Boxe

Jorge Linares e Anthony Crolla fazem revanche por cinturão dos leves de boxe; confira prognósticos

Foto: Dave Thompson/Getty Images

No primeiro encontro, em setembro do ano passado, o venezuelano levou a melhor por decisão dos árbitros laterais após os 12 rounds.

Alô, amigo fã de luta, como vai? Espero que muito bem porque nesse fim de semana abriremos espaço para um importante duelo para quem gosta da Nobre Arte. Isso porque a cidade de Manchester, na Inglaterra, receberá neste sábado (25) a disputa pelo cinturão dos leves (61,2 kg) da Associação Mundial de Boxe (WBA, na sigla, em inglês). O duelo será uma revanche entre o atual campeão Jorge Linares, da Venezuela, e o seu desafiante Anthony Crolla, que atuará em casa.

Não será a primeira vez que Crolla atuará em casa diante do rival. Em 24 de setembro, quando os dois se enfrentaram pela primeira vez, o encontro também foi na cidade de Manchester – o que prova que Linares não sente o peso da torcida contra. O primeiro encontro foi bastante apertado e por isso teremos essa revanche logo em seguida.  E na coletiva de imprensa que antecede o evento, o inglês garantiu que o resultado desta vez será diferente.

“Fiquei desapontado por ter perdido e você nunca pode ficar satisfeito com uma derrota. Mas eu fiquei feliz porque dei tudo naquela noite. Acontece que tiveram coisas que eu fiz que me irritaram um pouco e eu não as farei novamente. Ele não foi muito superior a mim, porque dois dos juízes deram para ele por um ponto apenas. Então fizemos os ajustes que eu precisava fazer para que o resultado seja diferente agora”, garantiu Anthony Crolla.

 

Pensando no futuro

Se por um lado a vontade de Crolla é simplesmente retomar o cinturão que perdeu, do lado venezuelano os planos são mais ousados. Vindo de dez vitórias seguidas, Jorge Linares acredita estar melhor preparado para este confronto do que estava para a primeira vez em que dividiu o ringue com seu rival. Fazendo uma preparação de 11 semanas em Las Vegas (EUA) – três a mais do que fez na disputa anterior -, o atual campeão não tem dúvidas de que se sente melhor.

“Me sinto bem e contente. Me sinto melhor preparado do que na primeira luta. Melhor, impossível. Mentalmente estamos preparados para o que vier. Se vier seguro, se correr, não sabemos como Crolla vai trabalhar, se vai vir mais forte, com mais pressão. É um boxeador agressivo e estará preparado para os 12 rounds. Mas estou preparado fisicamente, mentalmente e não tenho mais um problema na mão. Estou mais rápido”, afirmou o venezuelano em entrevista à ESPN.

Caso vença Crolla pela segunda vez, Linares já sabe exatamente qual será o próximo passo de sua carreira. O venezuelano irá atrás do cinturão do Conselho Mundial de Boxe, que hoje pertence a Mikey García. “Tenho muito respeito com Mikey García, é um grande campeão. Me encantaria que essa luta pudesse acontecer dentro de pouco tempo, ainda neste ano ou no ano que vem. Seria uma luta excelente e que todo mundo gostaria de ver. É uma questão de me sair bem na luta e chegar a um acordo com ele”, refletiu.


Comparando carteis

Anthony Crolla
País de origem: Inglaterra
Idade: 30 anos
Cartel: 31 vitórias (13 por nocaute), 5 derrotas (1 por nocaute) e 2 empates.

Jorge Linares
País de origem: Venezuela
Idade: 31 anos
Cartel: 41 vitórias (27 por nocaute) e 3 derrotas (as 3 por nocaute).

 

Palpite da Mãe Dinah

O duelo de sábado deverá ser equilibrado, como já pudemos ver no primeiro encontro. Naquela ocasião, Linares era tido como azarão nas casas de apostas, mas surpreendeu muita gente ao mostrar o seu boxe de primeira linha e vencer na decisão unânime dos juízes. Para essa revanche, o venezuelano chega com muito mais moral e também conhecimento do público inglês, já que será a sua terceira exibição no país – e isso pode fazer diferença principalmente se o duelo for parar nas mãos dos árbitros laterais.

Sem perder uma luta sequer desde 2012, quando foi nocauteado por Sergio Thompson, o momento de Linares é claramente melhor. Se também contarmos as últimas dez lutas em que o venezuelano não perdeu nenhuma, Crolla teve um desempenho bem pior – são seis vitórias, uma derrota e três empates. Talvez o que mais preocupe a equipe de Linares é o fato de ele já ter sido nocauteado três vezes na carreira – o que mostra que se um golpe mais efetivo entra, ele pode balançar.

Do lado de Crolla, é difícil crer que ele tenha conseguido mudar muita coisa em seu jogo desde o primeiro encontro, onde foi realmente inferior. O coração e a raça do inglês não devem ser suficientes para fazer com que ele leve a melhor. A tendência é que tenhamos mais um triunfo de Jorge Linares.

Odds: Jorge Linares (1.53) x (2.62) Anthony Crolla – Empate 21.00