Brasileirão Série A

Por nova gordura, líder São Paulo utiliza invencibilidade no Morumbi para vencer o Ceará pela 21ª rodada do Brasileirão

Jogador do São Paulo
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Favoritaço, equipe paulista conta com duro confronto do Internacional diante do Palmeiras para recuperar vantagem na classificação; desesperado, Vovô busca o “impossível” logo mais

Depois de um decepcionante empate em 1×1 com o lanterna Paraná, na Vila Capanema, o São Paulo retorna à capital paulista para recuperar a gordura na liderança do Brasileirão 2018. Para isso, o Tricolor Paulista tem dois jogos consecutivos no estádio Morumbi (Ceará e Fluminense, respectivamente), onde está invicto até agora na competição após 10 partidas. Com expectativa de casa cheia – mais de 56 mil ingressos já foram vendidos –, o SPFC recebe no domingo (26 de agosto), na sessão matinê da 21ª rodada, às 11 horas, o desesperado Ceará.

 

Obrigação da vitória

O São Paulo vai a campo tentando esquecer o amargo empate com o Paraná, ocorrido na rodada passada, e que fez a vantagem de três pontos para o Internacional, o segundo colocado, cair em apenas um. Dando sequência à onda de confrontos contra equipes do Z-4, o Tricolor encara o Ceará, penúltimo colocado com 17 pontos, com a obrigação de vencer.

Invictos há seis jogos na competição, os comandados de Diego Aguirre colocarão à prova um dos melhores mandos de campo do Nacional. Isso porque os são-paulinos estão invictos em casa, com sete vitórias e dois empates no Morumbi, números que apenas o Colorado possui no Beira-Rio.

Com mais de 56 mil ingressos vendidos segundo a última parcial da diretoria, o jogo contra o Vozão pode significar a quebra de recorde de público nesta edição do Brasileirão. A expectativa é ultrapassar a marca de 59 mil expectadores que estiveram presentes no clássico entre Fluminense e Flamengo, em junho.

 

As dúvidas de Aguirre

Se fora de campo a torcida promete fazer sua parte, lotando o Morumbi, dentro das quatro linhas o mesmo é esperado da trupe são-paulina. Com a dupla Nenê e Diego Souza confirmada para o duelo contra o vice-lanterna, o São Paulo vive a expectativa sobre a utilização de Hudson. Uma das principais peças do setor de meio de campo do Tricolor, o volante deixou o jogo contra o Paraná com dores no joelho direito. Após uma primeira avaliação, o jogador não teve lesão detectada. Sua participação dependerá do treino de sábado. Natural substituto do meio-campista, Liziero está fora por conta da suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo recebido na quarta-feira. Com isso, Aguirre deve formar uma dupla de volantes inédita até agora na temporada, com Jucilei tendo como parceiro Rodrigo Caio, Araruna ou Lucas Kal.

 

Momento cearense

A posição na tabela é horrível, ocupando o 19º lugar com 17 pontos, mas quem disse que o Ceará não atravessa boa fase no Brasileirão? A contradição ocorre pelo fato de a equipe do Nordeste estar invicta há cinco jogos. Após um início terrível, em que demorou 12 rodadas para alcançar a primeira vitória na competição, o Vozão “acordou” na reta final do primeiro turno e somou 12 dos 21 pontos disputados nas últimas sete partidas.

Se a reação cearense veio tarde na Série A 2018 vamos saber apenas em algumas rodadas, mas a equipe dirigida por Lisca continuará lutando pela permanência enquanto tiver chances matemáticas. A diferença para o Sport, primeiro time fora do Z-4 e que vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, é de três pontos.

Vindo de três empates consecutivos, diante de Santos, Atlético-PR e Vasco, o Vovô terá uma missão impossível no Morumbi: segurar o invicto São Paulo. Após se desdobrar para empatar com o Vasco em São Januário, onde saiu perdendo e ainda teve jogador expulso, o alvinegro de Fortaleza acredita na boa fase do goleiro Everson para parar o líder. Isso porque o goleiro tomou apenas dois gols nos últimos cinco jogos disputados pela equipe. Será que ele manterá a média contra Nenê, autor de oito gols no torneio, e Diego Souza, com sete?

 

Palpite

O esforço do Ceará para sair da zona do rebaixamento é de tirar o chapéu. Se analisarmos as quatro equipes que ocupam atualmente a zona da degola, o Vozão é ao lado do Atlético Paranaense (18º colocado com 18 pontos) o time que mais merece lutar pela permanência. Mas o problema é que o adversário de logo mais também tem seu merecimento. Líder do Brasileirão, o São Paulo deve ganhar a partida no Morumbi e, quem sabe, disparar na dianteira, já que o Internacional enfrenta o perigoso Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari, no Beira-Rio.

 

Jogos da 21ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 25 de agosto

  • 16:00 – Santos x Bahia – Palpite: Santos
  • 19:00 – Atlético Paranaense x Grêmio – Palpite: empate
  • 19:00 – Corinthians x Paraná – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Cruzeiro
  • 21:00 – Botafogo x Sport – Palpite: Sport

Domingo, 26 de agosto

  • 11:00 – São Paulo x Ceará – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – América-MG x Flamengo – Palpite: empate
  • 16:00 – Vitória x Atlético Mineiro – Palpite: Atlético Mineiro
  • 16:00 – Internacional x Palmeiras – Palpite: empate
  • 19:00 – Vasco x Chapecoense – Palpite: Vasco

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 40 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Sul-Americana
  11. Bahia, 22 (um jogo a menos) – Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Sul-Americana
  13. Santos, 21 (um jogo a menos)
  14. Vasco, 21 (dois jogos a menos)
  15. Chapecoense, 21 (um jogo a menos)
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Zona de rebaixamento
  18. Atlético Paranaense, 18 (dois jogos a menos) – Zona de rebaixamento
  19. Ceará, 17 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
  20. Paraná, 15 – Zona de rebaixamento