Olimpíadas

Pinheiros e Flamengo lutam pela hegemonia entre clubes formadores de atletas olímpicos no Brasil

Treino da equipe do Flamengo de Ginástica Artística
Foto: Comunicação Flamengo

Brasil foca nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e nos Jogos Olímpicos de 2020

Grandes atletas dos mais importantes clubes praticantes dos esportes olímpicos (também chamados de amadores) do país entraram e continuam entrando em quadra, no tatame, nas piscinas e nos ginásios em busca de medalhas, troféus e de vagas nas próximas competições internacionais. Confira as principais notícias das principais modalidades e a sadia rivalidade entre as equipes.

 

Ginástica Artística

O Pinheiros se sagrou campeão brasileiro entre os homens, enquanto que o Flamengo conseguiu o mesmo feito entre as mulheres. O duelo Rio-São Paulo continuou nos prêmios individuais. O pinheirense Francisco Barreto levantou o troféu do Individual Geral, enquanto que a rubro-negra Flávia Saraiva subia no lugar mais alto do pódio na mesma prova.

Também foi realizado o Torneio Nacional, que é uma competição para as categorias de base. A APAM Setor Leste, de Brasília, faturou o título masculino e a carioca GEMINI ficou com as glórias do feminino.

 

Hóquei sobre Grama

O Campeonato Brasileiro das meninas chegou ao fim no domingo. Oito clubes de Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná competiram nesta temporada. Na grande final, o Macau Esporte Clube superou o Londrina por um apertado 1 a 0 para estourar o champanhe. A medalha de bronze ficou com o Florianópolis Hóquei Clube. A agremiação de descendentes do território chinês não perde um Brasileirão desde 2016.

 

Judô

O Esporte Clube Pinheiros dominou o Troféu Brasil de judô, que é a maior competição individual de atletas do país. Somando todas as medalhas conquistadas, os pinheirenses faturaram o bicampeonato entre as mulheres e o tricampeonato entre os homens. O pódio dos três primeiros colocados foi igualzinho entre ambos os naipes: Pinheiros; SOGIPA; Instituto Reação.

Aliás, por falar na agremiação da Rocinha, do Rio de Janeiro, ela foi a grande campeã do I Grand Prix misto – o Campeonato Brasileiro Interclubes. Ao longo da campanha, ela passou por Jequiá (4 a 0), Minas Tênis Clube (4 a 2) e Pinheiros (3 a 3 e 30 a 21).

 

Natação

Começa hoje o Troféu José Finckel, que é o Campeonato Brasileiro Interclubes de Verão. Pinheiros e Minas Tênis Clube devem duelar braçada a braçada pelo título. Corinthians, Flamengo, UNISANTA e Curitibano devem brigar pelo terceiro lugar.

 

Basquete

Pelo Campeonato Paulista, o Corinthians obteve sua terceira vitória consecutiva ao superar o São José por 75 a 69. O líder é o Paulistano, que é o atual campeão nacional. Os alvirrubros encestaram a Liga Sorocabana por 81 a 70.

No Rio de Janeiro, já tivemos dois clássicos de tirar o fôlego. O Flamengo ganhou do Botafogo na casa do adversário e a Estrela Solitária fez o mesmo diante do Vasco da Gama em São Januário.

 

Remo

O Campeonato Carioca, que é o mais forte e tradicional do país, realizou sua quarta regata na linda Lagoa Rodrigo de Freitas. O Botafogo dominou a prova e abriu 55 pontos para o Flamengo na classificação geral do campeonato. A decisão ficou para a última regata e o Vasco da Gama não tem mais chances de dar a volta olímpica. O bicampeão mundial sub-23 do peso-leve, Uncas Talles, defende as cores do Glorioso.

 

Saltos Ornamentais

A novidade dos últimos dias foi a reinauguração da plataforma de saltos do Vasco da Gama. Com tão poucos clubes promovendo este esporte na nação, é sempre bom ver um antigo praticante retornando à modalidade.

 

Hóquei sobre patins

O hóquei sobre patins luta para retornar ao programa pan-americano. Semana passada aconteceu o Sul-Americano e ele foi totalmente dominado pelos argentinos. O Concepción foi o melhor no feminino, que teve a participação de Casa de Portugal de Petrópolis e o Internacional de Regatas. No masculino, Internacional de Regatas, Portuguesa de Desportos e Sport Recife nos representaram mas a taça ficou com o Murialdo.