Copa Libertadores

Carille mantém Pedrinho no time e repetirá o “Corinthians 100%” hoje diante do Deportivo Lara

Foto: Reprodução

Escalação corintiana que tem 100% de aproveitamento – triunfou diante do Vitória e do Palmeiras – vai a campo pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores.

Desgastado por uma viagem de cerca de 10 horas até o interior de uma Venezuela devastada pela crise política, social e econômica – situação que mexeu profundamente com a delegação do Grêmio que enfrentou o Monagas na última terça-feira –, o Corinthians abriu mão de treinos táticos no país vizinho e adotou como estratégia o “rachão” e o entrosamento. Para isso, Fábio Carille se dará o luxo de repetir, pela 3ª vez, uma formação que, até aqui, não foi derrotada, com Pedrinho titular pelo lado direito do ataque e Rodriguinho surgindo na área adversária como um centroavante de ofício. Deu certo, no Itaquerão, contra Vitória e Palmeiras, – equipes inegavelmente mais qualificadas que o Deportivo Lara. Dará certo hoje na penúltima rodada do Grupo 7 da Libertadores?

 

Mudou a chave… de novo

Após um período de instabilidade, com derrotas e empates inesperados, o Corinthians de Fábio Carille, mais uma vez dá sinas de que se “encontrou” em campo e esboça uma reação. Muito deste bom momento passa pela “jóia da base” Pedrinho – que desde o ano passado treina entre os profissionais mas que apenas nesta temporada ganhou condições (no entendimento da comissão técnica) de atuar pela equipe principal. E que atuações!

Atrevido, Pedrinho trouxe ao Corinthians aquilo que Romero tenta mas não consegue fazer com qualidade: o drible. Nas últimas duas partidas do Timão, foi ele o responsável por quebrar a “rigidez” do eficiente esquema Alvinegro e, no improviso, ajudar a desmontar as defesas de Vitória e Palmeiras.

Palmeiras, aliás, que nesta semana foi o “ponto de virada” corintiano. Mais uma vez o Verdão de elenco grande e “sobrando” na temporada – dono, inclusive, do título de “melhor visitante” do Brasil – caiu ao enfrentar um Corinthians cheio de desconfianças e instável no Brasileirão. Exatamente como aconteceu no Paulistão e no Brasileiro de 2017, quando o Alviverde em alta perdeu para o Corinthians e recolocou a equipe do Parque São Jorge no prumo.

Embora ainda seja muito cedo para dizer quão longe irá este Corinthians – que o próprio Carille diz ainda não ter “encontrado” – é fato que os resultados mostram nesta temporada um time mais preparado para a disputa de torneios no formato mata-mata do que para competições de tiro longo. Daí a importância da vitória no jogo de hoje.

 

Vencer é fundamental

Com dois jogos da fase de “pontos corridos” pela frente, o Corinthians é dos times brasileiros ainda “vivos” na Libertadores o que tem maiores chances de ficar fora das oitavas de final.

Líder do Grupo 7 com 7 pontos, tem no confronto direto com o Deportivo Lara – que venceu seus dois jogos como mandante – a chance de se classificar com uma rodada de antecedência. Com 6 pontos, os Venezuelanos podem assumir a liderança do grupo com uma vitória hoje – resultado bem plausível – desde que o Independiente (6 pontos) não vença o Millonarios (4 pontos) fora de casa.

Se Millonarios vencer e Deportivo Lara e Corinthians ficarem no empate, a última rodada do Grupo ficará assim:

  1. Corinthians – 8 pontos
  2. Millonarios – 7 pontos
  3. Deportivo Lara – 7 pontos
  4. Independiente – 6 pontos

Com isso, Corinthians x Millonarios e Independiente x Deportivo Lara chegariam à última rodada do Grupo 7 dependendo apenas de si – e não de combinações de resultados – para avançarem na Libertadores. Daí a importância de uma vitória hoje.

Para conseguir seu objetivo o Corinthians contará – além do talento de Pedrinho – com o segundo melhor ataque do grupo (4 gols marcados) enfrentando a pior defesa (7 gols sofridos).

 

Prováveis escalações para Deportivo Lara x Corinthians

Deportivo Lara

Embalado por uma vitória no final de semana pelo Campeonato Venezuelano – contra o Deportivo Anzoátegui por 1 a 0, em casa – o Deportivo Lara do técnico Leonardo González não poderá contar apenas com Leminger Bolívar, que está aos cuidados do departamento médico. No mais, o time deverá ir a campo sem surpresas com:

Curial; Aponte, Diego Silva, Perna e Carrillo; Pedro Ramirez, Reyes e Soto; Sierra e Andreutti; Jesús Hernández.

Corinthians

Vivendo um bom momento e, apesar dos inúmeros desfalques (Ralf, Renê Júnior, Fágner e Clayson, para ficar apenas nos que eram usados com maior frequência), Fábio Carille poderá pela 3ª vez seguida usar um time que, na maratona de jogos enfrentada pelo Timão, se comportou muito bem contra Vitória e Palmeiras. Deste modo, o Alvinegro irá a campo com:

Cássio; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Pedrinho, Jadson, Rodriguinho e Romero.

 

Palpite para Deportivo Lara x Corinthians

Time por time, o Corinthians é mais que o Deportivo Lara. Mas a equipe brasileira chegará para o jogo após uma viagem de mais de 10 horas e de uma maratona de jogos difíceis pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e até mesmo pela Libertadores – a derrota para o Independiente no Itaquerão.

Muito provavelmente, o Timão irá atacar os donos da casa desde o início, buscando um gol que o coloque à frente no placar para, então, segurar-se em seu bom sistema defensivo e voltar para casa vitorioso e classificado para as oitavas de final.

Um empate, entretanto, não pode ser considerado um resultado improvável.

 

Onde ver

Deportivo Lara e Corinthians se enfrentam hoje, à partir das 21:30, com transmissão ao vivo do SporTV.

 

A quarta-feira dos brasileiros na Libertadores

Palmeiras 3 x 1 Junior Barranquilla

Contrariando todas as expectativas, o técnico Roger Machado mandou a campo um time bem diferente daquilo que se imaginava para enfrentar o Junior Barranquilla ontem a noite no Allianz Parque. Dos assim ditos “titulares”, apenas Dudu e Borja estiveram em campo. Até mesmo o goleiro Jailson deu lugar ao veterano Fernando Prass.

Como anunciado, a torcida pegou no pé de Roger Machado antes do início do jogo e no intervalo – quando a partida ainda estava em 0 a 0. No segundo tempo, entretanto, Borja abriu o placar aos 6 minutos. Fernando Prass defendeu um pênalti polêmico aos 10; Borja marcou novamente aos 14; Gutierrez (impedido) diminuiu aos 21 e Borja fechou a fatura aos 23 para alegria da até então mal-humorada torcida alviverde.

O resultado deu ao Palmeiras o primeiro lugar na classificação geral da Libertadores e também classificou o Boca Juniors para as oitavas de final (o que pode se mostrar um péssimo negócio no futuro).

Flamengo 2 x 0 Emelec

Sem brilhantismo, o Flamengo fez a sua lição de casa e com 2 gols de Éverton Ribeiro garantiu-se nas oitavas de final da Libertadores com uma rodada de antecedência ontem no Maracanã. Resultado bom para apagar da memória a derrota no final de semana pelo Campeonato Brasileiro.

 

Palpites e resultados para os jogos da semana na Copa Libertadores 2018

Quarta-feira, 16 de maio

  • 21:45 – Boca Juniors 5 x 0 Alianza Lima – palpite: Boca Juniors
  • 21:45 – Flamengo 2 x 0 Emelec – palpite: Flamengo
  • 21:45 – Palmeiras 3 x 1 Junior Barranquilla – palpite: Palmeiras

Quinta-feira, 17 de maio

  • 19:15 – Libertad x Atlético Tucuman – palpite: Libertad
  • 19:15 – Peñarol x The Strongest – palpite: Peñarol
  • 21:30 – Deportivo Lara x Corinthians – palpite: Corinthians
  • 21:30 – Millonarios x Independiente – palpite: Independiente