Brasileirão Série A

Em ascensão na Série A, Ceará e Vitória abrem 25ª rodada em confronto direto contra o rebaixamento

Jogador do Vitória
FOTO: MAURICIA DA MATTA

Penúltimo colocado, Vozão joga em casa precisando vencer para sair provisoriamente da incômoda situação; Leão aposta na invencibilidade de quatro jogos para seguir longe do Z-4

Reerguendo-se no segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série A, Ceará e Vitória se encontram neste sábado (15 de setembro), na abertura da 25ª rodada, buscando distância da zona do rebaixamento. Apesar de ocupar a penúltima posição da tabela com 24 pontos, o Vozão se apega aos recentes resultados, como as vitórias sobre Flamengo e Corinthians, para tentar assegurar a permanência na elite. Já pelos lados de Salvador, o Leão, que acumula quatro jogos sem derrotas, quer atingir o Top 10 da classificação geral para não ter qualquer problema no futuro. Quem vencerá o duelo que ocorre na Arena Castelão, às 16 horas?

 

Confiança alvinegra

Desde o fim da Copa do Mundo, o Ceará vive uma outra disputa de Série A. Se o início de seu retorno à elite tupiniquim foi duro, acumulando derrotas e mais derrotas e não saindo do lugar, o Vozão está em franca ascensão nesta reta final do campeonato. A 19ª colocação pode até dizer o contrário, mas fato é que o time dirigido por Lisca perdeu apenas três dos últimos 12 jogos disputados pós Mundial.

Durante este período veio o primeiro triunfo no Brasileirão, diante do Sport, e ainda uma sequência invicta de cinco jogos. Em meio as derrotas para São Paulo e Bahia, o clube alvinegro recuperou o fôlego e já soma outros três jogos de invencibilidade. Os importantes triunfos sobre o Flamengo (1×0), em pleno Maracanã, e Corinthians (2×1), em partida marcada pelo gol de falta do arqueiro Éverson, além do empate em 0x0 com o América-MG na rodada passada, renovaram a esperança da equipe em relação a sua permanência.

Com os mesmos 24 pontos de Sport (18º) e Vasco (17º), o Ceará depende de suas próprias forças logo mais para sair do Z-4. Isso porque a diferença para a Chapecoense, primeiro time fora da zona da confusão, é de apenas um ponto. Para ajudar nesta missão, o clube terá os retornos do goleiro artilheiro e do atacante Leandro Carvalho, que voltam após cumprirem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Quem também deve ganhar uma chance é o jovem Arthur, que parece ter recuperado o condicionamento físico e surge como opção para fazer dupla com Carvalho.

 

Ascensão do Vitória e fator Carpegiani

O script é o mesmo no Vitória. Números para lá de negativos no primeiro turno, como a marca da pior defesa do campeonato, e vulnerabilidade no Barradão. Paulo Cézar Carpegiani assumiu o comando técnico e a equipe até tomou uma sacolada do Palmeiras logo de cara, por 3×0, em Salvador, e perdeu novamente, desta vez para o Flamengo, no Rio de Janeiro. Mas os dois resultados negativos foram suficientes para o técnico conhecer o elenco e deixá-lo ao seu gosto.

Desde que o treinador começou a apostar na garotada, como Lucas Ribeiro, Léo Gomes e Léo Ceará, o time rubro-negro decolou. Já são quatro jogos de invencibilidade, com direito a três vitórias (sobre Vasco, América-MG e Atlético Mineiro) e um empate (com o Fluminense). Tais desempenhos fizeram com a equipe pegasse o elevador na competição, chegando à 12ª posição com 29 pontos e ficando uma rodada à frente em relação aos quatro desesperados. O setor defensivo, considerado o principal ponto fraco do clube, foi se ajustando e, mesmo continuando com a pior marca entre os 20 times da Série A com 40 gols tomados, já não sofre tentos há quatro partidas.

 

Palpite

O momento de Ceará e Vitória no Brasileirão é de se elogiar, uma vez que as duas equipes tinham tudo para se afundarem em crise após a falta de resultados na primeira metade do campeonato. Apesar da ascensão no campeonato, cearenses e baianos continuam pecando em fatores importantes: pelo lado do Vozão, o clube é dono da pior campanha como mandante, com apenas três triunfos, enquanto o Leão ocupa as últimas posições como visitante, com apenas uma vitória longe de Salvador. Por isso, o empate parece provável na Arena Castelão.

 

Jogos da 25ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 15 de setembro

  • 16:00 – Ceará x Vitória – Palpite: empate
  • 16:00 – Grêmio x Paraná – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Flamengo – Palpite: empate

Domingo, 16 de setembro

  • 11:00 – Botafogo x América-MG – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – Cruzeiro x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Atlético Paranaense x Fluminense – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Bahia x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Santos x São Paulo – Palpite: Santos
  • 19:00 – Corinthians x Sport – Palpite: Corinthians

Segunda-feira, 17 de setembro

  • 20:00 – Chapecoense x Internacional – Palpite: Internacional

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Internacional, 49 – Libertadores
  2. São Paulo, 49 – Libertadores
  3. Palmeiras, 46 – Libertadores
  4. Flamengo, 44 – Libertadores
  5. Atlético-MG, 41 – Pré-Libertadores
  6. Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 33 – Sul-Americana
  8. Santos, 31 (um jogo a menos) – Sul-Americana
  9. Fluminense, 31 – Sul-Americana
  10. Corinthians, 30 – Sul-Americana
  11. América-MG, 30 – Sul-Americana
  12. Vitória, 29 – Sul-Americana
  13. Bahia, 28
  14. Atlético Paranaense, 27
  15. Botafogo, 26
  16. Chapecoense, 25
  17. Vasco, 24 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
  18. Sport, 24 – Zona de rebaixamento
  19. Ceará, 24 – Zona de rebaixamento
  20. Paraná, 16 – Zona de rebaixamento