Copa do Mundo Rússia 2018

Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Portugal e Espanha são alguns dos candidatos ao título que entrarão em campo no final de semana. Confira a agenda de amistosos

Seleção Alemanha março 2018
Foto: TF-Images/Getty Images

Restando 15 dias para a Copa, treinadores fazem suas últimas observações

A preparação das seleções classificadas para a Copa do Mundo da Rússia segue a todo o vapor, e no próximo final de semana acontece mais uma bateria de amistosos internacionais. Entre os destaques, teremos ainda na sexta-feira um jogo muito interessante entre Egito e Colômbia, duas equipes com presença garantida no mundial, que medirão forças em Bérgamo, na Itália. Sábado será o dia dos grandes embates, com Áustria x Alemanha, em Klagenfurt, Inglaterra x Nigéria, no estádio de Wembley, e Bélgica x Portugal, em Bruxelas. Finalmente, no domingo, a Fúria espanhola entra em campo para encarar a Suíça, primeira adversária da seleção brasileira na Copa.

Confira os nossos prognósticos para as principais partidas.

 

Egito x Colômbia

Sem seu principal jogador, o atacante Mohamed Salah, a seleção egípcia tem o desafio de encontrar uma nova forma de jogar restando poucos dias para o início do mundial. Pelo que se viu em seu último amistoso, diante da inexpressiva equipe do Kuwait, a missão será das mais complicadas, já que o time não conseguiu ir além de um empate em 1×1. As previsões mais otimistas dão conta de um possível retorno de Salah para a segunda partida do Egito, contra os donos da casa. O mais provável, no entanto, é que o craque só entre em campo se o seu país conseguir avançar às oitavas-de-final.

Para os 35 jogadores colombianos convocados pelo técnico José Peckerman, a partida será a última oportunidade para cavar uma vaga entre os 23 que irão à Copa, o que indica que pelo menos em um dos lados, o clima não será de amistoso. A Colômbia foi um destaques da última Copa, conseguindo chegar até as quartas-de-final, disputou emininatórias relativamente tranquilas, e recentemente derrotou a França em pleno Stade de France. Entre as seleções que não despontam entre as candidatas ao título, é uma das que tem maiores chances de fazer um bom papel.

Acredito em uma vitória fácil dos sul-americanos, com possibilidade de goleada.

 

Áustria x Alemanha

Depois de superar a Rússia pela contagem mínima na última quarta-feira, a Áustria se prepara para uma difícil sequência de jogos contra Alemanha e Brasil, e deve ser um bom teste para os dois semifinalistas de 2014, uma vez que já acumula seis triunfos consecutivos.

Para ganhar moral antes de brigar por mais um título, os alemães optaram por enfrentar uma velha freguesa.Em 39 confrontos contra a Áustria, os tetracampeões mundiais venceram 25 vezes, empataram seis e perderam outras oito. Sem poder contar com nomes como Jerome Boateng, que deve ser poupado para não agravar uma lesão no tendão, e Özil, com dores na costas, o técnico Joachim Löw aproveitará o amistoso para observar outros jogadores, como o zagueiro Mats Hummels e o ponta-esquerda Marco Reus, que retorna à seleção após dois anos.

A Alemanha é favorita, mas a Áustria vem em boa fase e deve endurecer. Acredito em uma vitória magra.

 

Inglaterra x Nigéria

Em mais uma partida envolvendo seleções que estarão na Copa do Mundo, a Inglaterra recebe os nigerianos no sábado, às 13:15, em Wembley. O técnico do English Team, Gareth Southgate, justificou a escolha de Nigéria e Costa Rica como adversários nos dois últimos amistosos traçando um paralelo com o que encontrará na Rússia. Como o grupo dos ingleses terá Tunísia e Panamá, uma equipe da África e outra da América Central, o comandante achou que seria importante testar seus atletas contra oponentes das mesmas regiões.

Os quatro compromissos mais recentes dos ingleses foram contra seleções do primeiro escalão, e apesar de não ter sido brilhante, o time empatou sem gols com Brasil e Alemanha, ficou no 1×1 com a Itália, e superou a Holanda pela contagem mínima. Os resultados deixaram claro que a equipe está bem armada na defesa, mas o ataque ainda precisa evoluir.

A Nigéria vem de uma recente goleada por 4×2 sobre a Argentina, mas o resultado foi um ponto fora da curva na trajetória dos africanos, que em seus três jogos seguintes venceram a Polônia por 1×0, perderam por 2×0 para a Croácia  e empataram em 1×1 com o Congo.

Os ingleses são favoritos, porém, dentro de suas características, devem vencer por um placar magro.

 

Bélgica x Portugal

Apontada novamente como candidata ao título, a Bélgica de Courtois, De Bruyne, Lukaku, Hazard, entre outros, chegará à Rússia sob ainda mais presão do que há quatro anos, porém, com um time mais consistente do que aquele que disputou a Copa no Brasil. Os belgas passearam nas Eliminatórias, e obtiveram sua classificação com 93,3% de aproveitamento no Grupo H. No único amistoso disputado em 2018, atropelaram a Arábia Saudita pelo placar de 4×0. Enfrentar os atuais campeões europeus será um bom teste para a seleção cabeça-de-chave do Grupo E.

O time português jogará bem menos desfalcado do que no empate em 2×2 contra a Tunísia da última quarta-feira. Rui Patrício, Bruno Fernandes e Gelson já estão integrados ao grupo, que agora aguarda a chegada da estrela da companhia, Cristiano Ronaldo, que goza de merecido descanso após a conquista da Champions League pelo Real Madrid.

O time belga conta com mais talentos individuais do que o português, e jogando em casa, tem tudo para vencer o amistoso.

 

Espanha x Suíça

Se Espanha e Suíça repetirem o que fizeram em seus últimos jogos, teremos muitos gols no Estádio de La Cerámica, em Villarreal. A Fúria vem de uma goleada por 6×1 sobre ninguém menos do que a Argentina, enquanto os suíços aplicaram um 6×0 no Panamá, que também estará na Copa.

A Suíça fez excelentes eliminatórias, com 90% de aproveitamento na fase de grupos, e na repescagem superou a Irlanda do Norte com uma vitória por 1×0 e um empate sem gols. A Espanha não deixou por menos, e com um aproveitamento de 93,3%, deixou a Itália a ver navios no Grupo G.

Esta é uma partida na qual os brasileiros devem ficar de olho, pois a Suíça será nossa primeira adversária, e a Espanha uma provável concorrente ao título.

Acredito que os campeões mundias de 2010 levem a melhor.

 

Amistosos Internacionais

Quinta-feira, 31 de maio

  • 09:00 – Moldávia x Congo
  • 11:00 – Romênia x Chile
  • 15:00 – Luxemburgo x Senegal
  • 15:00 – Marrocos x Ucrânia
  • 15:45 – Eslováquia x Holanda

Sexta-Feira, 01 de junho

  • 08:00 – Austrália x República Tcheca
  • 08:00 – Coréia do Sul x Bósnia-Herzegovina
  • 14:00 – Georgia x Malta
  • 15:15 – Tunísia x Turquia
  • 16:00 – França x Itália
  • 16:15 – Egito x Colômbia
  • 18:15 – Argélia x Cabo Verde

Sábado, 02 de junho

  • 08:30 – Tailândia x China
  • 13:00 – Áustria x Alemanha
  • 13:15 – Inglaterra x Nigéria
  • 14:45 – Suécia x Dinamarca
  • 15:15 – Montenegro x Eslovênia
  • 15:45 – Bélgica x Portugal
  • 16:00 – Irlanda x Estados Unidos
  • 17:00 – Islândia x Noruega
  • 21:00 – México x Escócia

Domingo, 03 de junho

  • 11:00 – Brasil x Croácia
  • 16:00 – Espanha x Suíça