NBA

Boston Celtics x Washington Wizards e Houston Rockets x San Antonio Spurs: tudo igual!

Foto: Ronald Martinez/Getty Images

Playoffs ultrapassam a metade com emoção e times rigorosamente empatados: 2-2

O que era para ser um playoff melhor de sete agora vai ser uma série simples melhor de três. Uma pela Leste, outra pelo Oeste. A NBA abre a semana com duas semifinais totalmente indefinidas em seu caminho para as decisões das conferências do melhor basquete do mundo.

As duas séries se movimentaram rumo à igualdade na noite de domingo. Primeiro, o Washington Wizards, que de novo teve sua tarefa facilitada pela fraca atuação de Isaiah Thomas.

Jogando em Washington, a equipe da casa saiu atrás no placar e deu a entender que faria um jogo parelho contra o favorito Boston. Favorito pela campanha na temporada e por ter a condição de primeiro colocado no Leste – e não pelo que vem jogando no playoff até aqui.

Depois de um primeiro tempo bem equilibrado, com os dois times descansando o intervalo rigorosamente empatados com 48 pontos cada um, os Wizards fizeram seu melhor período no playoff: massacraram os Celtics com um insano 42×20 no terceiro quarto. O último período foi apenas para cumprir tabela, e o placar final veio com um surpreendente 121×102 para o Washington, que contou com a figura decisiva de John Wall, responsável por 27 pontos, 12 assistências e 3 rebotes.  O garrafão foi dominado pelo surpreendente Markieff Morris, que pegou 10 rebotes e fez 16 pontos.

   

O baixinho Isaiah Thomas encolheu

Depois dos espetaculares 53 pontos no Jogo 2, Isaiah Thomas de novo voltou a ter uma noite muito abaixo dos seus padrões. Ele segue com o problema no dente que o tem atrapalhado desde o Jogo 1, e neste confronto 4 conquistou somente 19 pontos, 5 assistências e 1 rebote. E o que é mais sintomático: no terceiro quarto, em que o Washington arrasou o Boston, Isaiah não viu a cor da bola. Ele teve também uma presença em quadra menor que a média: neste domingo, jogou por 30 minutos; sua frequência normal vinha sendo de 36 até o famigerado problema no dente.

O desempate entre Celtics e Wizards está programado para quarta-feira, com o Jogo 5, em Boston, marcado para começar às 21h (de Brasília).

   

Só deu James Harden

Um pouco mais tarde no domingo, no Jogo 4 entre Houston Rockets e San Antonio Spurs, em Houston, o time da casa não permitiu ao San Antonio assumir a liderança da partida nem por um instante sequer. Com nova atuação brilhante do “Barba” James Harden, os Rockets cravaram um tranquilo 125×104 e deixaram a parada 100% igual: 2-2, com uma vitória fora de casa para cada um.

Esta é uma série bem mais incerta que Celtics-Wizards. O Houston ganhou os jogos 1 e 4, e agora viaja a San Antonio para continuar o playoff talvez até com um certo favoritismo depois que o rival perdeu o lesionado armador Tony Parker.

Sem Parker para se preocupar, Harden passou a voar em quadra. Neste domingo, foram 28 pontos, 12 assistências e 5 rebotes. Outro que teve uma atuação e tanto foi Clint Capela: 9 rebotes e 8 pontos. Nenê mal entrou em quadra. Só por um minuto, tempo em que conquistou quatro pontos.

Pelos lados dos Spurs, para ratificar a noite atípica, Kawhi Leonard nem cestinha da equipe foi. A condição coube a Jonathon Simmons, o ala-armador reserva que está fazendo o possível para suprir a ausência de Parker. Ele anotou 17 pontos, contra 16 de Kawhi, que só obteve 7/14 nos arremessos de quadra.

O desempate será já nesta terça, às 21h, no AT&T Center, de San Antonio.

   

Em 24 segundos…

…O Cleveland Cavaliers é o primeiro finalista. O atual campeão do Leste e da NBA está no caminho para repetir o feito depois do sonoro 4-0 no Toronto.

…O placar deste domingo foi 109×102. Esta diferença, de sete pontos, foi a menor na série. Ninguém esperava muita coisa do Toronto, mas ser varrido assim foi no mínimo frustrante para a única franquia de fora dos EUA.

…Vale reforçar que os Cavs agora estão com 8-0 neste playoff! O 4-0 se soma ao também 4-0 sobre os Pacers, série com jogos mais difíceis do que agora contra os Raptors.

…Hoje é noite para o Golden State repetir o 4-0 do rival. Ninguém espera nada diferente do fraco Utah Jazz, que não vê a hora de parar de passar vexame principalmente na marcação a Kevin Durant.

 

O único jogo da NBA na noite de segunda vai ser:

22h00 – Utah Jazz x Golden State Warriors (Warriors 3-0)