Primeira Liga

Líder na Série B, Internacional vai em busca de títulos e encara o Atlético-MG pela Primeira Liga

Inter
Foto: Ricardo Duarte/SCI

Colorado vive grande fase, com seis vitórias seguidas na segundona

Com cada um em uma divisão e vivendo fases diferentes, Internacional e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira, no Beira-Rio, às 19h30, por um lugar nas semifinais da Primeira Liga. Desconsiderando a Série B, por ser uma competição de segundo escalão, o torneio quase que de caráter amistoso é a única chance de uma das equipes levantar uma taça neste final de ano.

 

Colorado voando

A equipe do Internacional enfim encaixou e embalou na Série B. São seis vitórias seguidas, sendo que em quatro sequer sofreu gols. A taça da Segundona é questão de tempo, mas essa não é uma conquista que orgulhe ninguém. Sendo assim, a Primeira Liga ganha destaque por ser uma competição que envolve rivais da elite nacional.

Outro ponto que ajuda ao clube a focar na disputa é o fato de só ter entrado em campo na sexta-feira e retornar apenas no dia 9 de setembro. Com isso, teve mais tempo de descanso para o compromisso desta quarta-feira e ainda ganhará mais espaço de recuperação para a partida seguinte.

No entanto, mesmo tratando o torneio com grande importância e tendo essa folga no calendário, o Colorado vai para campo sem algumas peças. Jogadores como Uendel, Rodrigo Dourado e D’Alessandro serão poupados, devido ao desgaste das últimas partidas. Além desses, Leandro Damião e Victor Cuesta também devem ser preservados e ficam no banco.

Os desfalques são significativos e devem atrapalhar um pouco o Internacional, mas ainda assim, os gaúchos chegam com bem mais moral. Além disso, o clube não sabe o que é perder no Beira-Rio há seis jogos, desde o revés por 1 a 0 para o Boa Esporte. Ao longo do ano, foram apenas dois tropeços no seu estádio. O outro foi contra o Cruzeiro-RS, pelo estadual.

 

Atlético-MG abaixo das expectativas

Montando para disputar todos os títulos possíveis, o Atlético-MG vem rendendo muito menos do que o esperado. Até aqui, venceu o estadual, mas foi eliminado na Libertadores pelo modesto Jorge Wilstermann, caiu na Copa do Brasil pelo Botafogo e se chegar ao G-6 do Brasileirão seria lucro. Com esse péssimo ano, os mineiros têm apenas a Primeira liga como opção de levantar uma taça nos próximos meses.

A explicação para estes péssimos resultados passa pelo péssimo desempenho dos medalhões do clube. Fred começou bem, mas depois caiu de nível, assim como Elias. Já Robinho vive uma temporada para esquecer, ficando até no banco nas últimas partidas.

Nesta quarta-feira, esses nomes não devem jogar, o que abre espaço para a garotada que quer mostrar resultado. Isso pode ser algo que dê uma força extra para o time brigar por uma vitória.  Outro fator que ajuda é que o desempenho do clube como visitante não é dos piores. Nos últimos dez compromissos fora de casa, os mineiros ganharam cinco, empataram um e perderam quatro.

No entanto, a expectativa com os mineiros segue baixa e devem voltar com as malas vazias de Porto Alegre.

 

Retrospecto de Internacional x Atlético-MG

Os dois times já se enfrentaram 76 vezes, com o Colorado aparecendo com grande vantagem. Os gaúchos levaram a melhor em 32 ocasiões contra 23 dos mineiros e 21 empates. Considerando apenas os encontros no Beira-Rio, o Internacional chega com uma superioridade ainda maior, com 21 vitórias, 11 igualdades e seis derrotas.

No ano passado, as equipes duelaram quatro vezes, com o Atlético-MG ganhando duas, o Inter uma e outro jogo terminando empatado.

 

Prováveis escalações

Os dois lados vão poupar jogadores pensando no resto da temporada, mas o Colorado é o que entra em campo com uma formação mais próxima da titular.

Internacional: Marcelo Lomba; Junio, Danilo Silva, Ernando e Iago; Charles, Nico López, Alex Santana, Juan e Carlos (Camilo); Joanderson.

Atlético-MG: Giovanni; Alex Silva, Gabriel, Matheus Mancini e Leonan; Roger Bernardo, Yago e Marlone (Valdívia); Clayton, Pablo (Fred) e Elder (Robinho).

 

Palpite

Vivendo um bom momento, dando mais importância a competição e jogando em casa, o Internacional tem tudo para vencer essa partida. Um triunfo com dois ou mais gols de diferença não seria uma surpresa.

 

Jogos das quartas de final da Primeira Liga 2017

Quarta-feira, 30 de agosto

  • 19:30 – Internacional x Atlético-MG. Palpite: Internacional vence por 2 a 0
  • 19:30 – Londrina x Fluminense. Palpite: Fluminense vence por 1 a 0
  • 21:45 – Cruzeiro x Grêmio. Palpite: Cruzeiro vence por 1 a 0
  • 21:45 – Flamengo x Paraná. Palpite: Flamengo vence por 2 a 0