Brasileirão Série A

25ª rodada do Brasileirão da Série A 2018: confira palpites e prognósticos para Vasco x Flamengo, em Brasília

Jogador do Flamengo
Foto: Staff Images/Flamengo

Clássico carioca desta vez será disputado no Mané Garrincha, às 19h (de Brasília) deste sábado (15), com grande favoritismo do Flamengo

A maior rivalidade do Rio de Janeiro terá um novo capítulo escrito neste sábado (15) em uma cidade bem distante das origens de cada um dos clubes. Afinal, Vasco e Flamengo vão se enfrentar no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, seguindo uma orientação do Vasco, que quis levar o Clássico dos Milhões para lá, em busca de uma renda maior que lhe ajude neste momento de caos financeiro em São Januário.

O problema vascaíno é que as queixas com o dinheiro não são a única a atrapalhar o clube neste Brasileirão. A equipe atravessa também uma séria crise técnica e abre a rodada na 17ª colocação, a primeira da zona de rebaixamento. O Flamengo vive um momento muito, mas muito melhor: é o quarto na competição e ainda sonha com o título.

Vasco luta contra desespero

Não é nenhum exagero dizer que o Gigante da Colina vive a sua pior fase dos últimos anos. A primeira constatação dos seus problemas é o verdadeiro clima negativo com a sua torcida, que já prometeu publicamente “quebrar tudo” se o clube perder para o Flamengo neste sábado.  A segunda análise que se faz do péssimo problema é a saída de Wagner, que deixou o clube mediante a falta de pagamento de salários. É bastante provável que ele seja só o primeiro a tomar o caminho da rua.

Em campo, o experiente meio-campista não será o único a desfalcar o Vasco neste sábado. Yago Pikachu e Desábato estão suspensos e já fazem o técnico Zé Ricardo quebrar a cabeça para compor a equipe.

Na vaga de Yago, lateral de origem, ele estuda se vai escalar Thiago Galhardo ou o atacante Kelvin, para manter a proposta de colocar em campo um time ofensivo. Já para o lugar do volante Desábato, as opções são Andrey, William Maranhão e Raul. Giovanni Augusto tem tudo para ser o substituto de Wagner. O Vasco está remendado e muito pressionado pela torcida e pela tabela. É difícil imaginar que tal combinação gere um desfecho positivo.

Flamengo lida com cansaço

Se vai entrar em campo muito mais tranquilo que o Vasco, o Flamengo precisa contornar uma situação que pode certamente deixar o clássico deste sábado bem mais equilibrado. Enquanto o Vasco passou a semana treinando, o Flamengo jogou na noite de quarta-feira e ficou no 0x0 com o Corinthians na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Como foi eliminado da Libertadores e a volta do mata-mata nacional será só daqui a dez dias, é pouco provável que o técnico Mauricio Barbieri queira poupar os seus atletas, embora o departamento médico da equipe certamente vai avaliar quem está mais desgastado e que possa apresentar um risco maior de lesão.

Salvo alguma surpresa de última hora, o Flamengo deve escalar grande parte dos mesmos titulares que foram a campo contra o Corinthians. O maior desafio é a produção do ataque – são só três gols nas últimas quatro partidas, passando em branco contra o Ceará e contra o Corinthians.

Palpite

O Flamengo soma 44 pontos até aqui, e o Vasco apenas 24. Tal distância demonstra bem a disparidade técnica entre as duas equipes. Por mais que um clássico seja sempre “90 minutos e nada mais”, não dá para desconsiderar que a situação do Vasco é a mais crítica dos últimos tempos. Querer afundar o rival, e ficar em paz com sua torcida, deverá ser um combustível considerável para o Flamengo neste sábado. Faz sentido cravar uma vitória rubro-negra até com uma certa folga: 2×0 para o Fla é a nossa pedida para este sábado.

Jogos da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 15 de setembro
  • 16:00 – Ceará x Vitória – Palpite: Empate
  • 16:00 – Grêmio x Paraná – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Flamengo – Palpite: Flamengo
Domingo, 16 de setembro
  • 11:00 – Botafogo x América-MG – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – Atlético-PR x Fluminense – Palpite: Empate
  • 16:00 – Bahia x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Cruzeiro x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Santos x São Paulo – Palpite: Empate
  • 19:00 – Corinthians x Sport – Palpite: Corinthians
Segunda-feira, 17 de setembro
  • 20:00 – Chapecoense x Internacional – Palpite: Inter

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Internacional, 49 – Libertadores
  2. São Paulo, 49 – Libertadores
  3. Palmeiras, 46 – Libertadores
  4. Flamengo, 44 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 41 – Pré-Libertadores
  6. Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 33 – Copa Sul-Americana
  8. Santos, 31 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 31 – Copa Sul-Americana
  10. Corinthians, 30 – Copa Sul-Americana
  11. América-MG, 30 – Copa Sul-Americana
  12. Vitória, 29 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 28
  14. Atlético-PR, 27
  15. Botafogo, 26
  16. Chapecoense, 25
  17. Vasco, 24 – Série B
  18. Sport, 24 – Série B
  19. Ceará, 24 – Série B
  20. Paraná Clube, 16 – Série B