Gaúcho

8ª Rodada do Gauchão tem Ca-Ju, Grêmio com a corda no pescoço e Inter buscando manter a liderança

Caxias Campeonato Gaúcho 2018
FOTOS: LUIZ ERBES / S.E.R CAXIAS

Caxias precisa vencer o clássico contra o Juventude para retomar a ponta no Campeonato Gaúcho

A classificação no Campeonato Gaúcho nunca esteve tão confusa. Temos times com 5, 6 ou até 7 partidas disputadas. Com 15 pontos, o Internacional é líder na tabela, mas possui um jogo a mais do que o invicto Caxias, com 14. Por sua vez, o Cruzeiro disputa a permanência na zona de classificação com times que já jogaram uma vez a mais. O São José já jogou duas vezes a mais do que o Cruzeiro, e a distância é de apenas quatro pontos. A única constante é o Grêmio em sua briga contra tudo e contra todos, a fim de superar o tempo perdido e conquistar uma vaga no mata-mata. Confira o prognósticos dos jogos da 8ª rodada do Gauchão!

 

Cruzeiro x Avenida

O Cruzeiro está na 7ª colocação do Campeonato Gaúcho. O Avenida tem um ponto a menos, o que o deixa na 8ª posição. Porém, a pequena distância na tabela esconde uma diferença enorme em questão de aproveitamento. Há três rodadas sem perder, o Cruzeiro conquistou 46,7% dos pontos disputados nas cinco partidas que jogou. Seu último compromisso foi há quinze dias, quando derrotou o time titular do Grêmio campeão da américa por 1 a 0 em plena Arena. Enquanto isso, o Avenida tem seis jogos na tabela e aproveitamento de 33,3%. Ganhou apenas uma vez. Curiosamente, foi jogando contra o Grêmio — porém contra o time de transição — em um jogo de cinco gols em Santa Cruz.

O jogo acontece no sábado, às 17 horas, no Antônio Vieira.
Palpite: Cruzeiro.

 

VEC x Grêmio

Renato Portaluppi está sentindo o peso do título de Campeão da América. Depois de ver o time de transição do Grêmio acumular quatro derrotas consecutivas no Campeonato Gaúcho — o que resultou na demissão do técnico César Bueno — Renato e o grupo principal retornaram de férias com a missão de levar o time até o mata-mata. Mas esse objetivo parece cada vez mais distante. Isso porque os titulares já estrearam com derrota diante do Cruzeiro. Mesmo com a vitória para cima do Brasil de Pelotas, o momento continua delicado. É preciso recuperar!

Na quarta-feira, o Grêmio foi a Buenos Aires disputar o jogo de ida da Recopa Sul-Americana. Apesar de jogar fora de casa, o empate conquistado foi amargo. Isso porque passou mais da metade da partida com um homem a mais e, mesmo ficando praticamente o segundo tempo inteiro dentro da grande área do adversário, o Tricolor não conseguiu marcar o gol da vitória. O jogo de volta será nesta quarta-feira, o que significa que o Grêmio jogará a 8ª rodada do Gauchão com time reserva.

Por sua vez, o Veranópolis ainda não perdeu em casa. Até agora foram duas vitórias — 3 a 1 contra o São José e 1 a 0 no São Luiz — e um empate por 0 a 0 com o então líder da competição, Caxias. Além disso, o VEC tem a melhor defesa da competição, vazada apenas 3 vezes em 6 jogos.

O jogo acontece no sábado, às 21h30, no Antônio David Farina.
Palpite: Menos de 2,5 gols.

 

São Paulo x Inter

São Paulo é o azarão dentro de casa da rodada. Isso porque já acumula quatro derrotas na competição. A única vez que venceu foi na estreia contra o Avenida, e desde então foi perdendo potencial ofensivo. Se nos três primeiros jogos marcou um gol em cada, nos três últimos não foi capaz de balançar as redes. Empatou, inclusive, com o lanterna Novo Hamburgo — em um jogo morno que resultou em 0 a 0. O time está sob pressão da torcida, que tem feito protestos no estádio, e o técnico Claiton está na corda bamba.

O Internacional vem de uma vitória brilhante por 3 a 1 no clássico Juve-Nal, que serviu tanto para confirmar a boa fase quanto para colocar o Colorado na liderança do Gauchão. Já são 15 gols marcados nos 7 jogos que disputou, e é bem provável que esse número aumente nessa rodada. Apesar de ter um compromisso em Belém na quarta-feira — partida contra o Remo, válida pela segunda fase da Copa do Brasil — o técnico Odair Hallmann deve levar o time titular a Rio Grande.

O jogo acontece no domingo, às 17 horas, no Aldo Dapuzzo.
Palpite: Inter.

 

Brasil de Pelotas x São José

A derrota sofrida diante do Grêmio no último jogo não diminuiu em nada o brilho da campanha Xavante até aqui. Pelo contrário, o Brasil de Pelotas fez bonito e abriu o placar na casa do Tricolor, que jogava pressionado. Após a perda da invencibilidade, é hora de voltar a pontuar. Está na briga pela liderança — apenas dois pontos atrás do Inter, que tem um jogo a mais — e chega como favorito para manter a sequência de vitórias como mandante.

Já o São José recebeu um golpe duro diante do Inter no jogo antecipado da 10ª rodada. Após um bom início de temporada, em que venceu o Grêmio e tirou os 100% de aproveitamento do Caxias, o Zequinha foi goleado por 4 a 0 contra o Colorado. Na sequência, ficou no empate sem gols com o Avenida e assim caiu de posição. Busca voltar a vencer, porém chega como azarão para o duelo. Até agora, o São José não venceu nenhuma fora de casa.

O jogo acontece no domingo, às 17 horas, no Bento Freitas.
Palpite: Brasil de Pelotas.

 

Novo Hamburgo x São Luiz

A temporada de 2018 está sendo horrível para o Novo Hamburgo. Atual campeão gaúcho, o Noia conquistou apenas 2 pontos em 5 jogos disputados no campeonato. O ano começou com uma sequência de três derrotas, sendo duas por 3 a 0 — contra o Caxias e o Internacional — e a terceira por 2 a 1 diante do São José. A única vitória da temporada foi por 2 a 1 em casa contra o Paysandu, que veio do Pará para disputar a Copa do Brasil. Depois, apenas empates. Dois no Gauchão, que renderam os 2 pontinhos na tabela, e mais um empate no último jogo disputado pelo Noia, novamente pela Copa do Brasil. A partida contra o CRB de Alagoas resultou em 1 a 1, e a decisão nos pênaltis decretou a eliminação do Novo Hamburgo na competição nacional. Agora o Noia busca uma tábua de salvação para evitar o rebaixamento no Campeonato Gaúcho. Porém, conta com o pior ataque da competição — que marcou apenas dois gols até agora — e, mesmo jogando em casa, é considerado azarão.

O São Luiz mantém uma campanha regular, com 50% de aproveitamento, o suficiente para se manter na zona de classificação. Porém, é preciso se cuidar, já que ainda não enfrentou os líderes Internacional e Caxias. Vem de um triunfo em casa diante do São Paulo, com dois gols de Michel.

O jogo acontece no domingo, às 19h30, no Estádio do Vale.
Palpite: Menos de 2,5 gols.

 

Caxias x Juventude

E a rodada se encerra na segunda-feira, com o clássico Ca-Ju!

Apesar de figurar em 2º lugar na tabela, o Caxias disputou um jogo a menos do que o líder Internacional. Enquanto o Colorado detém 71,4% de aproveitamento, o Grená está invicto na competição, chegando à marca dos 77,8%. Foi um início embalado na competição, com quatro vitórias consecutivas. O ritmo caiu após a eliminação na Copa do Brasil, em um jogo sem gols contra o Atlético-PR, que tinha a vantagem do empate. Depois disso, foram mais dois empates pelo Gauchão, que permitiram ao Inter e ao Brasil de Pelotas desafiarem a liderança. Agora, o Caxias recebe o Juventude em casa para o clássico do interior, e promete um jogo quente.

Já o Juventude está em situação bem desconfortável, a apenas um ponto da zona da degola. Venceu apenas uma vez na temporada 2018, um 3 a 1 ainda na 2ª rodada, ao receber o São Paulo no Alfredo Jaconi. Dos quatro jogos disputados fora de casa no Gauchão, perdeu três. O último foi diante do Internacional, quando sofreu uma virada e voltou para casa com a derrota por 3 a 1. Agora, busca reabilitação. Porém, jogará o clássico da 8ª rodada do Campeonato Gaúcho já de olho no próximo jogo da Copa do Brasil, que acontece três dias depois. O confronto será na quarta-feira, em casa, contra o Avaí. O Juventude tem a segunda pior defesa do campeonato, vazada 11 vezes em 6 jogos, e chega para o duelo como azarão.

O jogo encerra a 8ª rodada do Gauchão na segunda-feira, às 20 horas, no Estádio Centenário. Antes da bola rolar, Caxias e Juventude se unirão em uma iniciativa em prol da inclusão, com participação de torcedores de ambos os lados. O evento recebeu o nome “Ca-Ju para todos”.
Palpite: Caxias.

 

Jogos da 8ª Rodada do Campeonato Gaúcho 2018

Sábado, 17 de fevereiro
  • 17:00 – Cruzeiro x Avenida
  • 21:30 – Veranópolis x Grêmio
Domingo, 18 de fevereiro
  • 17:00 – São Paulo x Internacional
  • 17:00 – Brasil de Pelotas x São José
  • 19:30 – Novo Hamburgo x São Luiz
Segunda-feira, 19 de fevereiro
  • 20:00 – Caxias x Juventude

 

Classificação do Campeonato Gaúcho 2018

  1. Internacional, 15
  2. Caxias, 14
  3. Brasil de Pelotas, 13
  4. São José, 11
  5. São Luiz, 9
  6. Veranópolis, 8
  7. Cruzeiro, 7
  8. Avenida, 6
  9. Juventude, 5
  10. Grêmio, 4
  11. São Paulo, 4
  12. Novo Hamburgo, 2