Brasileirão Série B

Fortaleza pronto para disparar, clássico Goiás x Atlético-GO valendo vaga no G-4 e duelos contra o rebaixamento apimentam 27ª rodada da Série B

Jogador do Atlético-GO
Foto: Paulo Marcos

Jogos no fim de semana são marcados por briga pela permanência na segunda divisão, entre os desesperados Brasil de Pelotas x CRB e Boa Esporte x Paysandu

A surpreendente vitória do Vila Nova no início da semana sobre o vice-líder CSA, em Alagoas, deixou o Brasileirão da Série B com cara de Campeonato Estadual. Isso porque vamos para o complemento da 27ª rodada com os três times de Goiânia brigando por vaga no G-4. Além do Tigre, que momentaneamente ocupa a quarta posição, Goiás (5º) e Atlético Goianiense (3º) disputam o clássico no estádio Olímpico para saber quem ficará em situação mais confortável na luta pelo acesso. Já em São Luís, o líder Fortaleza quer se aproveitar do revés alagoano para disparar na ponta diante do frágil Sampaio Corrêa. Olhando para a parte debaixo da tabela, os confrontos Brasil de Pelotas (17º) x CRB (15º) e Boa Esporte (19º) x Paysandu (16º) devem incendiar a briga pela permanência.

 

Goiás x Atlético Goianiense

Vindo de uma inesperada derrota por 1×0 para o então lanterna Boa Esporte, o Goiás, quinto colocado com 42 pontos, espera se recuperar no clássico de logo mais com o Atlético Goianiense. Para isso, o técnico Ney Franco conta com recente retrospecto como mandante, já que são quatro vitórias consecutivas, e ainda com os retornos de Victor Ramos, Rafinha e Renato Cajá, que participaram das recentes atividades no CT alviverde e estão prontos para o embate.

Já no Dragão, que não terá o suspenso Rômulo, a ordem é seguir em ascensão na Série B. Terceiro colocado na tabela com 43 pontos, o time dirigido por Cláudio Tencati ganhou os últimos dois jogos que disputou e pode se igualar ao vice-líder CSA caso arranque os três pontos diante do rival goiano. Em melhor fase que o rival, o clube rubro-negro pode segurar um empate na partida que terá torcida única (apenas alviverde).

 

Sampaio Corrêa x Fortaleza

Alheio ao que acontece da segunda posição para baixo, o Fortaleza tem uma oportunidade de ouro para retomar o caminho das vitórias. Passando por uma irregularidade na liderança da competição, tendo conquistado apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Tricolor do Pici vai ao Maranhão encarar o desesperado Sampaio Corrêa tentando ganhar nova gordura na tabela. Um ponto acima do CSA, o time cearense pode colocar quatro pontos de vantagem se fizer valer sua condição de líder.

Mesmo tendo oito desfalques na bagagem, entre eles o volante Igor Henrique e o lateral Pablo, que foram expulsos no revés para o Criciúma, a equipe chefiada por Rogério Ceni pode se dar bem em São Luís e sair com a vitória. Isso porque o Sampaio Corrêa, último colocado com 22 pontos, ganhou apenas um dos últimos 13 jogos disputados na segundona.

 

Brasil de Pelotas x CRB

Já na parte debaixo da tabela, uma das partidas mais esperadas acontece no Bento Freitas. Abrindo o Z-4 com 28 pontos, o Brasil de Pelotas recebe o CRB, 15º com 29 pontos, em Pelotas, tentando colocar o rival em maus lençóis. Para isso, o Xavante deve contar com a estreia de três reforços: Michel Schmöller, Wallace Pernambucano e Rafael Gava. Eles são as últimas peças para a sequência do clube na luta contra a degola.

Pelo lado do time alagoano, que na rodada passada segurou o Guarani, o objetivo é claro: não perder pontos para um rival direto. Isso significa que até o empate é considerado bom para o Colorado, que deve ter Renan Oliveira comando o meio de campo. Apesar disso, o CRB deve ampliar sua fraca campanha atuando longe do estádio Rei Pelé, com apenas duas vitórias. Ou seja, vitória do Xavante e possibilidade de troca de posições entre as equipes na tabela.

 

Boa Esporte x Paysandu

Já em Varginha, o Boa Esporte quer comprovar a reação nesta reta final de campeonato para tentar não ser rebaixado. A meta continua sendo ousada, já que a equipe mineira é a 19ª colocada com 24 pontos. São cinco de diferença para o Paysandu, primeiro time fora do Z-4 e coincidentemente o adversário na 27ª rodada. Mas se levarmos em consideração os últimos três jogos dos sete piores clubes da Série B, o Boa é o único que conseguiu duas vitórias. Por isso, a confiança é toda para superar o Papão, que mesmo tendo acabado com o jejum de sete jogos, ao passar pelo Avaí, deve sucumbir em Minas Gerais.

Jogos da 27ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 11 de setembro

  • 19:00 – CSA 1×2 Vila Nova – Palpite: CSA

Quinta-feira, 13 de setembro

  • 21:00 – Guarani 1×0 Juventude – Palpite: Guarani

Sexta-feira, 14 de setembro

  • 19:15 – Coritiba x Londrina – Palpite: Coritiba
  • 20:30 – Figueirense x São Bento – Palpite: Figueirense
  • 21:30 – Sampaio Corrêa x Fortaleza – Palpite: Fortaleza

Sábado, 15 de setembro

  • 16:30 – Brasil de Pelotas x CRB – Palpite: Brasil de Pelotas
  • 16:30 – Criciúma x Avaí – Palpite: empate
  • 16:30 – Boa Esporte x Paysandu – Palpite: Boa Esporte
  • 19:00 – Goiás x Atlético Goianiense – Palpite: empate
  • 21:00 – Oeste x Ponte Preta – Palpite: Ponte Preta

 

Classificação geral do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza – 47 pontos – Série A
  2. CSA – 46 pontos – Série A
  3. Atlético Goianiense – 43 pontos – Série A
  4. Vila Nova – 43 pontos – Série A
  5. Goiás – 42 pontos
  6. Avaí – 42 pontos
  7. Guarani – 41 pontos
  8. Figueirense – 38 pontos
  9. Coritiba – 36 pontos
  10. Ponte Preta – 35 pontos
  11. São Bento – 34 pontos
  12. Oeste – 34 pontos
  13. Londrina – 33 pontos
  14. Criciúma – 32 pontos
  15. CRB – 29 pontos
  16. Paysandu – 29 pontos
  17. Brasil de Pelotas – 28 pontos – Série C
  18. Juventude – 28 pontos – Série C
  19. Boa Esporte – 24 pontos – Série C
  20. Sampaio Corrêa – 22 pontos – Série C