Gaúcho

Caxias e Brasil de Pelotas têm confronto direto na 9ª rodada do Campeonato Gaúcho; Grêmio luta para sair da lanterna

Foto: Jonathan Silva / Grêmio Esportivo Brasil

Internacional, Brasil de Pelotas e Caxias brigam pela liderança no Gauchão. Grêmio segue em último.

Chegamos à 9ª rodada do Campeonato Gaúcho! Sexta-feira já começa com jogão entre Caxias e Brasil de Pelotas, valendo a vice-liderança do campeonato. O duelo acontece às 21h30, no Centenário. No sábado, o Grêmio recebe o Novo Hamburgo às 19 horas, em confronto direto na zona de rebaixamento. Todas as outras partidas serão simultâneas, no domingo, às 17 horas.

 

Jogo de hoje: Caxias x Brasil de Pelotas

Com 16 pontos na tabela, o Brasil de Pelotas divide a liderança com o Internacional, ficando atrás apenas no saldo de gols. Porém, o Xavante possui um jogo a menos, já que a partida do Inter na 10ª rodada foi antecipada em função do show da banda Foo Fighters, que ocupará o Beira-Rio na semana que vem. Ou seja, o Xavante ainda tem mais pontos em disputa e — com 76,2% de aproveitamento — está em vantagem na briga pela liderança. Porém, a corrida pelo topo passa por enfrentar o Caxias fora de casa hoje. A grande força do Brasil de Pelotas está em sua defesa, a melhor do campeonato. Foi vazada apenas 3 vezes, sendo a primeira em cobrança de pênalti, no jogo contra o Juventude, e as outras duas vezes diante do desesperado Grêmio, com time titular em sua Arena.

Por sua vez, o Caxias chega para o confronto estando ainda invicto no Campeonato Gaúcho. Com 4 vitórias, manteve a liderança até a 5ª rodada, mas então se seguiu a sequência de 3 empates, que derrubou o Grená para a terceira colocação. Mas o Grená está apenas um ponto atrás dos líderes e continua na briga. Tem o segundo melhor ataque da competição, com 14 gols marcados — atrás apenas do Inter, com 15 gols e um jogo a mais — e agora recebe a missão de vazar a defesa quase infalível do Xavante. É tido como leve favorito pela questão do mando de campo, mas enfrenta uma pedreira. Abre o olho, Grená!

Palpite: Empate.

 

Grêmio na lanterna do Gauchão

Grêmio, atual Campeão da América. Novo Hamburgo, atual Campeão Gaúcho. No sábado, os dois times fazem o duelo dos desesperados na Arena. Quem perder fica na zona de rebaixamento do estadual.

O título do Grêmio na Recopa Sul-americana veio sem brilho. Foram dois jogos em que o Independiente levou cartão vermelho no primeiro tempo, e em ambos o Tricolor não foi capaz de conquistar uma vitória. Diante de sua torcida, amargou um 0 a 0 e precisou decidir nos pênaltis. Agora, a via crúcis continua no Campeonato Gaúcho. Quem consegue imaginar um time vencer a Recopa e ser rebaixado no estadual? Salvador da pátria ao defender um dos pênaltis, Marcelo Grohe é a grande esperança da equipe, mas é possível que Renato Portaluppi mande a campo um time misto, preservando algumas peças do elenco para a estreia na Copa Libertadores da América na semana que vem.

Decisão nos pênaltis também marcou o histórico do Novo Hamburgo na semana passada. O Anilado recebeu o CRB, de Alagoas, para confronto da segunda fase da Copa do Brasil. O placar terminou empatado em 1 a 1. Nas penalidades máximas, o Novo Hamburgo levou a pior e se despediu da competição nacional. De volta ao Gauchão, empatou mais uma vez em casa. Dessa vez, jogando contra o Cruzeiro. A boa notícia é que a defesa do Anilado está começando a se encaixar. Se no início da competição chegou a sofrer duas goleadas por 3 a 0, nos últimos cinco jogos o Novo Hamburgo levou apenas dois gols. Mesmo assim, chega como grande azarão ao enfrentar o Grêmio fora de casa.

Palpite: Grêmio.

 

Jogos simultâneos no domingo

Os demais jogos acontecem todos às 17 horas de domingo, dia 25 de fevereiro. Confira as rapidinhas:

O Internacional chega agora de Belém, no Pará, onde anotou 2 a 1 contra o Clube do Remo e garantiu seu avanço na Copa do Brasil. Contando com o melhor ataque do competição, chega como favorito disparado para vencer o São Luiz e manter a liderança no Campeonato Gaúcho.

Juventude e Cruzeiro também encaram um confronto direto. Uma vitória coloca o Juventude na zona de classificação. A derrota deixa o time em situação bem complicada, podendo até terminar a rodada na zona da degola, dependendo dos resultados dos demais jogos. É por isso que chega como favorito para o confronto em sua casa.

O São Paulo vem de derrota por 2 a 0 diante do São Luiz e segue na briga contra o rebaixamento. Já são cinco jogos sem vencer. Encara agora o São José, que empatou sem gols duas vezes após sofrer a goleada por 4 a 0 diante do Inter. O palpite é para um jogo com menos de 2,5 gols.

Com quatro jogos de invencibilidade, o Veranópolis busca se manter no G-4 e evitar os times mais fortes nas quartas de final. Vai a Santa Cruz do Sul enfrentar o Avenida, que joga para se manter na zona de classificação. Um jogo que tem tudo para ser equilibrado.

 

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Gaúcho 2018

Sexta-feira, 23 de fevereiro
  • 21:30 – Caxias x Brasil de Pelotas
Sábado, 24 de fevereiro
  • 19:00 – Grêmio x Novo Hamburgo
Domingo, 25 de fevereiro
  • 17:00 – Internacional x São Luiz
  • 17:00 – Juventude x Cruzeir
  • 17:00 – São José x São Paulo
  • 17:00 – Avenida x Veranópolis

 

Classificação do Campeonato Gaúcho 2018

  1. Internacional, 16 [1 jogo a mais]
  2. Brasil de Pelotas, 16
  3. Caxias, 15
  4. Veranópolis, 11
  5. São José, 11 [1 jogo a mais]
  6. São Luiz, 9
  7. Avenida, 9
  8. Cruzeiro, 8
  9. Juventude, 6
  10. Novo Hamburgo, 6
  11. São Paulo, 5
  12. Grêmio, 4