Brasileirão Série A

Santos x Bahia e Corinthians x Paraná: todos precisam muito da vitória na 21ª rodada do Brasileirão

Três pontos ou nada
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Contra Bahia e Paraná, neste sábado, na abertura da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e Corinthians vão a campo em situações diferentes na competição – mas nem de longe, tranquilas. Para o Peixe, a vitória significa mais uma rodada longe do Z-4 enquanto que para o Alvinegro do Parque São Jorge, o triunfo afastará, mesmo que provisoriamente, as nuvens de crise que se formam sobre o elenco. Na luta contra o Z-4, o Paraná precisa somar pontos enquanto que uma vitória pode aproximar o Bahia do G-6.

Santos x Bahia (a partir das 16 horas na Vila Belmiro) e Corinthians x Paraná (19 horas no Itaquerão) fazem, junto com Atlético-PR x Grêmio (19 horas na Arena da Baixada), os jogos de abertura da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto que o Santos vem, pouco a pouco se encontrando sob o comando de Cuca, o Corinthians de Osmar Loss, após uma boa retomada na competição após a Copa do Mundo, voltou a cair de rendimento e agora soma quatro jogos sem vitórias no Brasileirão e – pior – acumulando uma sequência de três derrotas seguidas.

O Bahia, por sua vez, vinha de uma série de oito rodadas sem derrotadas até perder para o Internacional por 1 a 0 na abertura do returno enquanto que o Paraná, lanterna da competição, segue como o “saco de pancadas” da Série A, mas arrancou um interessante empate contra o líder São Paulo na última rodada.

 

Santos x Bahia: tudo o que você precisa saber

Como chegam para o duelo – Santos

Com um aproveitamento de 36,8% após cinco vitórias, seis empates e oito derrotas – totalizando 21 pontos –, o Santos chega para o jogo contra o Bahia reencontrando-se aos poucos no campeonato. Em seu último duelo, venceu o Sport em casa por 3 a 0 após ter sido derrotado pelo Atlético-MG, fora de casa, na rodada anterior. Com um elenco basicamente ofensivo, o técnico Cuca aposta no ataque como a melhor defesa para conquistar os pontos que tanto precisa para afastar da Vila Belmiro qualquer possibilidade de rebaixamento. Para isso, aliás, o estádio no litoral paulista vem sendo uma poderosa arma: 14 dos 21 pontos do Peixe foram conquistados como mandante.

Como chegam para o duelo – Bahia

Enderson Moreira foi técnico do Santos em 2015 e deixou o clube debaixo de comentários da diretoria que afirmava que o treinador tinha dificuldades para se relacionar com os jovens talentos do time como Gustavo Henrique e Gabriel. À frente do Bahia – 11º colocado, com 22 pontos conquistados em cinco vitórias, sete empates e sete derrotas –, o “professor” tem hoje a oportunidade de retomar o bom desempenho que o tricolor vinha apresentando e se recuperar, fora de casa, da derrota contra o Internacional na última rodada que quebrou a série de 8 jogos de invencibilidade do time baiano. Para isso, Moreira contará com o elenco completo e, sem jogadores lesionados ou suspensos (coisa rara), poderá escalar força máxima contra o Santos na luta pelos 3 pontos.

Possíveis escalações

Santos

Sem poder contar com Victor Ferraz e Alisson (terceiro cartão), Luiz Felipe (machucado) e Léo Citadini (afastado pelo diretor Ricardo Gomes), é provável que o Santos vá à campo com a seguinte formação:

Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Carlos Sanchéz, Renato, Diego Pituca e Bruno Henrique; Rodrygo e Gabriel.

Bahia

Sem nenhum desfalque Enderson Moreira deverá mandar a campo o que tem de melhor e a provável escalação do Bahia para o jogo de hoje deverá ter:

Anderson; Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Élton; Edigar Junio, Vinícius e Zé Rafael; Gilberto.

 

Palpite para Santos x Bahia

Embora chegue para o jogo fazendo uma boa campanha dentro do Campeonato Brasileiro, o Bahia tem um dado que pesa contra seu desempenho hoje: não ganha como visitante a oito jogos. O oito é um número que também persegue a sua defesa que sofreu gols em oito dos dez últimos jogos disputados. Diante de um ataque  como o do Santos que, jogando em casa, costuma ser mais insinuante e bem-sucedido, a “fragilidade” defensiva do Bahia poderá ser determinante para o resultado de hoje.

Não será supresa se o Santos vencer marcando dois ou mais gols.

 

Corinthians x Paraná: tudo o que você precisa saber

Como chegam para o duelo – Corinthians

Estacionado nos 26 pontos e ocupando a 8ª colocação do Campeonato Brasileiro, o Corinthians segue pagando o preço do desmanche sofrido pelo time desde a saída de Fábio Carille. Sem vencer pelo Brasileirão a quatro jogos, o técnico Osmar Loss promoverá mudanças na equipe para tentar diminuir a pressão sobre seus ombros – embora o presidente do clube, Andrés Sanchez, tenha vindo a público reiterar que Loss é o técnico do Corinthians, que o elenco seria cobrado (e efetivamente, foi) e que a competição que interessa ao Alvinegro nesta temporada é a Copa do Brasil, onde fará a semifinal contra o Flamengo.

Mesmo com todo este “respaldo”, futebol é resultado e Loss sabe disso. Com Romero suspenso e Jonathas machucado, Roger deverá ter uma nova oportunidade no ataque alvinegro que sofre muito para fazer gols. Na proteção à zaga, o afoito Gabriel deverá retornar fazendo a linha de proteção ao lado de Douglas, mandando Ralf de volta ao banco de reservas.

Como chegam para o duelo – Paraná

Sem vencer a seis partidas – quatro derrotas e dois empates – o Paraná chega a Itaquera para o duelo contra o Corinthians animado com o empate em 1 a 1 com o São Paulo na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nada que fizesse a equipe sair da lanterna da competição – são 15 pontos conquistados com três vitórias, seis empates e 11 derrotas – mas a melhora em campo mostrada diante do líder do torneio serve para animar o elenco comandado por Claudinei Oliveira que pode se aproveitar do péssimo momento vivido pelo Corinthians e surpreender os donos da casa em um contra-ataque bem encaixado.

Possíveis escalações

Corinthians

Sem poder contar com Romero (suspenso), Renê Júnior (recuperando-se de cirurgia) e Díaz (aprimorando o condicionamento físico), o técnico Osmar Loss ganhou mais um desfalque na última sexta-feira: Jonathas que entraria na vaga de Romero sentiu a coxa direita durante o treinamento e não participará do jogo. Roger, com isso, ganhará nova chance entre os titulares. Diante de tudo isso, o mais provável é que o Corinthians vá a campo com a seguinte equipe:

Cássio; Wagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Jadson, Pedrinho e Clayson; Roger.

Paraná

Claudinei Oliveira não poderá contar com o mesmo time que buscou o empate com o São Paulo na rodada anterior. O volante Torito González, os meias Nadson, Biteco e Maicosuel e o atacante Carlos estão no departamento médico enquanto que o lateral Júnior está suspenso pelo terceiro amarelo. Diante disso tudo o mais provável é que o técnico aposte em uma formação com três volantes:

Richard; Diego Tavares, René, Cléber Reis e Igor; Jhonny Lucas, Leandro Vilela, Alex Santana, Caio Henrique e Silvinho; Rafael Grampola.

 

Palpite para Corinthians x Paraná

O duelo de logo mais coloca frente a frente duas equipes que não fazem um bom Campeonato Brasileiro. O Corinthians definitivamente não tem chances de título. Joga por um lugar no G-6 e uma vaga na pré-Libertadores de 2019. O Paraná por sua vez luta contra o fantasma do Z-4. Lanterna no Brasileirão, o clube tem 18 rodadas para somar os pontos que não somou no primeiro turno para evitar o retorno à Série B.

Embora pegue pela frente um Corinthians cheio de problemas e que nem de longe lembra o time consistente da temporada passada, são pequenas as chances do Paraná supreender o Timão em Itaquera, estádio onde o alvinegro conquistou 19 pontos em 30 possíveis nos últimos 10 jogos somando cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

O jogo deverá ter um placar magro, apontando a vitória dos donos da casa e mais um prego no caixão do Paraná.

 

JOGOS E PALPITES DA 21ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A 2018

SÁBADO, 25 DE AGOSTO
  • 16:00 – Santos x Bahia – Palpite: Santos
  • 19:00 – Corinthians x Paraná – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Atlético-PR x Grêmio – Palpite: Empate
  • 21:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Empate
  • 21:00 – Botafogo x Sport – Palpite: Botafogo
DOMINGO, 26 DE AGOSTO
  • 11:00 – São Paulo x Ceará – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – América-MG x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Internacional x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 16:00 – Vitória x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 19:00 – Vasco x Chapecoense – Palpite: Vasco

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 40 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Vasco, 21
  15. Chapecoense, 21
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético-PR, 18 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B