Copa do Nordeste

Com Sport de fora, Copa do Nordeste 2018 define grupos da próxima edição

Foto: blogs.diariodepernambuco.com.br

Santa Cruz e Vitória tiveram mais sorte que Ceará e ABC no sorteio

A Copa do Nordeste conheceu seus grupos da edição de 2018 nesta quarta-feira e Santa Cruz e Vitória foram os que tiveram mais motivos para festejar o chaveamento, tendo pela frente adversários menos complicados. Nesta primeira fase, o único confronto estadual acontecerá entre Globo e ABC, que estão no grupo B.

 

Nada de Sport

Atual vice-campeão do torneio e um dos clubes mais fortes do Nordeste, o Sport não vai participar da competição deste ano. O time teria vaga direta na fase de grupos, mas por discordar dos valores da premiação decidiu ficar de fora desta edição. Seus rivais agradeceram essa decisão, pois com isso o Santa Cruz entrou na fase de grupos, enquanto o Náutico ganhou uma oportunidade no Pré-Nordestão.

 

Mudança no formato

A Copa do Nordeste segue com 20 participantes, mas mudou o seu formato. A partir de agora, antes do começo da competição acontece uma fase eliminatória com oito clubes, com quatro destes avançando para a fase de grupos. Depois disso, são divididos em quatros chaves de quatro times e os dois primeiros avançam para o mata-mata. Até a edição desse ano, apenas os líderes e três melhores segundos colocados garantiam a classificação.

 

Nem tudo está definido

Apesar do sorteio dos grupos nem tudo está decidido. Isso porque da fase eliminatória apenas dois confrontos foram realizados. Até aqui, o Globo levou a melhor sobre o Fluminense de Feira e o CSA superou o Parnahyba.

Faltam ainda dois duelos, que serão realizados apenas em janeiro de 2018 por causa da fata de espaço no calendário que são: Náutico contra Itabaiana e Treze contra Cordino.

Vencedores

A Copa do Nordeste é disputada seguidamente neste formato desse 2013 e o equilíbrio é impressionante. Foram cinco campeões diferentes nas cinco edições: Campinense, Sport, Ceará, Santa Cruz e Bahia.

No geral, considerando todos os modelos e organizadores, foram 14 campeonatos, com o Vitória aparecendo na frente, com quatro conquistas.

Copa do Nordeste 2018 – Grupo A – Santa Cruz, CRB, Confiança, Treze ou Cordino

O Santa Cruz recebeu a vaga do Sport e se não tem motivos para comemorar por ter caído em um grupo com o forte CRB, ao menos pode respirar aliviado pois não terá dificuldades para avançar. Os pernambucanos no máximo terão um pouco de trabalho contra o Treze, mas ainda assim são favoritos para o confronto. Além disso, têm tudo para passar com facilidade pelo Cordino, que deve ser o lanterna do grupo. Por tudo o que estão fazendo na Série B, os alagoanos são favoritos para passar em primeiro.

Copa do Nordeste 2018 – Grupo B – Vitória, ABC, Ferroviário e Globo

Possivelmente o Vitória é o que está comemorando mais esse sorteio. A equipe caiu contra os frágeis ABC e Ferroviário e não deve ter dificuldades para se classificar. A grande dúvida vai ser ver o que o Globo será capaz de fazer, após tantos anos de investimento enfim ter conseguido subir para a Série C do Brasileiro.

O time de Natal deve disputar com ABC e Ferroviário por um lugar nas quartas de finais e pelo o que os rivais fizeram neste ano, o Globo larga na frente.

Copa do Nordeste 2018 – Grupo C – Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e Itabaiana ou Náutico

O Bahia está na fase de espera, pois dependendo do que acontecer na fase eliminatória pode viver um verdadeiro grupo da morte. Isso porque o tricolor terá pela frente os campeões da Paraíba e do Piauí e possivelmente o Náutico, que encara o Itabaiana. Sim, ainda assim o clube baiano é favorito para avançar, mas um tropeço pode complicar demais o time na tabela.

Esse é, sem dúvidas, o mais difícil de apontar os classificados, mas o esperado seria o Náutico acompanhar o Bahia para o mata-mata. Porém, vale ficar de olho no time que o Botafogo-PB conseguirá montar.

Copa do Nordeste 2018 – Grupo D – Ceará, Sampaio, Salgueiro e CSA

Essa é outra chave bastante equilibrada, pois todos os quatro clubes estão na Séries B ou C do Brasileirão. É claro que o Ceará larga na frente, com uma base bem mais forte e que disputa um lugar na elite do futebol brasileiro, mas precisará ter atenção com seus adversários. Isso porque Sampaio Corrêa e CSA estão investindo pesado e também devem subir de divisão, indo para a Segundona ano que vem, caso vençam as quartas de final da Série C.  Além disso, aparece o Salgueiro, que veio forte nos últimos anos e que faz uma campanha mediana na terceirona.