Brasileirão Série A

Os clássicos agitam a 3ª rodada do Campeonato Brasileiro

FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

A terceira rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado trazendo dois grandes clássicos estaduais. Em São Januário, a equipe do Vasco recebe  o embalado Fluminense, enquanto que, no Morumbi, o São Paulo encara o todo-poderoso Palmeiras. Fechando a abertura da rodada, o Vitória tenta somar seus 3 pontinhos encarando o Coritiba, na Fonte Nova.

No domingo, as 11 horas, o Atlético-MG recebe a Ponte Preta. À partir das 16 horas,  o Santos encara o Cruzeiro, o Atlético-PR recebe o Flamengo e o Corinthians vai até o Serra Dourada medir forças com o Atlético-GO. Às 18 horas, o cabisbaixo Sport recebe o Grêmio 100%, na Ilha do Retiro. Fechando o domingo, as 19 horas, o Botafogo recebe o Bahia em seus domínios. E na segunda-feira, encerrando a rodada, mais um clássico estadual: a Chapecoense encara o Avaí, à partir das 20 horas.

Acompanhe agora, nossos palpites e as prováveis escalações dos times para a rodada. E fique ligado no Twitter do Ganhador neste domingo, à partir das 16 horas, onde estarei comentando ao vivo o jogo Atlético-GO x Corinthians.

 

Terceira Rodada – partidas de sábado – 27/05/2017

Vasco x Fluminense

São Januário – 16:00

Na rodada anterior o Vasco se recuperou da goleada que lhe foi imposta pelo Palmeiras na abertura do Brasileirão e, em casa, derrotou o Bahia (que estreou goleando o Atlético-PR por 6 a 2). Agora, a equipe do técnico Milton Mendes recebe o Fluminense 100% e aposta nos gols de Luis Fabiano e na boa forma do goleiro Martín Silva, para garantir mais uma vitória em casa. Mas o tricolor de Abel Braga, que conquistou 3 pontos importantíssimos contra o Atlético-MG em Minas, vem embalado pela boa fase dos atacantes Richarlison e Henrique “Ceifador” Dourado. Poderá, talvez, sentir a ausência do meia Sonorza, que sofreu uma fratura durante a partida contra o Galo e ficará afastado por cerca de 90 dias.

Prováveis escalações

Vasco

Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu e  Mateus Pet; Kelvin e Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes.

Fluminense

Diego Cavalieri; Lucas, Nogueira, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel e Gustavo Scarpa; Marcos Junior, Richarlison e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga

Nosso palpite: Em algum momento o Fluminense deixará de ser 100%. Mas não acho que este é o momento. O Flu volta para as Laranjeiras com os 3 pontos depois de vencer o jogo por 1 a 0.

 

São Paulo x Palmeiras

Morumbi – 16:00

O São Paulo recebe o Palmeiras para o primeiro “Choque-Rei” do Brasileirão 2017. As equipes vivem momentos distintos: enquanto que o Palmeiras é favorito ao título, o Tricolor sofre para encontrar um padrão de jogo e briga para ficar no bloco intermediário da tabela.

Ambas as equipoes vêm de vitórias. O São Paulo, bateu o Avaí em casa, na última segunda-feira e o Palmeiras ganhou com autoridade do Atlético Tucumán por 3 a 1, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores.

Apesar da vitória, o tricolor do técnico Rogério Ceni não jogou bem. Fosse o Avaí uma equipe mais qualificada, o jogo poderia ter sido mais difícil para o time do Morumbi. Além disso, uma certa “insatisfação” do elenco pode minar o trabalho do ex-goleiro (Cueva reclamou muito quando foi substituído no útimo jogo).

O Palmeiras, por outro lado, se mostrou mais organizado que nos tempos de Eduardo Baptista, e com um futebol ofensivo passou sem sustos pelo jogo no meio de semana. A equipe ainda receberá o reforço de Felipe Melo – que ainda precisa cumprir quatro jogos de suspensão pela Libertadores.

Prováveis escalações:

São Paulo

Renan Ribeiro; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, João Schmidt (Thomaz), Cícero e Cueva; Luiz Araújo e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni.

Palmeiras

Fernando Prass; Jean, Mina, Edu Dracena (Juninho) e Zé Roberto; Felipe Melo, Tchê Tchê e Guerra (Raphael Veiga); Dudu, Roger Guedes e Borja. Técnico: Cuca.

Nosso palpite: A vitória na segunda-feira deixou Rogério Ceni sorridente e falante durante a entrevista coletiva. E isso foi assustador. Alguns estudantes de jornalismo que estavam acompanhando tudo no Morumbi, abandonaram a faculdade no mesmo instante. Nós queremos de volta o Rogério Ceni arte, o Rogério Ceni raiz, o Rogério Ceni moleque… e para isso cravamos que a frágil defesa tricolor não vai aguentar o apetite Palmeirense que levará pra casa uma vitória por 3 a 1, e nos devolverá o muso do Bad Joke Day em sua melhor forma (e números).

 

Vitória x Coritiba

Fonte Nova – 16:00

O Vitória, que segue sem vencer no Campeonato Brasileiro, encerra o sábado recebendo a boa equipe do Coritiba que, mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Santos na última rodada, vem jogando muito bem e projeta manter-se na parte alta da tabela da competição. Um jogo que promete ser duro para as duas equipes que tiveram a semana livre para trabalhar a parte técnica, tática e física.

Prováveis escalações:

Vitória

Fernando Miguel; Leandro Salino, Fred, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia e Cleiton Xavier; Paulinho, David e Kieza. Técnico: Petkovic.

Coritiba

Wilson; Léo (Dodô), Werley, Márcio e William Matheus; Jonas (Alan Santos), Matheus Galdezani e Tomas Bastos; Neto Berola, Henrique Almeida e Kléber. Técnico: Pachequinho.

Nosso palpite: O Coritiba tem um time mais qualificado e um trabalho por parte do treinador (Pachequinho) mais consolidado. O Vitória ainda sofre para se encontrar nas mãos do técnico Petkovic e não deve sentir o gostinho da vitória neste final de semana. Minha opinião é que o jogo termina empatado em 1 a 1 (um resultado que pode começar a gerar uma insatisfação com o trabalho de Pachequinho que – ressalte-se – é muito bom).

 

Terceira Rodada – partidas de domingo – 28/05/2017

Atlético-MG x Ponte Preta

Independência – 11:00

Este é o que podemos chamar de “Jogo da Recuperação”: Atlético e Ponte vêm de derrotas na rodada anterior para, respectivamente, Fluminense e Botafgo.

Com 3 pontos somados graças à vitória sobre o Sport na primeira rodada do campeonato, a Ponte está em melhor situação que o Galo, que soma apenas o ponto conquistado no empate com o Flamengo. Mas na prática, este retrospecto não significa muita coisa.

O time do técnico Roger Machado joga em casa e dificilmente repetirá o resultado ruim do último final de semana. A Ponte que ainda tenta se reencontrar depois de perder os atacantes Potker e Clayson deverá “cair” no Horto.

Possíveis escalações:

Atlético-MG

Victor; Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Rafael Carioca, Elias e Cazares; Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.

Ponte Preta

Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Kadu e João Lucas; Fernando Bob (Naldo), Elton, Jádson e Ravanelli; Lins e Lucca. Técnico: Gilson Kleina.

Nosso palpite: Jogando em casa, o Galo irá pra cima da Ponte. Com mais qualidade, não deverá ter dificuldades para garantir os 3 pontos com uma vitória por 2 a 0.

 

Santos x Cruzeiro

Vila Belmiro – 16:00

O Cruzeiro viaja até a Vila Belmiro e deve fazer um jogo equilibrado com os donos da casa.

Depois de uma vitória emocionante no final de semana passado sobre o Coritiba – com uma atuação irretocável do goleiro Vanderlei –, e de uma goleada no meio de semana pela Libertadores, o Santos chega embalado para encarar a boa defesa da Raposa de Mano Menezes.

A equipe mineira, por sua vez, teve a semana livre e pôde treinar as partes física e técnica e recuperar melhor os jogadores. Ainda sem o artilheiro Rafael Sóbis, o Cruzeiro aposta suas fichas no bom futebol que o argentino Ábila vem mostrando e na possível estréia de Rafael Marques (ex-Palmeiras).

Possiveis escalações:

Santos

Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Vladimir Hernández e Vitor Bueno; Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

Cruzeiro

Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Hudson, Arrascaeta e Alisson; Ábila (Rafael Marques). Técnico: Mano Menezes.

Nosso palpite: Com alguma dificuldade – e sofrendo muita pressão –, o Cruzeiro (mais descansado) leva os 3 pontos para Minas Gerais, vencendo o Peixe por 1 a 0.

 

Atlético-PR x Flamengo

Arena da Baixada – 16:00

O Flamengo encerra a sua “Trilogia Atleticana” na Arena da Baixada contra o Atlético-PR (antes, o Rubro-negro carioca havia enfrentado o Atlético-MG e o Atlético-GO). Até aqui, a equipe do técnico Zé Ricardo soma um empate e uma vitória contra os “Atléticos”. Seria esta a hora de perder?

O Atlético-PR espera que sim. Com duas derrotas – mas classificado para as oitavas de final da Libertadores –, o time contratou o técnico Eduardo Baptista e promoveu Paulo Autori para o cargo de Diretor Técnico (nunca foi segredo que Autuori estava apenas “quebrando o galho” como técnico e que sua função no clube era desenvolver um trabalho de longo prazo junto à diretoria). É uma nova chance de Baptista mostrar suas qualidades dentro do Campeonato Brasileiro e – porque não? – na Libertadores.

Este jogo pode ser um “ponto de virada” para o time paranaense. E mais um motivo de crise para o Flamengo, que não jogou bem no meio de semana.

Possíveis escalações:

Atlético-PR

Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto e Carlos Alberto; Nikão, Pablo e Eduardo da Silva. Técnico: Eduardo Baptista.

Flamengo

Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão, Ederson e Matheus Sávio (Rodinei); Everton (Renê) e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.

Nosso palpite: O Atlético fecha a trilogia do Flamengo vencendo por 1 a 0.

 

Atlético-GO x Corinthians

Serra Dourada – 16:00

O Atlético-GO é o lanterna do campeonato e – como já foi dito antes – luta apenas para não ser rebaixado. Sem pontos e com duas goleadas na cachola, a equipe goiana recebe o disciplinado Corinthians tendo pela frente a ingrata missão de entrar na quase impenetrável defesa Alvinegra.

Com um empate e uma vitória e tendo apenas o desfalque do zagueiro Balbuena, o Timão não deve encontrar maiores dificuldades para impôr seu jogo – e rtimo – na casa do adversário.

Possíveis escalações:

Atlético-GO

Felipe; Eduardo, Roger Carvalho, Ricardo Silva e Bruno Pacheco; Marcão, Igor, André Castro e Jorginho; Everaldo e Walter. Técnico: Marcelo Cabo.

Corinthians

Cássio; Fagner, Pablo, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Rodriguinho e Jadson; Romero e Jô. Técnico: Fábio Carille.

Nosso palpite: Sem dificuldades, o Corinthians deve ganhar por 2 a 0 – o que para os padrões corintianos, é uma tremenda goleada.

 

Sport x Grêmio

Ilha do Retiro – 18:00

O Grêmio aposta no bom momento da dupla de atacantes Luan e Lucas Barrios para voltar da Ilha do Retiro com os 3 pontos na bagagem e mantendo o selo de 100% de aproveitamento por mais uma rodada.

O momento do Sport não é bom: com apenas um ponto no campeonato, perdeu a Copa do Nordeste para o Bahia no meio de semana – saiba mais aqui – e viu seu técnico, Ney Franco, ser demitido após pouco mais de 2 meses no cargo. Já correm rumores de que Vanderlei Luxenburgo foi procurado pela direção da equipe pernambucana. De todo modo, neste domingo, o Sport será comandado pelo interino Daniel Paulista.

Possíveis escalações:

Sport

Magrão; Raul Prata, Matheus Ferraz, Durval e Evandro; Rithely, Ronaldo e Diego Souza; Rogério, Oswaldo e André. Técnico: Daniel Paulista.

Grêmio

Léo; Edilson, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Léo Gomes; Jailson, Ramiro, Kaio e Gastón Fernandez (Machado); Everton e Fernandinho. Técnico: Renato Gaúcho.

Nosso palpite: Embora goste de “complicar” jogos fáceis, o Grêmio do técnico Renato Portaluppi deve se manter 100% e volta para Porto Alegre embalado por uma vitória por 2 a 0.

 

Botafogo x Bahia

Engenhão – 19:00

O Bahia viaja para o Rio de Janeiro levando a faixa de Campeão da Copa do Nordeste, depois de vencer o Sport por 1 a 0 na última quarta-feira. Enfrentará o Botafogo que, de modo quase desinteressado, perdeu por 1 a 0 a partida contra o Estudiantes, válida pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Ambas as equipes correm em busca da segunda vitória no Brasileirão e devem fazer um jogo bem movimentado – talvez, o melhor jogo do domingo. Vale a pena acompanhar.

Possíveis escalações:

Botafogo

Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Bruno Silva,Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Bahia

Jean; Eduardo, Tiago,  Éder (Lucas Fonseca) e Matheus Reis; Matheus Sales, Juninho, Renê Júnior, Zé Rafael e Allione; Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira.

Nosso palpite: Pela qualidade das duas equipes, o resultado mais justo seria o empate. Mas não deve acontecer. O técnico Jair Ventura não escondeu que, após a classificação para a Libertadores, a prioridade do Botafogo seria o Campeonato Brasileiro – o que explica um pouco a “falta de vontade” no jogo do meio de semana. A equipe deve entrar ligadíssima e pronta para carimbar a faixa do Bahia que deve sofrer com a ressaca da conquista do título de Campeão do Nordeste. Dá Fogão 1 a 0.

 

Terceira Rodada – partida de segunda-feira – 29/05/2017

Chapecoense x Avaí

Arena Condá – 20:00

Chapeconese e Avaí encerram a rodada reeditando a final do Campeonato Catarinense, na noite de segunda-feira. As duas equipes vêm de situações muito diferentes: enquanto que a Chape, pelo Brasileiro, derrotou o candidato ao título, Palmeiras, na última rodada; o Avaí corre em busca de sua primeira vitória na competição.

Possíveis escalações:

Chapecoense

Jandrei; Apodi, Victor Ramos (Douglas Grolli), Luiz Otávio e Reinaldo; Luiz Antônio, Andrei Girotto e Seijas; Rossi, Arthur e Wellington Paulista. Técnico: Vágner Mancini.

Avaí

Kozlinski; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson, Diego Tavares e Marquinhos; Romulo e Denilson. Técnico: Claudinei Oliveira.

Nosso palpite: A Chape vem pro jogo com a moral lá em cima: venceu o atual Campeão Brasileiro e conseguiu uma vitória heróica na última rodada da Libertadores que lhe garatiu, no mínimo, na Copa Sul-Americana (se reconquistar os pontos perdidos, pode avançar na Libertadores – saiba mais aqui). O Avaí não vem bem e deve ser a vítima da vez do Alviverde. Chape ganha por 1 a 0.

 

Resumo

Dia 27/05/2017

Vasco x Fluminense – 16:00

São Paulo x Palmeiras – 16:00

Vitória x Coritiba – 21:00

 

Dia 28/05/2017

Atlético-MG x Ponte Preta – 11:00

Santos x Cruzeiro – 16:00

Atlético-PR x Flamengo – 16:00

Atlético-GO x Corinthians – 16:00

Sport x Grêmio – 18:00

Botafogo x Bahia – 19:00

 

Dia 29/05/2017

Chapecoense x Avaí – 20:00