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A 2018

SÁBADO, 15 DE SETEMBRO
  • 16:00 – Ceará x Vitória – Palpite: Empate
  • 16:00 – Grêmio x Paraná – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Flamengo – Palpite: Flamengo
DOMINGO, 16 DE SETEMBRO
  • 11:00 – Botafogo x América-MG – Palpite: Empate
  • 16:00 – Atlético-PR x Fluminense – Palpite:Atlético-PR
  • 16:00 – Bahia x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Cruzeiro x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Santos x São Paulo – Palpite: Empate
  • 19:00 – Corinthians x Sport – Palpite: Corinthians
SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO
  • 20:00 – Chapecoense x Internacional – Palpite: Inter

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

  1. Internacional, 49 – Libertadores
  2. São Paulo, 49 – Libertadores
  3. Palmeiras, 46 – Libertadores
  4. Flamengo, 44 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 41 – Pré-Libertadores
  6. Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 33 – Copa Sul-Americana
  8. Santos, 31 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 31 – Copa Sul-Americana
  10. Corinthians, 30 – Copa Sul-Americana
  11. América-MG, 30 – Copa Sul-Americana
  12. Vitória, 29 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 28
  14. Atlético-PR, 27
  15. Botafogo, 26
  16. Chapecoense, 25
  17. Vasco, 24 – Série B
  18. Sport, 24 – Série B
  19. Ceará, 24 – Série B
  20. Paraná Clube, 16 – Série B