NHL

Em meio à ascensão do Vegas Golden Knights e instabilidade do Pittsburgh Penguins, NHL pega “fogo” com possíveis mudanças de franquias

Foto: AP Photo/John Locher

Zum zum passa pela possibilidade de o Ottawa Senators ser realocado; New York Islanders, por exemplo, sairá dos subúrbios do Brooklin depois de uma oferta de investimento superior a 1 bilhão de dólares

A semana 11 da National Hockey League teve grande impacto dentro de quadra, principalmente na Conferência Oeste, na qual o novato Vegas Golden Knights assumiu surpreendentemente a liderança da chave após ganhar quatro posições nos últimos dias, e fora dela, com muitas especulações em torno de alterações das franquias. Uma delas é o Ottawa Senators, que tem seu presidente bem insatisfeito com a atual situação do time, e o New York Islanders, que irá ganhar uma nova arena. Se liga só no resumo!

 

Surpresas e decepções

A grande novidade é a incrível chegada do Vegas Golden Knights em sua temporada de estreia na NHL. O clube do estado de Nevada lidera o Oeste com 46 pontos, mesma pontuação de Nashville Predators, então líder; Los Angeles Kings e Saint Louis Blues, que perdem no critério de desempate.

O principal motivo para a arrancada da equipe foi a sequência avassaladora na semana passada, ganhando sete dos últimos oito jogos e com um média de gols para lá de interessante sendo 3,38 por partida. Um dos importantes triunfos foi sobre o Tampa Bay Lightning, ponteiro do Leste e então imbatível, por 4×3. Entre seus destaques estão o atacante James Neal, autor de cinco gols nos sete jogos passados e David Perron, que anotou oito pontos – um gol e sete assistências nos seis jogos anteriores.

Ainda no Oeste, o Minnesota Wild, que depois de quatro vitórias na sequência passou a figurar no G-8, em sétimo lugar. Apesar da melhora na tabela, a Matt “Dumadependência”, que anotou todos os gols da equipe por dois jogos seguidos, pode se sobrecarregar ou machucar e ser um grande problema. Já o atual bicampeão Pittsburgh Penguins continua a todo vapor em sua instabilidade. Mas agora a “coisa virou séria”, com a equipe saindo da zona do mata-mata – 10º lugar com 37 pontos.

No Leste, o Tampa Bay Lightning permanece ditando o ritmo pela 10ª semana consecutiva. A equipe que tem o novato defensor Mikhail Sergachev em grande fase – marcou cinco gols que decretaram a vitória do Lightning –, que chegou a vencer sete jogos na sequência até encontrar o Knight na última terça. Já a surpresa é o Boston Bruins, que faturou os últimos 11 de 15 jogos realizados. O resultado foi fundamental para os Bruins pegarem o elevador na classificação e alcançarem o sétimo lugar.

 

Mudança 1

Uma das fortes especulações da vez é a possibilidade de o Ottawa Senators ser realocado. O proprietário Eugene Melnyk, um dos 100 mais ricos do Canadá, jogou uma bomba na NHL ao dizer recentemente que se o time for um desastre nos próximos anos ele e sua ideia passarão a serem algo realmente concreto.

Bom, se dependêssemos do desempenho na atual temporada, o Senators iria mudar para “amanhã” de cidade, estado ou país. Os canadenses, que fazem o seu pior início nos últimos 20 anos, são os penúltimos colocados no Leste com 29 pontos. A equipe tem a terceira pior campanha entre todos os 31 times NHL. Imaginou a pressão nos jogadores?

 

Mudança 2

Já quem está de mudança efetiva é o New York Islanders. Mas calma, o time não irá “realmente sair da cidade” e sim de bairro, mais precisamente do Brooklin. A alteração se dá pela construção de uma nova arena de 18 mil assentos – ainda com data indefinida – depois de o clube conseguir uma oferta de desenvolvimento no Belmont Park, no Oeste de Nova Iorque, no valor de um bilhão de dólares.

A expectativa é que o novo ginásio possa trazer de volta o período de glórias do clube, que venceu quatro campeonatos consecutivos na década de 80. Hoje, seria o último time classificado para os playoffs com o oitavo lugar no Leste.

 

Possíveis classificados

Se a temporada regular acabasse hoje, quem seriam os classificados? Confira a tabela com os oito melhores times de cada conferência:

Leste

  1. Tampa Bay Lightning – 50 pontos
  2. Washington Capitals – 45 pontos
  3. New Jersey Devils – 43 pontos
  4. Columbus Blue Jackets – 43 pontos
  5. Toronto Maple Leafs – 43 pontos
  6. New York Rangers – 41 pontos
  7. Boston Bruins – 39 pontos
  8. New York Islanders – 39 pontos

Oeste

  1. Vegas Golden Knights – 46 pontos
  2. Nashville Predators – 46 pontos
  3. Los Angeles Kings – 46 pontos
  4. Saint Louis Blues – 46 pontos
  5. Winnipeg Jets – 45 pontos
  6. Chicago Blackhawks – 39 pontos
  7. Minnesota Wild – 39 pontos
  8. Dallas Stars – 39 pontos