Brasileirão Série A

No embalo da profecia de Renato Portaluppi, Grêmio é favorito contra o Vitória no Brasileirão

Gaúchos tentam cortar para cinco pontos a diferença em relação do líder Corinthians

O Campeonato Brasileiro chega à 15ª rodada nesta quarta-feira e a caça ao Corinthians segue de pé. Depois de Renato Portaluppi falar que o alvinegro iria tropeçar e o rival de fato ter caído, fica a expectativa para ver o que acontece na segunda semana. Paralelo a isso, o Grêmio precisa fazer a parte dele no compromisso contra o Vitória, no Barradão.

   

Grêmio viaja embalado

Com três derrotas seguidas, o Grêmio deu um susto no seu torcedor. Porém, o time mostrou dentro de campo que foi apenas um acidente de percurso e retomou um bom futebol. Superou o Flamengo, fora de casa, por 1 a 0, e ainda ganhou da Ponte Preta por 3 a 1. Com os resultados, voltou para a segunda colocação do campeonato e ligou o radar para perseguir o Corinthians.

Para poder se aproximar do alvinegro, precisa voltar com os três pontos da Bahia e o palpite é que o tricolor consiga. Com o melhor ataque da competição – 27 gols marcados -, e enfrentando uma defesa frágil, os gaúchos devem não só ganhar, como melhorar o saldo.

Uma boa notícia para o Grêmio é que o argentino Kanneman está de volta. O jogador tem feito uma excelente dupla com Geromel e garante ainda mais estabilidade para o setor defensivo gaúcho. Com exceção desta alteração, a equipe deve ir para campo exatamente igual à que encarou a Ponte Preta.

   

Vitória em queda livre

A Zona de rebaixamento vem atraindo o Vitória desde o ano passado, quando o rubro-negro só conseguiu escapar nas últimas rodadas. No entanto, a queda de rendimento tem agravado ainda mais a situação do time. Dos últimos seis jogos, os baianos só conseguiram vencer o lanterna Atlético-GO e empatar com o rival Bahia. No período, colecionaram derrotas para Santos, Atlético-PR, Vasco e Palmeiras, tendo sofrido 15 gols e marcado apenas seis.

Com resultados tão negativos, o técnico Alexandro Gallo começou a mudar a escalação, utilizando inclusive Neilton como titular, mas o atacante se lesionou e virou dúvida para esta quarta-feira. Para o seu lugar, Jhemerson deve ficar com a vaga.

Quem deve ganhar um espaço também é o meia Carlos Eduardo. Poupado diante do Palmeiras, o jogador deve retornar ao time titular no lugar de Uillian Correa. No entanto, com passagens apagadas por Flamengo e Atlético-MG, Cadu ganhou mais mídia pela polêmica fora de campo com o médico do clube não indicando sua contratação do que pelo seu talento. Sendo assim, não dá para confiar que vá fazer a diferença diante do forte Grêmio – que inclusive o revelou.

   

Defesa frágil ganha reforços

Depois de ter levado oito gols em duas partidas e se transformado na segunda defesa mais vazada da competição, com 24 gols sofridos, o Vitória tem a chance de corrigir esses defeitos. Pela primeira vez, o time terá todas as suas peças à disposição, podendo escolher entre Wallace, Alan Costa, Fred, Kanu e Ramon. Todos são bem medianos, mas são as únicas esperanças para o clube reagir defensivamente.

   

Grêmio busca feito do ano passado

Para conquistar os três pontos nesta quarta-feira, o Grêmio já sabe como buscar inspiração. Afinal, pelo Brasileirão do ano passado, o tricolor foi até Salvador e voltou de lá com um triunfo por 1 a 0, gol de Jaílson. O feito inclusive não foi nenhuma surpresa, pois os gaúchos costumam ter bons desempenhos contra o Vitória. Nas últimas cinco vezes que visitaram a equipe, voltaram com dois triunfos, um empate e duas derrotas.

   

O que esperar do jogo

O Grêmio é o grande favorito para o jogo e deve vencer por no mínimo dois gols de diferença. O palpite é que o tricolor já vá para o intervalo na frente e fature a partida com um 3 a 1. A expectativa é que o duelo tenha também um mínimo três bolas na rede.

   

Programação da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Quarta-feira (19/07)

  • 19:30 – Santos x Chapecoense. Palpite: Santos vence por 2 a 0
  • 19:30 – Vitória x Grêmio. Palpite: Grêmio vence por 3 a 1
  • 21:00 – Avaí x Corinthians. Palpite: 1×1
  • 21:00 – Ponte Preta x Coritiba. Palpite: 0x0
  • 21:45 – Atlético-MG x Bahia. Palpite: Atlético-MG vence por 2 a 0
  • 21:45 – Flamengo x Palmeiras. Palpite: Flamengo vence por 2 a 0
  • 21:45 – São Paulo x Vasco. Palpite: 1×1

Quinta-feira (20/07)

  • 19:30 – Fluminense x Cruzeiro. Palpite: Fluminense vence por 2 a 1
  • 20:00 – Sport Recife x Atlético-GO. Palpite: Sport vence por 3 a 0
  • 21:00 – Atlético-PR x Botafogo. Palpite: 1×1