Brasileirão Série A

De olho no G-4, Atlético-MG recebe o Vasco, e pode empurrar o Cruzmaltino para a zona da degola

Jogador do Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Por razões diferentes, partida do Independência é vital para mineiros e cariocas

Em posições bem distintas na tabela de classificação, Atlético Mineiro e Vasco medem forças nesta quinta-feira (23), às 20 horas (horário de Brasília), no Estádio Independência, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo vem de duas vitórias consecutivas, e a depender da combinação de resultados, poderá chegar ao G-4 ainda nesta rodada. O Gigante da Colina, por seu turno, já não triunfa há quatro jogos, e pode terminar a semana na zona de rebaixamento.

 

Galo mira o G-4

Alguns tropeços após a pausa para a Copa do Mundo afastaram o Atlético Mineiro da briga pelo título, mas o time começa a apresentar sinais de reação, e depois de vencer o Santos e o Botafogo, voltou a ser candidato a uma das vagas para a Libertadores.

O técnico Thiago Larghi precisou administrar uma série de mudanças no plantel ao longo do certame, o que prejudicou enormemente o entrosamento entre os jogadores. Para se ter uma ideia, do time que perdeu para o Vasco na primeira rodada, apenas Victor, Fábio Santos, Elias, Cazares e Ricardo Oliveira permanecem entre os titulares.

Poupado dos últimos treinamentos, Chará teve sua presença em campo confirmada, para alívio da torcida atleticana. O colombiano foi um dos destaques da goleada por 3×0 sobre o Botafogo no Engenhão. Luan, que entrou muito bem no segundo tempo, deve começar no banco novamente. O volante Zé Welison está suspenso, e será substituído por Matheus Galdezani.

O Galo conquistou 22 dos seus 33 pontos no Independência. Diante do seu torcedor, o time obteve sete triunfos, um empate e duas derrotas. Os matemáticos apontam que os mineiros têm 73,5% de chances de classificação para a Libertadores, e 4,4% de possibilidades de conquistar o título.

 

Vasco espera por novo comandante

Na semana em que completou 120 anos, o Vasco não teve muito o que comemorar. Com uma péssima atuação, o time empatou em casa com o Ceará pelo placar de 1×1, chegando aos 20 pontos. A proximidade da zona de rebaixamento preocupa.

No duelo contra o Galo, a equipe será mais uma vez dirigida pelo interino Valdir Bigode. O ex-atacante chegou a criar expectativa a respeito de uma efetivação, mas esta possibilidade perdeu força diante do baixo rendimento na rodada passada. O nome mais cotado para assumir o time é o de Alberto Valentim, que conquistou o título carioca pelo Botafogo.

Três importantes atletas estão aos cuidados do departamento médico, e desfalcarão o Cruzmaltino. São eles o zagueiro Leandro Castan, que sofreu uma luxação no ombro direito e fraturou a mão esquerda, o lateral Ramon, com um edema na coxa esquerda, e o meia Giovanni Augusto, que sofreu uma pancada no tornozelo na partida contra o Ceará. Lenon, Henrique e Andrey devem ganhar oportunidades, e Luiz Gustavo será deslocado para a zaga.

O Gigante da Colina ainda não venceu fora de casa pelo Brasileirão, e conquistou apenas três dos 21 pontos em disputa. Em sete compromissos como visitante, o time contabiliza três empates e quatro derrotas.

 

Retrospecto de Atlético-MG x Vasco

O Vasco leva uma boa vantagem no histórico de confrontos contra o Atlético Mineiro. Em 93 jogos, foram 40 triunfos vascaínos, 30 do Galo e 23 empates. Os cariocas anotaram 143 gols, e os mineiros, 110.

Quando consideramos apenas as partidas disputadas em Belo Horizonte, no entanto, a superioridade muda de lado. Na capital mineira, o Galo levou a melhor em 22 encontros, o Bacalhau saiu vitorioso em 19 e outros nove terminaram empatados.

No primeiro turno do Brasileirão, o Vasco venceu por 2×1, de virada, em São Januário.

Prováveis escalações

Atlético Mineiro: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; Matheus Galdezani, Elias e Cazares; Nathan, Chará e Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi.

Vasco: Martín Silva; Lenon, Luiz Gustavo, Bruno Silva e Henrique; Desábato, Andrey, Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Wagner; Maxi López. Técnico: Valdir Bigode

Palpite

Mesmo quando conta com plantéis tecnicamente inferiores, caso da partida desta quinta-feira, o Vasco apronta para cima do Atlético Mineiro com uma certa frequência. A própria vitória na estreia, em São Januário, não deixou de ser um resultado surpreendente.

Contudo, diante do que os times apresentaram em seus compromissos mais recentes, contra Botafogo e Ceará, torna-se impossível não atribuir um destacado favoritismo aos mineiros, que devem vencer e colocar pressão sobre Grêmio e Palmeiras na briga pelo G-4.

Arrisco o placar de 2×0 para o Galo.

Jogos da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Quarta-feira, 22 de agosto
  • 19:30 – Bahia 0 x 1 Internacional
  • 19:30 – Paraná 1 x 1 São Paulo
  • 21:00 – Palmeiras 2 x 0 Botafogo
  • 21:00 – Sport 0 x 2 América-MG
  • 21:45 – Fluminense 1 x 0 Corinthians
  • 21:45 – Grêmio 1 x 1 Cruzeiro
Quinta-feira, 23 de agosto
  • 19:30 – Flamengo x Vitória – Palpite: Flamengo
  • 20:00 – Atlético-MG x Vasco da Gama – Palpite: Atlético-MG