Brasileirão Série C

Série C: CSA e Fortaleza focam liderança do Grupo A, enquanto briga pelo G-4 é intensa no B

Foto: Alisson Frazão / Oitcho / Ascom CSA

Quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase da competição, enquanto os dois times de pior campanha em ambas os grupos serão rebaixados para a quarta divisão

No próximo fim de semana começa a 12ª rodada da primeira fase da Série C do Brasileirão 2017. A briga nas chaves A e B é intensas tanto no que diz respeito às oito vagas (quatro em cada grupo) para a segunda fase quanto a disputa para fugir do rebaixamento. Já na briga na parte de baixo da tabela, os dois últimos em cada módulo irão jogar a Série D no ano que vem.

 

GRUPO A

Na chave A, a liderança após a 11ª rodada é do CSA com 20 pontos, quando o Fortaleza aparece logo atrás com dois pontos a menos na vice-liderança. Fechando o G-4 aparecem Remo e Sampaio Corrêa, ambos com 16 pontos. Na próxima rodada, o primeiro colocado da chave irá encarar o Botafogo-PB em casa, mais precisamente no estádio Rei Pelé, às 16h (horário de Brasília) do domingo (30).

A grande vantagem do Azulão, além da ótima fase, é o fato de enfrentar a equipe paraibana (7ª colocada) em casa, quando as chances de conquista dos três pontos são enormes. No entanto, os mandantes vêm de três empates consecutivos. Mas a situação dos visitantes é bem pior: quatro derrotas em sequência.

No sábado (29), o Fortaleza receberá o Salgueiro às 17h (horário de Brasília) no Presidente Vargas. A equipe pernambucana, vice-campeão estadual, ganhou os últimos três confrontos, alcançou a quinta colocação com 14 pontos e fará de tudo para entrar na faixa de classificação que reúne os quatro primeiros colocados.

Depois de uma sequência ruim de apenas dois pontos conquistados em 12 disputados, o Tricolor do Pici fez as pazes com o triunfo na última rodada. Expectativa de casa cheia e boa oportunidade para os cearenses assumirem o primeiro lugar – desde que ganhem do Carcará do Sertão e o CSA perca.

Já na parte inferior da tabela, teremos uma luta direta para ver quem fica na zona da degola entre Confiança (10º) e Moto Club (8º), empatados com 11 pontos.

 

GRUPO B

A situação na chave B está mais enrolada que linha de pipa em fio de alta tensão. A diferença do sétimo colocado, Joinville, para o atual líder, Botafogo-SP, é de apenas quatro pontos (18-14). Na próxima rodada, são grandes as possibilidades de termos uma “dança das cadeiras”. O Bota irá medir forças com o Volta Redonda, terceiro colocado com 16 pontos, no estádio Santa Cruz, às 16h (horário de Brasília) do domingo (31), em uma das partidas mais esperadas da Terceirona no fim de semana.

Aliás, se vencer fora de casa, o Voltaço pode assumir a liderança do grupo, mas precisa torcer para que ao menos Tupi e Joinville fiquem no empate; mineiros e catarinenses jogarão no dia anterior, às 16h (horário de Brasília). Longe de Sorocaba, o São Bento (4º) enfrentará o Macaé, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, no estádio Moacyrzão às 15h (horário de Brasília) do sábado (29). O clube paulista pode até terminar a rodada em primeiro, desde que os times acima tropecem.

Na quinta posição com 16 pontos, o Tombense conta com a chance de entrar no G-4. A equipe mineira terá pela frente o Mogi Mirim, que atuará na condição de mandante. No entanto, o Sapão amarga a lanterna da chave e vem de duas derrotas e dois empates. Boa chance para o Gavião somar mais três pontos e torcer para que Tupi, Volta Redonda e São Bento percam pontos na 12ª rodada da Série C.

 

Confira os jogos da 12ª rodada do Brasileirão da Série C:

Sábado, 29 de julho

  • 15:00 – Macaé x São Bento
  • 15:30 – Mogi Mirim x Tombense
  • 16:00 – Tupi x Joinville
  • 16:00 – Sampaio Corrêa x ASA
  • 16:00 – Fortaleza x Salgueiro

Domingo, 30 de julho

  • 15:00 – Ypiranga x Bragantino
  • 16:00 – CSA x Botafogo-PB
  • 16:00 – Botafogo-SP x Volta Redonda

Segunda-feira, 31 de julho

  • 20:30 – Confiança x Moto Club
  • 21:00 – Cuiabá x Remo

 

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A

  1. CSA, 20
  2. Fortaleza, 18
  3. Remo, 16
  4. Sampaio Corrêa, 16
  5. Salgueiro, 14
  6. Botafogo-PB, 14
  7. Cuiabá, 11
  8. Moto Club, 11
  9. ASA, 11
  10. Confiança, 11

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO B

  1. Botafogo-SP, 18
  2. Tupi, 17
  3. Volta Redonda, 16
  4. São Bento, 16
  5. Tombense, 16
  6. Joinville, 15
  7. Ypiranga, 14
  8. Macaé, 11
  9. Bragantino, 11
  10. Mogi Mirim, 9