Brasileirão Série A

25a rodada do Brasileirão da Série A: palpites, prognósticos, favoritos e muito mais na prévia de Bahia x Palmeiras, na Fonte Nova

Deyverson do Palmeiras
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Equipe de Felipão pode até alcançar a liderança se vencer neste domingo (16) em Salvador, dependendo dos resultados de Inter e São Paulo

A liderança do Brasileirão da Série A pode mudar ao final da 25a rodada. O Palmeiras, melhor equipe da competição nas últimas semanas, tem chances de chegar à ponta em caso de tropeços do líder Internacional e do vice-líder São Paulo. Ambos jogam fora de casa e podem tropeçar.

Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Verdão também atua longe de sua torcida, mas enfrenta uma equipe que não tem sido nada confiável: o Bahia, anfitrião do duelo deste domingo (16), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. Um abismo de dezoito pontos separa os paulistas (que entram na rodada com 46) dos baianos (com 28).

Vale lembrar que Bahia e Palmeiras se enfrentaram no mês passado pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O Verdão ficou com a vaga, mas as duas partidas foram equilibradas – os paulistas avançaram no sufoco, com um gol solitário de Dudu no fim do segundo tempo do jogo de volta. Ou seja: a torcida alviverde sabe que o time não terá moleza.

 

Desafio do Tricolor é ser mais regular

O Bahia tem pecado principalmente pela falta de consistência no Brasileirão. Nas últimas cinco rodadas, a equipe do técnico Enderson Moreira sempre alternou derrotas e vitórias. O último resultado foi negativo, derrota por 1×0 para o São Paulo no Morumbi. O ponto positivo foi o desempenho do time, que vendeu muito caro o revés.

Ocupando a 13a posição na tabela, o Bahia está a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. Se quiser evitar o sufoco na reta final do campeonato, é preciso reagir desde já e acabar com os altos e baixos, engatando uma boa sequência. E nada melhor do que bater o forte Palmeiras para adquirir confiança e começar a deslanchar.

Nos treinos da semana, Enderson preparou novidades em relação ao time que fez jogo duro diante do São Paulo no Morumbi. Com dores musculares, o zagueiro Tiago deu lugar a Douglas Grolli, que pode assumir a titularidade. Já Marco Antônio e Élber foram opções de ordem tática. Vinícius, suspenso, é um desfalque confirmado.

 

Verdão tenta esquecer Copa do Brasil

Para o Palmeiras, é hora de deixar de lado as outras competições da temporada, em especial a Copa do Brasil. No meio de semana, a equipe perdeu em casa para o Cruzeiro no jogo de ida das semifinais. Mas o técnico Luiz Felipe Scolari tem experiência o bastante para fazer seu elenco esquecer o revés e focar apenas no Brasileirão neste domingo.

A perspectiva de alcançar a liderança anima o grupo de Felipão, que tem chances reais de lutar pelo título das três competições que disputa no momento. Nem mesmo o fato de atuar como visitante no fim de semana abala a confiança do time: desde a volta do técnico ao clube, o Palmeiras não perdeu nenhuma partida fora de casa.

Felipão deverá optar por um time cheio de reservas em Salvador, mas isso não é motivo para o Bahia se animar: a equipe “alternativa” do Palmeiras é mais forte que vários de seus concorrentes no Brasileirão. A escalação esboçada para o duelo no Nordeste tem Marcos Rocha e Victor Luis nas laterais, Luan e Gómez na zaga e Felipe Melo, Lucas Lima e Hyoran do meio para a frente. Um belo time.

 

Palpite

Enfrentar o Palmeiras nesta temporada é algo complicado em qualquer situação. Quando Felipão usa os titulares, trata-se da melhor versão atual do Verdão; quando os reservas são escalados, você se depara com vários jogadores de altíssimo nível motivados para conquistar a titularidade. Com isso, fica difícil achar que o Bahia vai enfim começar a se encontrar no campeonato justamente nesse compromisso tão duro. Dá Palmeiras, 2×1, em um jogo bastante corrido e pegado.

 

Jogos da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 15 de setembro
  • 16:00 – Ceará x Vitória – Palpite: Ceará
  • 16:00 – Grêmio x Paraná – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Flamengo – Palpite: Flamengo
Domingo, 16 de setembro
  • 11:00 – Botafogo x América-MG – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – Cruzeiro x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Atlético-PR x Fluminense – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Bahia x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Santos x São Paulo – Palpite: Empate
  • 19:00 – Corinthians x Sport – Palpite: Corinthians
Segunda-feira, 17 de setembro
  • 20:00 – Chapecoense x Internacional – Palpite: Internacional

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Internacional, 49 pontos – Libertadores
  2. São Paulo, 49 – Libertadores
  3. Palmeiras, 46 – Libertadores
  4. Flamengo, 44 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 41 – Pré-Libertadores
  6. Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 33 – Copa Sul-Americana
  8. Santos, 31 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 31 – Copa Sul-Americana
  10. Corinthians, 30 – Copa Sul-Americana
  11. América-MG, 30 – Copa Sul-Americana
  12. Vitória, 29 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 28
  14. Atlético-PR, 27
  15. Botafogo, 26
  16. Chapecoense, 25
  17. Vasco, 24 – Série B
  18. Sport, 24 – Série B
  19. Ceará, 24 – Série B
  20. Paraná Clube, 16 – Série B