Brasileirão Série A

20ª rodada do Brasileirão da Série A 2018: Flamengo encara o Vitória para voltar a sonhar com o título

Jogadores do Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Maracanã recebe confronto rubro-negro às 19h30 (de Brasília) desta quinta (23)

O Flamengo não entrou em campo nesta quarta-feira (22), mas pode-se dizer que ele teve uma rodada positiva mesmo assim. Afinal, dos seus rivais diretos na briga pelo título, apenas o Internacional venceu (1×0 no Bahia, na Fonte Nova). O São Paulo ficou no 1×1 com o Paraná Clube, mesmo resultado de Grêmio e Cruzeiro.

Desta maneira, conquistar três pontos às 19h30 (de Brasília) desta terça (23) contra o Vitória fará o Flamengo encostar de novo na briga pelo título, deixando a maior torcida do Brasil cheia de esperança ao ver o clube com 40 pontos (hoje tem 37), colando em Inter (41) e São Paulo (42).

Fla terá o melhor à sua disposição

Embora Maurício Barbieri não tenha confirmado a sua equipe, não há razões, nesta luta insana pelo título, para poupar quem quer que seja neste confronto que é, sim, muito importante. O Vitória não ganha há quatro jogos e está apenas em 17º no campeonato. Para o Flamengo, é impossível pensar em título deixando pontos pelo caminho contra adversários que vêm tão abaixo na tabela.

Há, porém, a armadilha do relaxamento. O segundo turno é marcado sempre por vitórias de times que, sim, estão bem mais atrás na tabela, mas que precisam somar pontos de igual maneira por conta da briga pelo rebaixamento e pela própria pressão que leva todas as equipes a tentar terminar bem os seus campeonatos e justificar os seus investimentos. É este tipo de atenção que o Flamengo precisa ter se quiser fazer prevalecer a sua superioridade técnica nesta noite no Maracanã.

O técnico Maurício Barbieri defende o trabalho que seu grupo vem cumprindo até aqui: “Estamos fazendo a melhor campanha de pontos corridos do clube, passamos da fase de grupos da Libertadores e estamos nas semifinais da Copa do Brasil”, bateu no peito, talvez gastando energia em dar justificativas a uma torcida que só vai sempre se satisfazer com duas coisas: vitórias e títulos.

O Fla que atua neste noite no Maracanã será o seguinte: Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Gustavo Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado.

Carpegiani contra o Fla

O Rubro-Negro do Rio vai rever um antigo conhecido: o técnico Paulo César Carpegiani, que abriu 2018 à frente da equipe. Um dos treinadores mais experientes do futebol brasileiro, ele sabe que o Vitória sofre demais com sua falta de confiança, e que um resultado positivo no Maracanã serviria bastante para a equipe lutar com novas forças contra a possibilidade de rebaixamento.

“Espero que a gente consiga colocar em prática contra o Flamengo tudo o que foi trabalhado”, disse. “Tudo passa pela emoção, e nosso time precisa realmente melhorar bastante neste aspecto. Estamos um pouco apáticos em determinados momentos.”

O Vitória conta neste confronto com a volta do volante Arouca, que cumpriu suspensão e deve tomar o lugar do zagueiro Ramon, que foi improvisado um pouco mais à frente. Há também uma dúvida no ataque, com a possibilidade de o atacante André Lima ser escalado no lugar do argentino Walter Bou, ex-Boca Juniors.

Os 11 do Vitória no Maracanã? Ronaldo, Jeferson, Aderllan, Ruan Renato e Nicolás Benitez; Arouca, Rodrigo Andrade e Yago; Neilton, Erick e André Lima (Walter Bou).

Palpite

O primeiro turno contou com um 2×2 no Barradão, mas muita coisa aconteceu nesses quatro meses desde então. Não há mesmo nenhuma outra maneira de entender este desfecho não considerando a total obrigação que o Flamengo tem de ganhar – e de preferência ganhar bem – e se fortalecer nesta empolgante briga com Inter e São Paulo. Por isso, imaginamos um 2×0 para o Fla nesta noite. A recuperação do Vitória vai precisar esperar um pouquinho mais.

Jogos da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Quarta-feira, 22 de agosto
  • Bahia 0x1 Internacional
  • Chapecoense x Atlético-PR (adiado para 13 de setembro)
  • Paraná 1×1 São Paulo
  • Palmeiras 2×0 Botafogo
  • Sport 0x2 América-MG
  • Fluminense 1×0 Corinthians
  • Grêmio 1×1 Cruzeiro
Quinta-feira, 23 de agosto
  • 19:30 – Flamengo x Vitória – Palpite: Vitória
  • 20:00 – Atlético-MG x Vasco – Palpite: Atlético-MG

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 37 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 33 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 22 – Copa Sul-Americana
  13. Santos, 21
  14. Chapecoense, 21
  15. Vasco, 20
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético-PR, 18 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B