Brasileirão Série A

Brasileirão da Série A 2018, 18ª rodada: confira palpites e prognósticos para Flamengo x Cruzeiro, no Maracanã

Jogo entre Flamengo e Cruzeiro
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Partida será realizada neste domingo (12) de Dia dos Pais, às 16h

Flamengo e Cruzeiro nem bem deixaram para trás o duelo pela Libertadores da América e já voltam a se ver pelo Campeonato Brasileiro que disputa, neste final de semana, a sua 18ª rodada. O palco tampouco vai mudar: será de novo o Maracanã, que mais uma vez deve contar com bom público para tentar empurrar o Fla à liderança do Brasileirão em pleno Dia dos Pais.

Flamengo oscila pela 1ª vez

A derrota por 2×0 para o Cruzeiro pela Libertadores está mexendo consideravelmente na preparação do Flamengo para esta partida pelo Brasileirão. A tensão é visível no rosto de todos, especialmente no jovem técnico Maurício Barbieri, que está com as suas estratégias muito questionadas.

A principal pergunta que os dirigentes e torcedores fazem é se a sua iniciativa de não “rodar” o time não vai fazer o Fla derrapar nas três competições (Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) que está disputando. Para este final de semana, embora não tenha oficializado nada, a tendência é que Barbieri realmente ponha um Flamengo reserva em campo por uma razão das mais simples: a equipe joga na próxima quarta pela Copa do Brasil contra o perigoso Grêmio. A ida, no Sul, terminou 1×1. Está mais do que claro que o elenco não aguentaria três partidas em alta intensidade em apenas uma semana.

O problema é que o Fla vai entrar em campo pressionado pela tabela. Caso perca para o Cruzeiro, há possibilidade de o clube terminar a rodada até mesmo em terceiro, o que não é um bom sinal para a equipe que ocupou a liderança com uma folga considerável até rodadas atrás.

Em seus discursos, os jogadores garantem que sabem da importância da vitória sobre o Cruzeiro. Resta saber se o desempenho em campo, com a pressão que sempre caracteriza o Flamengo, não vai fazer com que o Rubro-Negro tropece em suas próprias pernas.

Cruzeiro confirma: terá reservas

Mano Menezes segue linha oposta e não fez mistério para dizer que vai escalar reservas neste domingo no Maracanã. Para ele, faz sentido preservar o elenco para a próxima decisão – a equipe vai enfrentar o Santos na quarta, também pela Copa do Brasil, com a vantagem do 1×0 conquistado na Vila Belmiro.

Mano aponta a quantidade de jogos da equipe. Só em agosto, o Cruzeiro tem nove jogos pela frente, incluindo os mata-matas pela Libertadores e pela Copa do Brasil. “Não tem jeito, o desgaste vai aparecer para quem tem uma série de jogos como nós. Estamos felizes por ter avançado na Copa do Brasil, estar disputando com o Santos uma vaga na semifinal, e conquistamos o direito de enfrentar o Flamengo nas oitavas de final da Copa Libertadores. Temos o objetivo de passar, e quando a gente passa, a quantidade de jogos vai aumentando. Mas é algo positivo, a gente tem que valorizar isso. Muita gente queria chegar aonde chegamos e todos que estão ao nosso lado querem avançar”, analisou.

“Não podemos passar dos limites. O segundo tempo contra o Flamengo mostrou que a equipe é muito exigida em jogos assim. Mesmo que você mantenha os jogadores, eles não rendem bem em função do desgaste físico. Então, vamos administrar no domingo no jogo contra o Flamengo, pois na quarta voltamos a enfrentar o Santos pela Copa do Brasil.”

Palpite

O Flamengo tem mais a ganhar e mais a perder neste domingo, por isso entra em campo como favorito. Faz sentido imaginar uma vitória “econômica”, só mesmo para somar os três pontos, que são, afinal, os mesmos para uma vitória por 1×0 ou 5×1. Mas imaginamos um gol de diferença: 1×0 ou 2×1 para o Fla no Maracanã neste domingo.

Jogos da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 11 de agosto
  • 16:00 – Ceará x Atlético-PR – Palpite: Empate
  • 19:00 – Bahia x América-MG – Palpite: Bahia
Domingo, 12 de agosto
  • 11:00 – Paraná x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 11:00 – Atlético-MG x Santos – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Sport x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Chapecoense x Corinthians – Palpite: Empate
  • 19:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Palmeiras x Vasco – Palpite: Palmeiras
Segunda-feira, 13 de agosto
  • 19:30 – Fluminense x Internacional – Palpite: Empate

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 35 – Libertadores
  2. Flamengo, 34 – Libertadores
  3. Internacional, 32 – Libertadores
  4. Grêmio, 30 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 27 – Pré-Libertadores
  6. Palmeiras, 27 – Pré-Libertadores
  7. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  8. Cruzeiro, 25 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 22 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 21 – Copa Sul-Americana
  11. Botafogo, 21 – Copa Sul-Americana
  12. Sport, 20 – Copa Sul-Americana
  13. Vasco, 19
  14. Vitória, 19
  15. Santos, 18
  16. Bahia, 18
  17. Chapecoense, 18 – Série B
  18. Ceará, 15 – Série B
  19. Atlético-PR, 14 – Série B
  20. Paraná Clube, 13 – Série B