Paulista A3

Quatro times podem assumir a liderança do Paulista da Série A3 na rodada do final de semana

Portuguesa Santista
Foto: Alberto Ferreira / Agência Briosa

Líderes Atibaia e Portuguesa Santista jogam fora de casa, e se tropeçarem poderão ser alcançados por Capivariano e Noroeste

Ninguém venceu o duelo entre Atibaia e Portuguesa Santista, que seguem dividindo a liderança do Campeonato Paulista da Série A3, com 23 pontos. Neste sábado, os dois times jogam fora de casa, e um estará de olho no resultado do outro. Às 16 horas (horário de Brasília), a Briosa vai até Santa Bárbara do Oeste para enfrentar o União Barbarense, que apesar de ocupar a modesta 13ª posição, já está invicto há quatro jogos. O Falcão, por sua vez, tem um encontro marcado com o tradicional Marília, que luta contra o rebaixamento, no Abreuzão. A bola rola a partir das 19 horas.

Confira os prognósticos para os jogos mais importantes do final de semana.

 

União Barbarense x Portuguesa Santista

Com 11 rodadas do Paulista da Série A3 já disputadas, a Portuguesa Santista segue como único time invicto, mas não deslancha na tabela de classificação pelo número excessivo de empates. Em 45% dos seus jogos, a Briosa não conseguiu sair da igualdade, e conforme previmos na última terça-feira, o resultado se repetiu no duelo de líderes da rodada passada, diante do Atibaia.

Neste sábado, o time do litoral terá mais um desafio fora de casa, desta vez contra uma equipe que vive às voltas com idas e vindas da zona da degola desde o início da competição. O União Barbarense deu vexame na temporada passada ao terminar na lanterna do Paulista da Série A2, e apesar de ter subido duas posições com a vitória sobre o Rio Branco, ainda corre sérios riscos de sofrer um novo rebaixamento. O time ensaia uma recuperação, e somou oito pontos nos últimos quatro jogos. Jogando na Toca do Leão, tem tudo para ser um adversário indigesto para os líderes.

Meu palpite é que a partida termina empatada, abrindo uma brecha tanto para que o Atibaia se isole na ponta, como para a ascensão de Capivariano e Noroeste, que com 21 pontos, podem voltar à primeira colocação ainda nesta rodada.

 

Marília x Atibaia

Com um histórico de participações na primeira divisão do futebol paulista e na Série B do Brasileirão, o Marília tem uma das camisas mais pesadas da Série A3. O passado de glórias, no entanto, não tem feito a diferença dentro de campo, e restando oito rodadas para o fim da primeira fase, o clube vê o rebaixamento bater às suas portas. O MAC tem um aproveitamento de apenas 33%, ocupa a 16ª colocação, com 11 pontos, e vem de uma derrota no clássico contra o Noroeste.

Diante deste cenário, o Atibaia, que divide a liderança do campeonato com a Portuguesa Santista, chega como favorito para a partida do Abreuzão. Atuando longe de seus domínios, o Falcão tem 72% de aproveitamento, e em seis jogos obteve quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. Além disso, já mostrou que não se intimida com quando enfrenta adversários de tradição, e levou a melhor sobre o Mogi Mirim e o Noroeste.

Acredito em uma vitória do Atibaia sem maiores sofrimentos, pelo placar de 2×0.

 

Capivariano e Noroeste também podem assumir a ponta

Empatados com 21 pontos, Capivariano e Noroeste formam um segundo pelotão na parte de cima da tabela, mas têm chances de reassumir a liderança, a depender dos resultados do final de semana.

O Norusca entra em campo às 11 da manhã para uma difícil partida contra o São Carlos no Estádio Luizão. A Águia da Central empatou seus dois últimos jogos, mas segue na zona de classificação, e fará de tudo para evitar a aproximação de Desportivo Brasil e Rio Preto. Sem perder desde a chegada do técnico Alberto Félix, na nona rodada, o Noroeste deve ter muito trabalho, mas acredito que consiga voltar com os três pontos para Bauru.

Se o Noroeste não terá vida fácil, o que dizer do Capivariano, que enfrenta o Barretos, às 20 horas, no Estádio Fortaleza? O Touro do Vale faz uma campanha consistente, e está consolidado na zona de classificação como quinto colocado. A equipe somou sete pontos nos últimos três jogos, e se vencer poderá colocar pressão sobre os líderes. O time de Capivari teve uma queda brusca de rendimento que o levou a perder várias posições, mas venceu seus dois últimos compromissos, e parece ter reencontrado o bom futebol. Acredito que a partida será muito equilibrada, e terminará sem um vencedor.

 

Jogos da 12ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3

Sábado, 24 de fevereiro

  • 11:00 – São Carlos x Noroeste – Palpite: Noroeste
  • 15:00 – Taboão da Serra x Velo Clube – Palpite: Empate
  • 15:00 – Manthiqueira x Desportivo Brasil – Palpite: Desportivo Brasil
  • 16:00 – União Barbarense x Portuguesa Santista – Palpite: Empate
  • 16:00 – Matonense x São Bernardo – Palpite: São Bernardo
  • 19:00 – Marília x Atibaia – Palpite: Atibaia
  • 20:00 – Barretos x Capivariano – Palpite: Empate

Domingo, 25 de fevereiro

  • 10:00 – Grêmio Osasco x Rio Preto – Palpite: Rio Preto
  • 10:00 – Monte Azul x Mogi Mirim – Palpite: Monte Azul
  • 10:00 – Olímpia x Rio Branco – Palpite: Empate

 

Classificação do Campeonato Paulista da Série A3 2018

  1. Atibaia, 23 – Classificação para a fase final
  2. Portuguesa Santista, 23 – Classificação para a fase final
  3. Capivariano, 21 – Classificação para a fase final
  4. Noroeste, 21 – Classificação para a fase final
  5. Barretos, 19 – Classificação para a fase final
  6. Velo Clube, 18 – Classificação para a fase final
  7. São Carlos, 19 – Classificação para a fase final
  8. Desportivo Brasil, 17 – Classificação para a fase final
  9. Rio Preto, 17
  10. Taboão da Serra, 15
  11. São Bernardo, 15
  12. Monte Azul, 15
  13. União Barbarense, 14
  14. Grêmio Osasco, 14
  15. Olímpia-SP, 13 – Zona de Rebaixamento
  16. Marília, 11 – Zona de Rebaixamento
  17. Matonense, 9 – Zona de Rebaixamento
  18. Manthiqueira, 8 – Zona de Rebaixamento
  19. Rio Branco-SP, 8 – Zona de Rebaixamento
  20. Mogi Mirim, 2 – Zona de Rebaixamento