Brasileirão Série A

Para seguir longe do Z-4, o Fluminense precisa da vitória contra o Cruzeiro na 34ª rodada do Brasileirão

FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Quis o destino – conhecido na redação do Ganhador como “editor” – que eu fosse escalado para fazer o prognóstico do jogo entre Cruzeiro e Fluminense, neste domingo, dia 12, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Justo eu, que tanto contei com mineiros e cariocas durante minha gloriosa jornada rumo ao título de Campeão Absoluto e Mestre Supremo da Parada Toda no Porradabol 2017 – e 3 dias depois de eu limpar o chão da redação com o traseiro de Miguel Gonzalez, o piso continua brilhando.

Mas, missão dada é missão cumprida e por mais que meu coração celeste e tricolor possa sofrer no final, só poderá haver um vencedor – a menos que role um empate…

 

Campeão cheio de preguiça

Depois do primeiro turno irretocável do Corinthians, o Cruzeiro assumiu sua condição de “sem chances de ser campeão do Brasileiro” e concentrou todas as suas energias na conquista da Copa do Brasil. E deu certo. Com o troféu decorando a Toca da Raposa, a vaga na Libertadores 2018 garantida e o contrato de Mano Menezes renovado, o Cruzeiro passou a “cumprir tabela” no Campeonato Brasileiro. Joga sério, sim – como jogou contra Palmeiras e Corinthians, por exemplo – mas sem a responsabilidade de “buscar o resultado”. Mostra – como mostrou no jogo contra o Flamengo na rodada anterior –, um pouquinho de “preguiça”.

Isso ajuda a explicar o desempenho recente da Raposa que nos últimos 5 jogos no Brasileirão, conquistou apenas 4 pontos em 15 possíveis, com 1 empate, 1 vitória e 3 derrotas (todas como visitante). O fator casa, é claro, tem pesado à favor do Cruzeiro: nos últimos 15 jogos que disputou como mandante, a equipe mineira teve 7 vitórias, 7 empates e apenas 1 derrota.

 

Gangorra tricolor

Com um time composto basicamente por garotos, o Fluminense segue com sua rotina de resultados irregulares no Campeonato Brasileiro. Sofrendo apenas uma derrota nos últimos 5 jogos, o tricolor carioca enfrenta sérios problemas para sair da parte inferior da tabela. Na 33ª rodada, o time viveu todas as situações possíveis no duelo contra o Coritiba: saiu atrás no placar, buscou a virada, não teve poder defensivo para segurar o resultado e acabou tendo que se contentar com um empate que não foi bom para nenhuma das duas equipes. Embora não venha de uma sequência de derrotas, o Fluminense faz poucos pontos, o que acaba mantendo o time “fora” da disputa por uma vaga na Libertadores

Conquistando 8 pontos dos últimos 15 possíveis, o tricolor das Laranjeiras está atualmente na 12ª posição, com 43 pontos – 7 atrás do Flamengo, que fecha o G-6 (7) com 50 pontos e 8 atrás do Cruzeiro, o 6º colocado.

 

Problemas

Diferente de Abel Braga, técnico do Fluminense, Mano Menezes vai tranquilo para o jogo tendo apenas Henrique como desfalque para o duelo. O Flu, por outro lado, como se já não tivesse problemas suficientes, não poderá contar com o artilheiro do Campeonato Brasileiro Henrique Dourado e nem com o meia Sonorza – que farão muita falta.

 

Nosso palpite

Lutando ainda para colocar uma distância segura em pontos entre si e o Z-4, o Fluminense vai até o Mineirão com importantes desfalques de olho, pelo menos, em um empate. O Cruzeiro, por sua vez, joga sem nenhuma responsabilidade, mas, diante da própria torcida, o resultado positivo é sempre a melhor política.

Com um time mais “cascudo” e organizado taticamente, o Cruzeiro não deve passar sufoco para superar o Fluminense neste domingo em Minas. O empate, porém não pode ser descartado, uma vez que o Fluminense costuma “vender caro” os seus fracassos neste Brasileirão.

 

Jogos da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 11 de novembro

  • 17:00 – Botafogo x Atlético-PR Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Corinthians x Avaí Palpite: Corinthians

Domingo, 12 de novembro

  • 17:00 – Vasco x São Paulo – Palpite: Vasco
  • 17:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: empate
  • 17:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: empate
  • 17:00 – Atlético-GO x Sport – Palpite: Sport
  • 18:00 – Bahia x Atlético-MG – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Coritiba x Ponte Preta – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Cruzeiro

Segunda-feira, 13 de novembro

  • 20:00 – Chapecoense x Santos Palpite: Santos