Ganhador.com

Basquete

Playoffs da WNBA 2017: Phoenix e Washington avançam; Minnesota e Los Angeles só aguardam nas semifinais

Foto: Summitthoops.com

Versão feminina da NBA chega à ‘hora da verdade’ com favoritismo claro das duas melhores equipes da temporada

O basquete feminino está em seu momento mais aguardado de todo o ano. Aberto na noite desta quinta (6), os playoffs da WNBA começaram com dois grandes jogos e duas equipes classificadas para a sequência da competição que promete lotar os ginásios daqui até a decisão do título, no final do mês.

 

Coincidência histórica

O primeiro dos dois jogos na noite desta quinta (9) foi entre Dallas Wings e Washington Mystics. A partida foi disputada na Capital One Arena, casa do Washington Wizards na NBA. O jogo começou com leve favoritismo do Washington, dono da sexta melhor campanha da competição (o Dallas fechou a temporada com a sétima), que impôs seu melhor ritmo e abriu logo um 18/12 no placar no fim do primeiro quarto. O Dallas ameaçou uma reação na segunda parcial, mas o terceiro período selou a história, quando o Washington controlou o jogo com um 25/16 e apenas fez o básico para encerrar o duelo com uma vitória por dez pontos de diferença, com um 86×76 no placar.

A história praticamente se repetiu na outra partida da noite, na Wells Fargo Arena, entre a dona da casa Phoenix Mercury e o Seattle Storm no confronto direto entre as franquias com as campanhas cinco (Phoenix) e oito (Seattle).

O Phoenix batalhou um pouco mais para chegar à vitória. Os dois primeiros quartos acabaram sendo muito equilibrados, e o placar do intervalo mostrava 32×31 para o Phoenix. Foi então que um terceiro período certeiro deixou tudo encaminhado: o Phoenix Mercury abriu dez pontos de vantagem e apenas controlou a distância no último período. Placar final? 79×69, com a impressionante coincidência de a vantagem de dez pontos ser rigorosamente igual que na partida da mesma noite, entre o Washington e o Dallas.

Chamou atenção também o bom público em ambas as arenas. A capacidade não foi totalmente preenchida, verdade, mas as torcidas de Washington e Phoenix ocuparam os ginásios em bom número para acompanhar a vitória das equipes da casa, que agora fazem outro jogo eliminatório bem mais complicado.

E como segue a WNBA?

Depois desta partida única realizada ontem (6), há outro confronto eliminatório antes de chegarmos às semifinais disputadas em formato melhor de cinco jogos.

Em Connecticut, o Connecticut Sun recebe o Phoenix Mercury às 16h de domingo (10); às 18h (os horários são os de Brasília), o New York Liberty recebe o Washington Mystics. Não há espaço para erros e os dois jogos serão realmente de altíssima pressão. As equipes vencedoras avançam para as semifinais, que já têm equipes definidas desde o fim da temporada regular. Com a melhor campanha, o Minnesota Lynx recebe quem sair do confronto Washington x New York.

Segunda equipe na fase de classificação, o Los Angeles Sparks enfrenta quem sobreviver ao duelo entre Connecticut e Phoenix. As fases prévias são meros entretenimentos. Ninguém nos Estados Unidos prevê outra decisão que não a entre o Los Angeles Sparks e o Minnesota Lynx.

O exemplo está bem fresco. No ano passado, Minnesota Lynx e Los Angeles Sparks também se perfilaram nas semifinais aguardando adversários, e os playoffs de ambas as equipes deram total noção de como há um verdadeiro abismo técnico entre os dois times e os demais. O Minnesota varreu o Phoenix por 3 jogos a 0 – a partida “mais difícil” teve diferença de dez pontos. A outra série, entre Los Angeles e Chicago, terminou 3 a 1 para o Los Angeles. A única vitória do Chicago foi no jogo três, quando a série já estava 2 a 0 para o Los Angeles, que fechou a história com um massacrante 95×75 no quarto jogo.

Se Minnesota Lynx e Los Angeles Sparks confirmarem seus favoritismos e chegarem à decisão, aí sim teríamos um playoff melhor de cinco totalmente imprevisível. O título do ano passado foi decidido em favor do Los Angeles apenas no quinto jogo e com diferença de apenas um ponto (77×76). A promessa de equilíbrio neste ano é igual. Parece brincadeira, mas Lynx e Sparks terminaram a temporada regular com apenas uma vitória de diferença (27 a 26 para o Minnesota).

Os playoffs da WNBA

Ontem (6 de setembro) – Washington 86×76 Dallas; Phoenix 79×69 Seattle

Domingo (10 de setembro) – Washington Mystics x New York Liberty; Connecticut Sun x Phoenix Mercury

Semifinais – Dias 12, 14, 17 e, se necessário, 19 e 21
Decisão – Dias 24, 26, 29 e, se necessário, 1º e 4 de outubro

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar