Brasileirão Série A

Após tropeço em BH, Atlético Mineiro busca reação contra o Vitória pela 21ª rodada do Brasileirão

Jogador do Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Depois de falhar na tentativa de encostar no G-4, Galo terá de buscar pontos em Salvador para seguir no páreo pelo título; crise rubro-negra é combustível para vitória alvinegra fora de casa

De olho na recuperação no Campeonato Brasileiro após um empate frustrante com o Vasco da Gama no Independência, que segurou as pretensões do clube para encostar no G-4, o Atlético Mineiro continua com a meta viva pelo título do Nacional. Sexto colocado na tabela com 34 pontos, o Galo vai ao Barradão neste domingo (26 de agosto), enfrentar um Vitória, 17º colocado com 20 pontos, em crise inesgotável pela 21ª rodada do Nacional.

 

Tropeço é passado; ataque é trunfo

Ainda está difícil de digerir o 0x0 com o Vasco, na última quinta-feira. O jogo de número 200 do clube no novo Independência tinha tudo para servir de trunfo para a arrancada do clube no Brasileirão. Após os tropeços do líder São Paulo e do quarto colocado Grêmio, a parte alvinegra de Belo Horizonte tinha boa chance de entrar na briga. O time até criou, envolveu os cariocas, mas parou na má pontaria. Fato é que a diferença para o Tricolor Paulista é de oito pontos.

Com o ponteiro tendo um jogo considerado fácil na 21ª rodada, já que enfrenta o penúltimo colocado Ceará no Morumbi, o Atlético Mineiro precisará conquistar pontos fora do Horto se quiser continuar sonhando com a taça nacional. Há três jogos invictos no torneio (duas vitórias e um empate), Thiago Larghi e sua trupe vão a Salvador tentando melhorar a campanha como visitante. Isso porque o clube é o sexto colocado no quesito, com três vitórias, sendo a última há duas rodadas, sobre o Botafogo, por 3×0.

Para isso, o Galo deposita todas as fichas no setor ofensivo. Com o veterano Ricardo Oliveira, vice-artilheiro do Brasileirão com nove gols, a time alvinegro possui o melhor ataque da competição com 36 gols. Isso também vale para os confrontos fora de Belo Horizonte, com o Atlético marcando 19 tentos em 11 partidas.

 

Mudanças alvinegras

Em busca de sua segunda vitória consecutiva fora de casa, o Atlético Mineiro sofrerá duas mudanças na formação inicial que estará no Barradão. O capitão Leonardo Silva e o jovem Matheus Galdezani estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Gabriel, que tem sido figura constante na zaga titular da equipe, e o volante Zé Welison, titular da posição, retornam. O lateral Fábio Santos, que tem convivido com dores no tornozelo esquerdo, está, a princípio, confirmado para o jogo.

 

Inferno astral baiano

Troca de técnico, pior defesa do Brasileirão, artilheiro em má fase e zona do rebaixamento. Esta é a situação do Vitória, 17º colocado com 19 pontos e em queda livre na tabela após cinco jogos sem vitórias. Com 40 gols sofridos em 20 rodadas, número que coloca a equipe com o pior setor defensivo do Nacional, e ainda vindo de quatro derrotas e um empate, o Leão de Salvador terá de se superar – e muito – para parar o faminto ataque mineiro.

Com Paulo Cezar Carpegiani indo para o terceiro jogo à frente do comando rubro-negro, o clube baiano tenta iniciar uma reação o quanto antes. Para isso, o comandante tem olhado com mais carinho para as categorias de base. Em meio a jogadores machucados e a peças vivendo altos e baixos, com o artilheiro Neilton, que anotou apenas um gol nos últimos nove jogos disputados, Carpegiani lançou na última quarta-feira, na derrota por 1×0 para o Flamengo, no Maracanã, três garotos: o zagueiro Lucas Ribeiro, mais conhecido como Barata, o volante Léo Gomes e o atacante Léo Ceará. Apesar do revés na Cidade Maravilhosa, o treinador saiu satisfeito com a atuação do trio.

Enfrentando novos problemas para escalar a equipe, como o defensor Aderllan, que sofre com dores na coxa, Barata pode ganhar nova chance. Ele briga com Ruan Renato pela vaga do lesionado. Já quem deve continuar entre os 11 titulares é Léo Gomes, que foi bastante elogiado pelo treinador. Com novas caras, será que o Vitória voltará a vencer no Brasileirão?

 

Palpite

Sinceramente, não. O Vitória até tem chances de encerrar a má fase, mas o fato de a equipe enfrentar um Atlético Mineiro forte ofensivamente, que estará pronto para contra-atacar e utilizar o seu arsenal rumo ao gol, deve ruinar as pretensões baianas. É por isso que acredito na vitória mineira e no prolongamento em mais semana do jejum rubro-negro.

 

Jogos da 21ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 25 de agosto

  • 16:00 – Santos x Bahia – Palpite: Santos
  • 19:00 – Atlético Paranaense x Grêmio – Palpite: empate
  • 19:00 – Corinthians x Paraná – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Cruzeiro
  • 21:00 – Botafogo x Sport – Palpite: Sport

Domingo, 26 de agosto

  • 11:00 – São Paulo x Ceará – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – América-MG x Flamengo – Palpite: empate
  • 16:00 – Vitória x Atlético Mineiro – Palpite: Atlético Mineiro
  • 16:00 – Internacional x Palmeiras – Palpite: empate
  • 19:00 – Vasco x Chapecoense – Palpite: Vasco

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 40 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Sul-Americana
  11. Bahia, 22 (um jogo a menos) – Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Sul-Americana
  13. Santos, 21 (um jogo a menos)
  14. Vasco, 21 (dois jogos a menos)
  15. Chapecoense, 21 (um jogo a menos)
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Zona de rebaixamento
  18. Atlético Paranaense, 18 (dois jogos a menos) – Zona de rebaixamento
  19. Ceará, 17 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
  20. Paraná, 15 – Zona de rebaixamento