Copa Libertadores

Flamengo e Palmeiras buscam vagas antecipadas às oitavas de final da Libertadores 2017

Foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras / Divulgação

Gigantes brasileiros encontram desafios bem diferentes às 21h45 desta quarta-feira

A noite desta quarta-feira vai ser emocionante como há muito não era para o torcedor do Flamengo. Em êxtase com a vitória por 1×0 no final de semana sobre o Fluminense na decisão do Carioca, o fanático agora vai ter diante de si um “revival” difícil de encontrar no futebol moderno.

Falamos de reedição porque o Flamengo esteve ausente das últimas edições da Libertadores – a atual participação é a primeira desde 2014. O clube andou perambulando também por outros estádios que não o glorioso Maracanã, que deve lotar nesta quarta-feira para os flamenguistas curtirem sua própria história e seu próprio presente.

A história? Vale sempre ressaltar: foi contra uma equipe chilena que o Flamengo conquistou sua única Libertadores, em 1981, contra o Cobreloa. E será diante de uma equipe do país andino, a Universidad Católica, às 21h45, que o time carioca tentará confirmar sua vaga para as oitavas-de-final.

A matemática da classificação é simples. O Flamengo precisa vencer sua partida e torcer, às 21h, para o San Lorenzo não ganhar do Atlético-PR – combinação mais do que possível, pois o Atlético joga em Curitiba e lidera esta chave com sete pontos, um a mais que o Rubro-Negro do Rio.

O Flamengo que vai a campo nesta quarta ainda não vai poder contar com Diego, tratando sua cirurgia no joelho, e com o colombiano Berrío, expulso contra a Universidad e em seu terceiro e último jogo de suspensão.

Há desfalques também na Universidad Católica, que não vai contar com os defensores Kuscevic, expulso contra o San Lorenzo, e Lanaro, que se recupera de fratura na costela. O experiente uruguaio Santiago “El Tanque” Silva, de passagens por Boca Juniors e Corinthians, é dúvida. Ele vem jogando mal e pode ceder sua posição a Gutiérrez.

O clube chileno vem animado: assim como o Flamengo, o final de semana foi de vitória no clássico local, sobre a Universidad do Chile. O técnico Mario Salas não despista: vai jogar por um empate no Maracanã para decidir a vaga em Santiago contra o Atlético-PR na última rodada.

Os dois times devem ir a campo assim nesta quarta-feira:

Flamengo: Alex Muralha, Pará, Rever, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello; Leandro Damião (Felipe Vizeu), Paolo Guerrero e Everton. Técnico: Zé Ricardo

Universidad Católica: Toselli, Espinoza, Cristian Alvarez, Maripán e Parotti; Fuentes, Kalinski, Noir, Cordero e Buonanotte; Santiago Silva (Gutierrez). Técnico: Mário Salas

Árbitro: Victor Carrillo (Peru); Assistentes: Raul Lopez Cruz e Victor Ruiz (Peru)

Prognóstico: 2×0 Flamengo, que vai se esforçar para não sentir a falta de Diego

 

Palmeiras está a um pontinho da vaga

Invicto na Libertadores e tido como favorito ao título ao lado do River Plate, o Palmeiras está a apenas um empate de garantir sua classificação antecipada para as oitavas-de-final. O atual campeão brasileiro enfrenta o Jorge Wilstermann também às 21h45, na cidade de Cochabamba, na Bolívia.

O torcedor do Palmeiras não deve esperar moleza. O Wilstermann precisa ganhar de qualquer maneira, pois foi superado na noite de terça pelo Atlético Tucumán, que agora soma sete pontos, contra seis da equipe boliviana que protagoniza uma luta direta contra os argentinos por esta segunda vaga.

O Palmeiras teve tempo suficiente para preparar esta partida. Sem atuar pelo Paulista, quando foi eliminado na semifinal pela Ponte Preta, o alviverde foi a campo pela última vez na “Batalha de Montevidéu”, quando ganhou do Peñarol por 3×2 no meio da semana passada.

Se o adversário extra na ocasião foi a violência uruguaia, agora vai ser a altitude, pois o estádio do Jorge Wilstermann fica 2.558 metros acima do nível do mar.

Suspenso por três partidas, o volante Felipe Melo vai ceder seu lugar a Thiago Santos. Outro que pode surgir na equipe é o importante atacante Dudu, livre para jogar depois dos dois cartões amarelos e da suspensão que precisou cumprir ante o Peñarol.

O Jorge Wilstermann vem bastante animado. Ganhou do Nacional por 3×2 no Boliviano, no último fim de semana, mesmo poupando jogadores para este encontro contra o Palmeiras. Uma baixa, porém, já é certa: o atacante Franco Olego, ainda suspenso pela expulsão contra o próprio Palmeiras no Allianz Parque. Naquela partida, em 15 de março, o Palmeiras encontrou a vitória apenas aos 50 minutos do segundo tempo, com o 1×0 salvador sendo decretado pelo zagueiro Yerry Mina.

As prováveis escalações nesta quarta na Bolívia:

Jorge Wilstermann: Olivares; Aponte, Zenteno, Alex Silva e Omar Morales; Saucedo, Chávez, Santos, Cardozo; Bergese e Ríos. Técnico: Roberto Mosquera.

Palmeiras: Fernando Prass; Jean, Mina, Vitor Hugo e Michel Bastos; Thiago Santos, Róger Guedes, Guerra, Tchê Tchê e Dudu; Willian (Borja). Técnico: Eduardo Baptista.

Árbitro: Wilson Lamouroux (Colômbia); Auxiliares: Wilmar Navarro e John Alexander León (Colômbia)

Prognóstico: 1×1, com o Palmeiras sofrendo um bocado com a altitude

 

Demais times brasileiros na Copa Libertadores

Outros times que jogam nesta quarta-feira são Grêmio, Atlético-PR e Atlético-MG. Você confere o prognóstico para estes jogos aqui.

 

Rodada Completa da Libertadores 2017

Terça-feira, 02 de maio:

  • Nacional-COL 4×1 Estudiantes
  • Botafogo 0x2 Barcelona
  • Atlético Tucumán 2×1 Peñarol

Quarta-feira, 03 de maio:

  • Atlético-PR x San Lorenzo
  • Flamengo x Universidad Católica
  • Jorge Wilstermann x Palmeiras
  • Sport Boys x Atlético-MG
  • Deportes Iquique x Grêmio

Quinta-feira, 04 de maio:

  • The Strongest x Sporting Cristal
  • Santos x Independiente Santa Fé
  • Godoy Cruz x Libertad
  • Zamora x Guaraní