Brasileirão Série A

Ponte Preta e Atlético-MG querem se afastar da encrenca

Atlético Mineiro
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Bola rola às 16h00 de domingo, em Campinas.

A Ponte Preta vive um momento bem melhor que o Atlético-MG. Ainda viva na Copa Sul-Americana, a Macaca é a 10ª colocada com 27 pontos. O Galo, que investiu muito, mas que caiu na Libertadores, tem 26 e é o 13º. Ambos buscam subir no Brasileirão para entrar em alguma competição continental no ano que vem, além de se distanciarem do Z-4.

 

Histórico

Até hoje aconteceram 30 jogos entre Atlético-MG e Ponte Preta. Os mineiros venceram mais vezes: 13 a 7, com dez empates. Considerando pelejas apenas pela Série A do Brasileirão, foram 25 encontros e o Galo se mantém na frente: 11 a 6, com oito igualdades.

 

“É preciso matar”

Apesar de estarem embolados na tábua de classificação, a Ponte Preta tem um orçamento modesto, enquanto que o Atlético-MG investiu milhões na manutenção do estrelado plantel que participou da Taça Libertadores da América. Em crise e decepcionado, os mineiros podem ser o oponente ideal dos campineiros. Renato Cajá, que ainda se recupera de lesão, resumiu o espírito do grupo: “é preciso matar”, em clara referência que a Ponte precisa destes três pontos.

Gilson Kleina não poderá contar com quatro atletas: o contrato de Danilo Barcelos, cujo passe pertence ao Atlético-MG, não permite que ele atue por seu clube de origem, Luis Alí se apresentou à seleção boliviana e Naldo e Lucca estão suspensos. Ontem, um treino fechado definiu a escalação. Emerson Sheikh joga, mas ele tem sido preservado de treinamentos mais fortes e tem feito reforço muscular.

Para enxugar a folha de pagamento, a diretoria acertou o empréstimo de Xuxa para o Figueirense e a rescisão de contrato de João Lucas, que também acabou no alvinegro catarinense.

 

Semana de muito trabalho no Atlético-MG

O Atlético-MG ainda tenta juntar os cacos. O ano de 2017 já é considerado um fracasso, pois o elenco milionário foi batido precocemente tanto na Taça Libertadores da América, quanto na Copa do Brasil e não briga pelo título do Brasileirão. Ou seja, ele não conseguiu nada nas três competições prioritárias.

A crise continua a mostrar seus tentáculos. Ontem, André Figueiredo, superintendente de futebol, foi para o olho da rua. Em clara mostra de falta de planejamento, os cartolas pediram e o Corinthians aceitou devolver Clayton, que estava sem espaço em São Paulo.

Rogério Micale tem trabalhado arduamente. Desde que assumiu o posto que era de Roger Machado, ele manteve o esquema com três volantes. Agora, começa a contestar esta estratégia e tem modificado a formação durante os treinos. Quem pode ser a novidade no ataque é Valdívia.

 

As prováveis escalações

Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Fernandinho; Fernando Bob, Elton, Jean Patrick e Léo Artur; Emerson Sheik e Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina.

Atlético-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Leo Silva, Bremer e Fábio Santos; Adilson, Elias, Luan, Cazares e Valdívia; Rafael Moura. Técnico: Rogério Micale.

 

Serviço

Os ingressos para Ponte Preta x Atlético-MG começaram a ser vendidos ontem. A diretoria optou por encher o estádio Moisés Lucarelli e baixou o preço dos bilhetes, que custam entre R$ 20,00 e R$ 40,00.

 

Palpite

Acredito numa boa vitória pontepretana por 2 a 0. Há alguns fatores que fazem a balança pender para o lado paulista: a presença de torcida no Majestoso é um deles. Outro motivo é a grande fase de Emerson Sheik. O que mais influencia, na minha opinião, é o ambiente fora das quatro linhas. Enquanto que os campineiros convivem bem e estão satisfeitos em chegar no G-12, o clima na Cidade do Galo é terrível. Parece um longo velório que só chegará ao fim em dezembro.

 

22ª rodada do Brasileirão

Sábado, 26 de agosto:

  • 16h00: Fluminense x Vasco da Gama – palpite: Fluminense.
  • 19h00: Corinthians x Atlético-GO – palpite: Corinthians.

Domingo, 27 de agosto:

  • 16h00: Bahia x Botafogo – palpite: Botafogo.
  • 16h00: Flamengo x Atlético-PR – palpite: Flamengo.
  • 16h00: Palmeiras x São Paulo – palpite: Palmeiras.
  • 16h00: Ponte Preta x Atlético-MG – palpite: Ponte Preta.
  • 19h00: Avaí x Chapecoense – palpite: Avaí.
  • 19h00: Cruzeiro x Santos – palpite: Cruzeiro.

Segunda-feira, 28 de agosto:

  • 20h00: Coritiba x Vitória – palpite: empate.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 50 – Campeão + Libertadores
  2. Grêmio, 40 – Libertadores
  3. Santos, 37 – Libertadores
  4. Palmeiras, 33 – Libertadores
  5. Flamengo, 32 – Pré-Libertadores
  6. Cruzeiro, 30 – Pré-Libertadores
  7. Atlético-PR, 30 – Copa Sul-Americana
  8. Sport, 29 – Copa Sul-Americana
  9. Botafogo, 28 – Copa Sul-Americana
  10. Ponte Preta, 27 – Copa Sul-Americana
  11. Fluminense, 27 – Copa Sul-Americana
  12. Bahia, 26 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-MG, 26
  14. Coritiba, 26
  15. Chapecoense, 25
  16. Vasco, 25
  17. São Paulo, 23, Série B
  18. Vitória, 22 – Série B
  19. Avaí, 22 – Série B
  20. Atlético-GO, 15 – Série B