Campeonato Italiano

Internazionale vai a Turim defender liderança do Italiano contra a Juventus; confira os prognósticos da 16ª rodada

Foto: Nicolò Campo/LightRocket por Getty Images

Após a goleada por 5 a 0 sobre o Chievo, time nerazzurri assumiu o primeiro lugar com a ajuda da própria Vecchia Signora, que havia batido o Napoli

O Campeonato Italiano da temporada 2017/2018 mostra-se uma das ligas mais competitivas e interessantes do futebol europeu. Afinal, quatro clubes seguem mais que vivos na luta pelo título. Neste fim de semana, quando será realizada a 16ª rodada da Série A, o grande destaque é o principal clássico do país. Conhecido como Derby D’Italia, a partida reúne a maior rivalidade da Bota, entre Internazionale de Milão e Juventus, que atuará ao lado da torcida, em Turim.

 

RODADA 16: JUVENTUS X INTER DE MILÃO

As duas equipes se enfrentam amanhã (09), às 17h45 (horário de Brasília), em uma briga direta pelo topo da tabela. Atual hexacampeã italiana, a Juve não demonstra o poderio dos últimos anos, inclusive na Liga dos Campeões – apesar da classificação, em segundo lugar, para a fase de oitavas de final. Na atual edição do Italiano, os bianconeri têm a forte concorrência da própria Inter, líder com 39 pontos, do Napoli, equipe que ocupou a primeira colocação pelo maior número de rodadas até aqui, e a Roma, que conta com um grupo forte e está na cola do trio.

Não há uma explicação clara para a queda dos juventinos, que tiveram como perdas mais significativas, na última janela de transferências, as saídas do zagueiro Leonardo Bonucci e do lateral-direito Daniel Alves para Milan e Paris Saint-Germain, respectivamente. No entanto, além de contratar o brasileiro Douglas Costa (ex-Bayern de Munique) e Federico Bernardeschi (ex-Fiorentina), o técnico Massimiliano Allegri conseguiu segurar sua mortífera dupla de ataque formada pelos argentinos Gonzalo Higuaín e Paulo Dybala.

Mas a última vitória da equipe foi pra lá de emblemática, já que derrotar os napolitanos, em pleno estádio San Paolo, é uma clara demonstração de que a Juventus está voltando aos eixos e pronta para exercer seu domínio na Série A, na qual se encontra na segunda colocação, com 38 pontos.

 

INTER DEFENDE LIDERANÇA E INVENCIBILIDADE NO CAMPEONATO ITALIANO

Mesmo em seus domínios, a Vecchia Signora não terá vida fácil contra a única equipe que ostenta a invencibilidade no campeonato. Na primeira colocação desde o término da rodada passada, após golear o Chievo Verona por 5 a 0, a Inter de Milão será um adversário duríssimo, principalmente pela fase espetacular da linha de frente, formada por Mauro Icardi e Ivan Perisic.

Mas os nerazzurri não se resumem ao seu ataque fulminante, quando o técnico Luciano Spalletti, em sua primeira temporada em Milão, faz um trabalho primoroso ao equilibrar todos os setores – desde a forte defesa com Skriniar e Miranda, passando pela proteção no meio campo do espanhol Borja Valero até chegar em Antonio Candreva, um mestre das assistências precisas.

Aliás, em se tratando de clássicos, a Inter já venceu Roma e Milan e empatou com o Napoli, fora de casa. Além disso, não se trata de uma boa fase passageira. Desde a Era Mourinho, os interistas não demonstravam tanta solidez e, principalmente, confiança. Contra o Chievo, os comandados de Spalletti buscaram o gol durante os 90 minutos, com muita intensidade, dinâmica de jogo e muitas variações de jogadas, sempre com os avanços voluntariosos de Brozovic e Candreva, que tem uma taxa de cruzamentos certos muito acima da média. Melhor para Icardi, que está sempre bem posicionado para colocar a bola no fundo do barbante.

 

POR QUE A INTERNAZIONALE VENCERÁ O CLÁSSICO?

Seria um absurdo e falta de senso dizer que a Juventus está em má fase. Os resultados são bons e mantém a média dos últimos anos. Mas o time de Allegri já não demonstra a fome dos últimos anos. A explicação pode ser a sensação de fracasso com as derrotas nas duas finais da UEFA Champions League, para Barcelona e Real Madrid, respectivamente. Com a confiança um pouco abalada, a Vecchia Signora está em modo automático. A diferença é que sua engrenagem é fortíssima.

Mas, hoje, é a Inter que esbanja alegria e sede de títulos. Com o forte investimento dos chineses do Sunin Group, os nerazzurri estão no caminho certo para recuperar o scudetto, que não vem desde a edição 2009/2010. Outro aspecto importante é que os visitantes descansaram na semana, enquanto os donos da casa foram à Grécia disputar a última rodada da Champions contra o Olympiacos. Lógico que, no maior clássico da Itália, a motivação brota dos poros de cada jogador. Porém, mesmo em Turim, a Internazionale seguirá líder com um triunfo que será determinante na caminhada rumo ao título.

JOGOS DA 16ª RODADA DO CAMPEONATO ITALIANO

Sábado, 09 de dezembro

15:00 – Cagliari x Sampdoria – Palpite: Sampdoria

17:45 – Juventus x Inter de Milão – Palpite: Inter

Domingo, 10 de dezembro

9:30 – Chievo x Roma – Palpite: Roma

12:00 – Napoli x Fiorentina – Palpite: Napoli

12:00 – SPAL x Verona – Palpite: empate

12:00 – Udinese x Benevento – Palpite: Udinese

15:00 – Sassuolo x Crotone – Palpite: Sassuolo

17:45 – Milan x Bologna – Palpite: empate

Segunda-feira, 11 de dezembro

16:00 – Genoa x Atalanta – Palpite: Atalanta

18:00 – Lazio x Torino – Palpite: Lazio