Estaduais

Hoje os campeões estaduais comemoram. Amanhã entram de cabeça nos preparativos para o Brasileirão 2017

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Os Estaduais terminaram no último domingo, dia 7. Como saldo final, fiquei na média de sempre nos meus palpites certos e errados, e caminho para mais um vexame no Cartola. Diferente de Flamengo, Atlético Mineiro, Chapecoense, Coritiba, Corinthians e Novo Hamburgo, que levaram pra casa os títulos de campeões estaduais e um bom prêmio em dinheiro (menos o Novo Hamburgo, porque não há premiação em dinheiro no Gauchão, e o time vai ter que se contentar em tirar onda de gremistas e colorados pelo resto do ano).

Os técnicos Roger Machado, Zé Renato e Fábio Carille comemoram seus primeiros títulos como “profexôres”, alegram atleticanos, flamenguistas e corintianos e ganham algumas semanas de paz para trabalharem no Brasileiro que começa no próximo sábado. Mas que não se iludam: campeonato estadual é divertido e legal de ganhar, mas não garante as boas graças da torcida por muito tempo. Resultados abaixo da expectativa nas primeiras rodadas transformarão rapidamente o “ouro” dos estaduais em “latão”.

A renascida Chapecoense conquistou seu primeiro título, para alegria da torcida que, apesar do desempenho decepcionante na Libertadores, segue apoiando o time e o trabalho do técnico Wágner Mancini.

E o Coritiba, como era de se esperar, conquistou o título paranaense e soprou de vez os ventos da crise para os lados do Atlético Paranaense. Se continuar com o fraco desempenho das últimas rodadas, o técnico Paulo Autuori pode ter que se mudar de Curitiba – o que seria um erro, tendo o Brasileirão em vista, mas cabeça de dirigente é como fralda de bebê: nunca dá para saber o que tem lá dentro…

Hoje é dia de festa para os clubes campeões! Amanhã, começa tudo do zero, porque no meio de semana já tem jogos pela Sul-Americana e Copa do Brasil, e no sábado começa o Brasileirão 2017.

» Veja mais: Resultados de todos os campeonatos estaduais.