Brasileirão Série A

Ponte Preta e Fluminense se encontram em jogo adiado da 17ª rodada do Brasileirão

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Equipes não fazem um bom campeonato e sofrem com irregularidade

O Campeonato Brasileiro já completou 19 rodadas, mas ainda falta uma partida para fechar o primeiro turno. Nesta quarta-feira, às 20h, Ponte Preta e Fluminense encerram este ciclo em jogo adiado da 17ª rodada.

O duelo estava marcado para o domingo (30/07), mas no dia anterior o filho de Abel Braga, o jovem João Pedro Braga, morreu em um incidente dentro de casa. Devido à tragédia, o tricolor entrou com um pedido pelo adiamento, o que foi aceito pela CBF.

 

Ponte Preta procura se afastar da zona de rebaixamento

De finalista do estadual para candidata à queda no Brasileirão. Esta é a realidade da Ponte Preta, que vive uma montanha russa na temporada. Como exemplo, somente no mês de julho, o clube teve uma sequência de três derrotas e outra de três vitórias. Agora, o time está novamente na parte de queda, tendo perdido para o Vitória e empatado com o Vasco.

Assim, a Macaca se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento, com 22 pontos, enquanto o primeiro dentro do Z-4 é o São Paulo, com 19. Ou seja, pode aparecer neste grupo já no final de semana em caso de dois tropeços.

Para escapar desta situação incômoda, o time aposta no fator casa. Apesar de ter ficado no 0 a 0 com o Vasco na última rodada, o desempenho no Moisés Lucarelli é muito bom. No Campeonato Brasileiro foram oito jogos, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas – para Palmeiras e Bahia.

Caso consiga aproveitar a força da torcida, além de abrir seis pontos para os quatro últimos colocados, ainda saltaria para a nona colocação, mudando totalmente as ambições da equipe, desde que o futebol reapareça.

 

Fluminense tenta encostar no G-6

O histórico do Fluminense não é muito diferente do da Ponte Preta. Curiosamente, o tricolor também foi finalista do seu estadual e não tem conseguido apresentar uma regularidade no Brasileirão. A única diferença do clube para a Macaca na verdade é que venceu o Atlético-GO na última rodada e aí avançou para a 10ª posição, com 25 pontos. Caso tivesse perdido, estaria exatamente atrás da Ponte e com medo do rebaixamento.

No entanto, como venceu, o time voltou a ter tranquilidade e a sonhar com uma possível vaga na Libertadores. O objetivo que fracassou na temporada passada é bem possível, e se ganhar nesta quarta-feira vai empatar em pontos com o Sport Recife, ficando atrás apenas pelo número de vitórias.

O desfecho até possível, mas o clube das Laranjeiras vai precisar melhorar o futebol apresentando ultimamente. Das últimas exibições, a de maior destaque foi a do primeiro tempo contra o rubro-negro pernambucano, porém a queda de ritmo na segunda etapa fez com que o Fluminense ficasse apenas no empate.

 

Retrospecto de Ponte Preta x Fluminense

Ao todo, os dois times se encontraram 23 vezes em partidas oficiais. A vantagem é do tricolor, que levou a melhor em 12 oportunidades, contra seis da Macaca. O duelo terminou empatado em cinco ocasiões.

O retrospecto só muda quando considerados apenas os confrontos no Moisés Lucarelli, pois neste caso a Ponte Preta toma a dianteira com seis vitórias, dois empates e apenas três derrotas.

 

Prováveis escalações

As duas equipes entram em campo sem desfalques para a partida. A única dúvida é no Fluminense, com Marlon reclamando de dores, mas o jogador deve se recuperar a tempo.

Ponte Preta: Aranha, Jéferson, Marllon, Rodrigo e Danilo; Elton, Naldo, Maranhão e Renato Caja; Emerson e Lucca.

Fluminense: Júlio César, Mateus, Henrique, Renato e Marlon; Wendel, Marlon Freitas, Orejuela e Gustavo Scarpa; Wellington Silva e Henrique Dourado.

 

Palpite

Com os dois times apresentando irregularidades, é difícil imaginar um bom futebol de um dos lados. Sendo assim, a expectativa é uma partida pouco movimentada e terminando com um empate.

 

Jogo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Quarta-feira, 09 de agosto

  • 20:00 – Ponte Preta x Fluminense. Palpite: 1×1

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 47 – Libertadores
  2. Grêmio, 39 – Libertadores
  3. Santos, 35 – Libertadores
  4. Palmeiras, 32 – Libertadores
  5. Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
  6. Sport, 28 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  8. Atlético-PR, 26 – Copa Sul-Americana
  9. Coritiba, 25 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 25 – Copa Sul-Americana
  11. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Vasco, 24 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 23
  14. Atlético-MG, 23
  15. Ponte Preta, 22
  16. Chapecoense, 22
  17. São Paulo, 19 – Série B
  18. Vitória, 19 – Série B
  19. Avaí, 18 – Série B
  20. Atlético-GO, 12 – Série B