Copa Libertadores

No Equador, o Palmeiras busca uma boa vantagem contra o Barcelona de Guayaquil; veja o prognóstico

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Embalado por uma boa sequência de quatro vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras viajou até o Equador onde enfrenta o Barcelona de Guayaquil logo mais, às 21:45, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Sem problemas no elenco, Cuca deverá escalar seu time titular (ou perto disso, já que o técnico não tem repetido a escalação por dois jogos seguidos), contra a equipe que foi a grande surpresa do Grupo 1.

 

Barcelona se “garantiu” em casa

O Barcelona de Guayaquil, de modo surpreendente, conquistou a segunda colocação no Grupo 1 da Libertadores (10 pontos) graças ao seu desempenho em casa. Em 29 jogos na temporada até aqui, o time sofreu apenas 4 derrotas em seus domínios (e também conquistou 8 vitórias e 3 empates). É também um time que não costuma ter problemas para fazer gols – foi o melhor ataque do Grupo 1 ao lado do Atlético Nacional. Somente nos últimos 10 jogos (em todas as competições), foram 15 gols marcados. Mas, como nem tudo são flores, nestes mesmos 10 jogos, o time sofreu 11 gols.

Ocupando a segunda posição do Campeonato Equatoriano, o Barcelona vem de uma derrota por 2 a 0 para o Macará no último dia 2.

 

Palmeiras vem subindo de produção

Depois de vencer o Grêmio no sábado pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro – emendando uma sequência de 4 vitórias na competição – o Palmeiras vem para o confronto de ida das oitavas de final da Libertadores com a moral alta.

No papel, o Verdão é muito superior ao Barcelona de Guayaquil e seus números mostram isso: nos últimos 10 jogos (em todas as competições que disputa), o Palmeiras marcou 15 gols e sofreu 9; venceu 5 partidas, empatou 2 e perdeu 3. A instabilidade de sua defesa pode ser um problema, já que enfrenta uma equipe que não tem dificuldades em marcar gols – ainda mais jogando em casa. A aposta é de que o ataque supere, com folgas, os eventuais vacilos defensivos.

 

Prognóstico

O início ruim no Campeonato Brasileiro cobra seu preço e, com 10 pontos atrás do líder, o Palmeiras coloca seu foco na Libertadores onde vencer no Equador é essencial para seus planos na temporada. Embora seja o segundo colocado do Campeonato Equatoriano, o Barcelona de Guayaquil disputa uma competição sem grandes tradições no futebol sul-americano e apresenta um desempenho global muito abaixo dos times brasileiros. Pela lógica, o Palmeiras não terá problemas para fazer um bom resultado e voltar ao Brasil com 3 pontos e a vantagem de jogar pelo empate em casa (ou até pela derrota, dependendo do placar). O problema é que a “lógica” parece não trabalhar muito bem com este elenco alviverde, que andou tropeçando muito no primeiro semestre.

Acredito na vitória palmeirense, mas não me surpreenderia com um empate (com gols).

 

Ficha técnica

Barcelona de Guayaquil x Palmeiras

Copa Libertadores (oitavas de final)

05/07/2017 – Estádio Monumental Isidro Romero Carbo – 21:45

Na TV: GLOBO