Brasileirão Série A

Com desempenho de G-7 no returno, Ceará tenta sair do Z-4 em confronto direto com a Chapecoense pela 27ª rodada do Brasileirão

Jogadores do Ceará
Foto: Israel Simonton/Cearasc.com

Em melhor momento que rivais catarinenses, Vozão pode sair da zona da degola neste fim de semana

Duas das equipes candidatíssimas ao rebaixamento para a Série B de 2019, Ceará e Chapecoense se encaram neste domingo (30 de setembro), às 19 horas, na Arena Castelão, no famoso jogo de seis pontos pela 27ª rodada do Brasileirão. Atualmente no Z-4, Vozão e Verdão do Oeste se enfrentam para saber quem continuará vivo na luta pela permanência na elite tupiniquim e quem dará um passo importante rumo à segunda divisão. Confira o prognóstico da partida!

 

Hora de o Ceará sair do Z-4

Quem viu o decepcionante primeiro turno do Ceará não imaginaria que a equipe reagiria a tal ponto que a 27ª rodada pode marcar uma nova era dos cearenses no Brasileirão. Amargando a zona do rebaixamento desde as primeiras rodadas, o Vozão tem desempenho de G-7 no returno (três vitórias, dois empates e duas derrotas) e pode deixar o Z-4 para trás neste domingo.

O jogo contra a Chapecoense, 17º colocado com 28 pontos e adversário direto na luta contra o descenso, é tido como decisivo. Atualmente em 18º lugar com 27 pontos, a parte alvinegra de Fortaleza depende de um triunfo logo mais e tropeço de qualquer um dos rivais acima na tabela, como Vasco, Bahia ou Vitória, que estão empatados na 16ª posição com 29 pontos, para deixar a zona da degola.

Para isso, o técnico Lisca confia no recente desempenho de seus jogadores para fazer frente ao rival catarinense. Apesar do revés na rodada passada para o Grêmio, em Porto Alegre, a equipe nordestina incomodou – e muito – os gaúchos. Chegou a estar na frente, mas acabou sofrendo a virada.

Acumulando duas vitórias consecutivas como mandante, diante do Vitória e Corinthians, o Vovô espera que o fator casa faça mais uma vez a diferença. Aliado a isso, o comandante alvinegro deposita suas fichas no jovem atacante Arthur, um dos autores dos gols diante do Imortal e que voltou a balançar as redes adversárias após 45 dias. Por outro lado, Tiago Alves é a baixa no setor defensivo. Suspenso, ele dá lugar a Valdo, que formará dupla com Luiz Otávio.

 

 

Chape e a dificuldade de atuar como visitante

Se o Ceará tem desempenho de G-7, a Chapecoense tem tido atuações desastrosas no segundo turno, que rendem a 17ª posição na parcial, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Após ensaiar reação batendo Atlético Paranaense e Internacional, o Verdão do Oeste voltou a decepcionar ao cair para o Fluminense na Arena Condá.

O fantasma do rebaixamento não só voltou, como a equipe retornou ao Z-4. Agora, o clube precisará pontuar fora de casa, onde até agora não mostrou apetite. Isso porque o Verdão do Oeste é um dos quatro times do Nacional que ainda não venceram longe de seus domínios. Coincidência ou não, três destes quatro clubes que ainda não ganharam nos estádios rivais brigam contra o descenso Paraná, Vasco e a própria Chape. Dentro de campo, o técnico Guto Ferreira terá importantes reforços. Doffo e Rafael Thyere ficam à disposição após cumprirem suspensão automática.

 

Prováveis escalações

Ceará: Everson; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho, Richardson, Calyson e Juninho Quixadá; Arthur e Leandro Carvalho.

Chapecoense: Jandrei, Eduardo, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Elicarlos, Marcio Araújo e Diego Torres; Doffo, Victor Andrade e Leandro Pereira.

 

Palpite

Vivendo melhor momento no Brasileirão, o Ceará tem tudo para sair da zona do rebaixamento nesta rodada. Se vai escapar da segunda divisão, isso é outra história. Mas o time dirigido por Lisca parece ter encontrado uma forma de jogar, que deu sufoco em muita equipe da parte de cima da tabela, como Flamengo, Corinthians e Grêmio. Vitória alvinegra com vantagem de um gol leva o meu palpite.

Jogos da 27ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 29 de setembro

  • 16:00 – Fluminense x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – América-MG x Corinthians – Palpite: empate
  • 21:00 – Bahia x Flamengo – Palpite: Bahia

Domingo, 30 de setembro

  • 11:00 – Palmeiras x Cruzeiro – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Atlético-MG x Sport – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Botafogo x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – Internacional x Vitória – Palpite: Internacional
  • 16:00 – Santos x Atlético Paranaense – Palpite: Santos
  • 19:00 – Ceará x Chapecoense – Palpite: Ceará

Segunda-feira, 1º de outubro

  • 20:00 – Paraná x Vasco – Palpite: Paraná

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 51 – Libertadores
  2. Palmeiras, 50 – Libertadores
  3. Internacional, 50 – Libertadores
  4. Flamengo, 48 – Libertadores
  5. Grêmio, 47 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 42 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 37 – Sul-Americana
  8. Corinthians, 34 – Sul-Americana
  9. Fluminense, 34 – Sul-Americana
  10. Atlético Paranaense, 33 – Sul-Americana
  11. Santos, 33 – Sul-Americana
  12. Botafogo, 32 – Sul-Americana
  13. América-MG, 31
  14. Vitória, 29
  15. Bahia, 29
  16. Vasco, 29
  17. Chapecoense, 28 – Zona de rebaixamento
  18. Ceará, 27 – Zona de rebaixamento
  19. Sport, 24 – Zona de rebaixamento
  20. Paraná, 16 – Zona de rebaixamento