Brasileirão Série A

Brasileirão 2017: Corinthians, mais líder do que nunca, recebe lanterna Atlético-GO – e nem vai precisar do artilheiro Jô  

corinthians kazim
Foto: AP Photo/John Raoux

O goleador decidiu mais um jogo, no meio de semana, contra a Chape, mas está suspenso para duelo de extremos em Itaquera

Chegou a hora do confronto mais desequilibrado de todo o Brasileirão 2017, pelo menos no papel. Disparado na liderança, o Corinthians joga em casa contra o Atlético-GO, afundado na lanterna desde o início da competição. Se havia alguma ponta de dúvida sobre o que esperar do jogo depois do primeiro revés sofrido pelo Timão no fim de semana passado diante do Vitória, também na Arena Corinthians, ela se dissipou de vez na noite de quarta, quando o melhor time do campeonato se reencontrou com a vitória fora de casa: 1×0 na Chapecoense, na Arena Condá. Ou seja: o time cujo padroeiro é São Jorge tem tudo para matar o Dragão em Itaquera.

 

Artilheiro Jô é o desfalque

A partida de sábado (26), às 19h (de Brasília), terá uma ausência significativa. Empatado com Henrique Dourado (Fluminense) no topo da tabela dos goleadores do campeonato, o centroavante Jô garantiu a vitória sobre a Chape ao fazer o único tento do jogo, mas acabou levando o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir a suspensão automática. Jô foi advertido por reclamação, depois que a arbitragem anulou um gol de Rodriguinho. O ataque também estará desfalcado do paraguaio Romero, também suspenso pelo terceiro amarelo (ele cometeu uma falta violenta em Chapecó).

O técnico Fábio Carille não deverá inventar muito na hora de escolher os substitutos: Kazim deverá ocupar o lugar de Jô no comando do ataque e Clayson, autor da assistência no lance do gol de Jô em Chapecó, é o favorito a fazer o papel de Romero. Essas ausências devem ser compensadas pelo retorno do cérebro da equipe: Jadson deve voltar a ser titular depois de um mês afastado por contusão. Ele se recuperou bem das fraturas nas costelas sofridas em meados de julho e foi confirmado por Carille na equipe que inicia a partida de sábado à noite.

O camisa 10 chegou a entrar no decorrer da partida contra o Vitória, jogo que marcou a perda da invencibilidade corintiana na competição. O meia claramente sentiu a falta de ritmo. O clube goiano, porém, é o adversário perfeito para Jadson retomar seu melhor futebol. Se há alguma dificuldade maior para o jogo contra o lanterna, ela talvez seja a falta de tempo de recuperação. A delegação corintiana retornou de Chapecó apenas na quinta e, com isso, tem apenas um dia de descanso antes do duelo de sábado. Com um abismo de dez pontos o separando do vice-líder Grêmio, o Timão tem tudo para manter ou até ampliar essa margem em caso de tropeço dos gaúchos (que encaram o Sport em casa depois de uma desgastante eliminação na Copa do Brasil no meio de semana).

 

Lanterninha sonha com milagre

Como se a tarefa de ir a São Paulo para encarar o líder já não fosse ingrata o suficiente, o Atlético-GO ainda perdeu um de seus titulares de forma inesperada. O goleiro Felipe, que contraiu uma virose, acabou tomando um medicamento proibido pelo regulamento antidopagem sem consultar os médicos do clube. Com isso, ele terá de ficar de fora da partida para evitar uma possível punição. O substituto deverá ser Kléver – que entra numa fria, é verdade, mas pode até se consagrar caso consiga parar o ataque corintiano. O técnico João Paulo Sanches espera contar com o atacante Niltinho, que não atuou na última rodada mas deverá voltar ao time no sábado.

 

Palpite

Trata-se do prognóstico mais simples, fácil e direto de todo o campeonato: o líder isolado, sem grandes problemas, jogando em casa e com o apoio de sua fanática torcida, diante do lanterna e pior equipe da competição. Em seu último compromisso na Arena de Itaquera, o Corinthians perdeu para uma equipe que briga para não cair, é verdade. Mas o raio não vai cair duas vezes no mesmo lugar, e o Timão vai somar mais três pontinhos sem grandes sobressaltos e continuar com ótima vantagem na liderança do Brasileirão.

 

Jogos da 22ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 26 de agosto
  • 16:00 – Fluminense x Vasco – Palpite: Fluminense
  • 19:00 – Corinthians x Atlético-GO – Palpite: Corinthians
Domingo, 27 de agosto
  • 16:00 – Flamengo x Atlético-PR – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Palmeiras x São Paulo – Palpite: Empate
  • 16:00 – Bahia x Botafogo – Palpite: Empate
  • 16:00 – Ponte Preta x Atlético-MG – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Cruzeiro x Santos – Palpite: Empate
  • 19:00 – Avaí x Chapecoense – Palpite: Avaí
Segunda, 28 de agosto
  • 20:00 – Coritiba x Vitória – Palpite: Coritiba