Brasileirão Série A

27a rodada do Brasileirão da Série A: confira palpites e prognósticos para Atlético-MG x Sport, no Independência

Jogadores do Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Galo espera fazer a lição de casa contra equipe pernambucana, que estreia o técnico Milton Mendes; duelo acontece neste domingo (30), às 16h (de Brasília)

Atlético-MG e Sport vivem situações bem distintas na Série A do Brasileirão 2018. No fim de semana, porém, essas duas equipes se enfrentam vivendo a mesma expectativa, já que ambas precisam urgentemente de uma vitória. Os três pontos em disputa neste domingo (30), às 16h (de Brasília), no Independência, podem ser decisivos para os objetivos de mineiros e pernambucanos na competição.

O Galo é o sexto colocado, ocupando no momento a última vaga para a Libertadores do ano que vem. Depois de um empate e uma derrota, a equipe viu o arquirrival Cruzeiro, em sétimo lugar, encurtar a distância para a zona de classificação para a competição continental.

Já o Sport é o penúltimo colocado do Brasileirão e perdeu seus últimos dois compromissos. Seus principais adversários na briga contra a degola, Ceará e Chapecoense, pontuaram mais nas últimas rodadas e abriram vantagem em relação ao Leão. É hora de reagir.

Atlético-MG tenta reencontrar a vitória

A situação do Galo no campeonato é peculiar. A equipe do técnico Thiago Larghi ocupa uma faixa solitária da tábua de classificação – isolada na rabeira da zona de classificação à Libertadores, ela está cinco pontos atrás do Grêmio, quinto colocado, e cinco pontos à frente do Cruzeiro, o sétimo.

Com a eliminação de Flamengo (quarto colocado) e Palmeiras (vice-líder) nas semifinais da Copa do Brasil, diminuiu a chance de a zona de classificação à Libertadores ser ampliada. Ou seja: para não correr risco de perder a competição mais desejada do calendário sul-americano, o Galo não pode ser ultrapassado na tabela.

Os tropeços nos últimos jogos não chegam a assustar. Afinal, o Atlético empatou com o Cruzeiro e perdeu para o Flamengo no Maracanã – resultados normais, evidentemente. Mas Larghi e seu elenco sabem que passar várias rodadas sem vencer no Brasileirão pode ser fatal. Contra o Sport, diante da inflamada torcida atleticana, é vencer ou vencer.

Para deixar o torcedor mineiro ainda mais animado, o retrospecto da equipe contra times que lutam contra a degola é muito bom. Nas três vezes em que recebeu um clube do Z-4 no Independência neste campeonato, o Galo sempre venceu. Por outro lado, o Atlético poderá atuar sem o experiente Fábio Santos, que se machucou em um dos treinos da semana.

Se ele não tiver condições, entra Hulk. Time provável para domingo: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Maidana e Fábio Santos (Hulk); José Welison; Luan, Elias, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira.

Leão com a corda no pescoço

A situação na Ilha do Retiro é dramática. Depois de vencer apenas uma partida nos últimos dez compromissos pelo Brasileirão, o Sport decidiu trocar de treinador: Milton Mendes assumiu o lugar de Eduardo Baptista. Quarto técnico a comandar o Leão nesta temporada, Milton se disse confiante no elenco e na chance de escapar da queda.

O primeiro desafio do novo treinador é duríssimo, mas Milton quer estrear surpreendendo o Galo fora de casa. Logo nas primeiras atividades à frente do time, entretanto, ele já se deparou com alguns problemas. Sander, Morato e Rogério tentam se recuperar de lesões. Todos foram titulares nos últimos jogos. Por outro lado, o meia Gabriel foi liberado para retornar.

Um dos grandes problemas da equipe é a vulnerabilidade da defesa. O Sport é o segundo time mais vazado do Brasileirão, com 39 gols sofridos. O adversário na estreia de Milton Mendes é justamente o melhor ataque da competição, com 42 gols marcados.

Palpite

Muitas equipes costumam ter um salto de rendimento depois de uma troca no comando, ainda mais quando o novo chefe é motivador e disciplinador como Milton Mendes. Mas ninguém faz milagre em tão pouco tempo: o Galo tem um setor ofensivo rápido e envolvente, enquanto o Sport sofre com os repetidos equívocos de seus defensores. Quando se leva em conta que o jogo acontece no Independência, é impossível não apontar o Atlético como amplo favorito, possivelmente vencendo por uma boa margem de gols.

Jogos da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 29 de setembro
  • 16:00 – Fluminense x Grêmio – Palpite: Fluminense
  • 19:00 – América-MG x Corinthians – Palpite: Empate
  • 21:00 – Bahia x Flamengo – Palpite: Flamengo
Domingo, 30 de setembro
  • 11:00 – Palmeiras x Cruzeiro – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Atlético-MG x Sport – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Botafogo x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – Santos x Atlético-PR – Palpite: Santos
  • 16:00 – Internacional x Vitória – Palpite: Internacional
  • 19:00 – Ceará x Chapecoense – Palpite: Ceará
Segunda-feira, 1o de outubro
  • 20:00 – Paraná x Vasco – Palpite: Vasco

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 51 pontos – Libertadores
  2. Palmeiras, 50 – Libertadores
  3. Internacional, 50 – Libertadores
  4. Flamengo, 48 – Libertadores
  5. Grêmio, 47 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 42 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 37 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 34 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 34 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-PR, 33 – Copa Sul-Americana
  11. Santos, 33 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 32 – Copa Sul-Americana
  13. América-MG, 31
  14. Vitória, 29
  15. Bahia, 29
  16. Vasco, 29
  17. Chapecoense, 28 – Série B
  18. Ceará, 27 – Série B
  19. Sport, 24 – Série B