Ganhador.com

Major League Soccer

Final na Terra do Tio Sam: com Giovinco e Altidore, Toronto busca título da MLS para encerrar jejum do Leste

Foto: Xinhua Zou Zheng/Getty Images

Confederação não derrota o Oeste na decisão desde 2008

A MLS conhecerá o seu campeão neste sábado, com a decisão entre Toronto FC e Seattle Sounders, direto do BMO Field. O duelo será ainda mais importante porque o representante do Leste tenta encerrar um jejum de oito edições sem derrotar o Oeste.

Toronto aposta no ataque

Ainda lamentando o revés do ano passado, o Toronto chega ainda mais forte para este ano. Tanto que o clube foi disparado o que teve a melhor campanha na fase regular, com 20 vitórias, nove empates e cinco derrotas. No total, conseguiu 69 pontos, foram 12 a mais que o segundo melhor.

Nos playoffs, o time teve um pouco mais de dificuldade, mas passou por New York Red Bulls e Columbus Crew. Contra ambos a classificação veio por apenas um gol. No primeiro, venceu por 2 a 1 e perdeu por 1 a 0 na volta, enquanto na semifinal segurou o 0 a 0 fora e avançou com um magro 1 a 0. Esta dificuldade é o único fator que tira um pouco da confiança do Toronto de enfim conquistar seu inédito título.

No entanto, apesar de terem marcado apenas um gol cada no mata-mata, Altidore e Giovinco seguem decisivos e são as esperanças de um triunfo neste sábado. Isso porque somando a fase principal, a dupla anotou 33 gols e é um pesadelo para qualquer defesa.

Com os atacantes inspirados, a bola na rede é algo garantido, o que se torna um passo considerável em direção a conquista do caneco.

Seattle tenta renovar título

Sem perder há seis jogos, o Seattle Sounders cresceu consideravelmente nos playoffs. O clube até teve um bom desempenho na fase regular, com 14 vitórias, 11 empates e nove derrotas, mas foi no mata-mata que o time se encontrou.

Entrando nas quartas de final, o clube passou com facilidade por Vancouver Whitecaps e Houston Dynamo. A superioridade foi tanta que avançou sem sequer sofrer gols nos dois confrontos contra cada. Com isso, a defesa é um fator que pode fazer a diferença nesta decisão. Foi exatamente isso que segurou o título na edição passada, quando aguentou o ataque adversário e segurou o 0 a 0.

Na frente, a esperança de gols é Dempsey. O atacante anotou três gols nos playoffs e 12 na fase regular. Apesar de não ser um jogador tão talentoso como as peças do Toronto, ele vem em grande fase.

Porém, para conquistar a taça o Seattle terá que superar sua enorme dificuldade de conseguir vencer fora de casa. Nas últimas sete partidas como visitante, conseguiu ganhar somente uma, tendo empatado três e perdido duas. Com números tão ruins, fica difícil confiar em um resultado positivo, justamente contra um adversário tão forte. Nestas condições, um empate á seria lucro.

Retrospecto de Toronto FC x Seattle Sounders

Os dois clubes já se enfrentaram 13 vezes e a vantagem é toda do Seattle Sounders. A equipe levou a melhor em sete oportunidades, contra três vitórias do Toronto. No entanto, foi a franquia canadense que ganhou a partida da fase regular, por 1 a 0. No histórico, o duelo ainda terminou empatado três vezes.

No BMO Field foram seis jogos, com os visitantes triunfando em três ocasiões contra uma da equipe da casa e dois empates. Porém, é importante destacar que os Sounders não saem vitoriosos desde agosto de 2013, quando venceram por 2 a 1. Depois disso foram dois empates.

Finais da MLS Cup

Esta será a segunda vez que as duas equipes chegam em uma final. A última foi exatamente na edição passada, quando o Seattle Sounders levou a melhor sobre o Toronto FC. Na ocasião, a partida terminou empatada em 0 a 0, sendo decidida nos pênaltis, por 5 a 4.

Esta foi a 12ª ocasião que um time do Oeste levou a melhor na MLS Cup, contra oito triunfos no total do outro lado. Aliás, o Leste não vence na competição desde 2008, quando o Columbus Crew derrotou o New York Red Bulls por 3 a 1.

Palpite

Toda final costuma ser equilibrada, mas o Toronto larga na frente devido a capacidade do seu ataque. Giovinco ou Altidore certamente decidirão esta partida e deixarão no mínimo uma bola na rede. Além disso, a equipe deve entrar mordida pela derrota na última temporada.

Grande Final da Major League Soccer 2017

Sábado, 9 de dezembro

  • 19:00 – Toronto FC x Seattle Sounders. Palpite: Toronto vence por 3 a 1

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar