NBA

Kevin Durant, melhor que Lebron?

Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Ando escutando muita conversa ultimamente.  Paul Pierce está pronto para coroar Kevin Durant como novo rei da NBA, e tem gente falando que LeBron James já está passando o bastão para KD.  Eu acho tudo isso muito engraçado, para falar a verdade.

Sim, Durant está dominando a série.  Sim, o time dele é o melhor do mundo e certamente vencerá o título em breve.  Isso é óbvio.  Sim, ele tem 31 pontos no quarto período contra apenas 11 do King James nesses últimos três jogos. Entendi! Também não ajuda argumentar a favor de James quando KD mete a cesta da vitória num jogo de vida ou morte, enquanto LBJ perde a bola para o Andre Iguodala com  a chance do empate.

O que mais irrita é quando o James falha em momentos cruciais.  Isso tem acontecido com uma certa frequência e faz todo mundo esquecer das fases boas. Lembra dos 45 pontos contra os Celtics nas Finais da Leste no jogo 6 de 2012, em Boston, quando o Heat perdia por 3 a 2? Já esqueceu da virada do ano passado de 3 a 1 para 4 a 3 contra os Warriors?

O cara está em sua sétima final seguida.  Sétima!

Kevin Durant?  Ele se juntou a um grupo que venceu 73 jogos no ano passado.  É o melhor jogador dessa série, mas perdeu para o time que perdeu para o Lebron James nas Finais do ano passado.  Isso depois de abrir 3 a 1 na série.  Ninguém lembra do Westbrook e Durant amarelando? Logo depois de perder, Kevin arrumou as malas e foi para a equipe que o derrotou.  Legal, né? KD também foi derrotado em 5 jogos nas Finais de 2012 contra o Miami Heat do King James.

Olha, é possível que James seja o maior enigma da história da NBA.  Tantas conquistas, tantos triple-doubles e números impressionantes.  Ninguém anotou mais pontos na história dos playoffs.  Mesmo assim, o cara é questionado. O sumiço dele em alguns momentos cruciais faz a gente querer arrancar os cabelos. Eu concordo que James não é nenhum Michael Jordan nos momentos mais decisivos, mas calma lá.

Kevin Durant é um excepcional jogador, melhor até que o atual MVP, Steph Curry.   Ele é “clutch”, tem uma envergadura fora de série, mete bolas de todos os cantos e um dia estará no Hall da Fama. Só não tem como comparar o currículo dele com o do James.  LBJ está anos-luz à frente de KD nesse quesito.

Não é um título com o apoio de um super elenco que vai colocar Kevin Durant num patamar acima de Lebron James.

Sorry, Paul Pierce. King James ainda é o rei.