Ganhador.com

NHL

Com Tampa Bay Lightning mandando na Conferência Leste, NHL vê equilíbrio e novo líder Oeste

Foto: AP Photo/Jeff Roberson

Saint Louis Blues passa a comandar dura divisão, que contaria com cinco times nos playoffs caso a primeira fase terminasse hoje

A semana 10 da National Hockey League não trouxe grandes mudanças na classificação da Conferência Leste, que tem o Tampa Bay Lightning ditando o ritmo e dando a impressão que tem uma defesa intransponível, que não perde há cinco partidas. Porém, no Oeste, a corrida pelos playoffs estão totalmente em aberto. Vimos o Saint Louis Blues ganhar três posições e assumir a liderança em meio a contusão de um dos seus principais jogadores, enquanto o Los Angeles Kings se manteve no pelotão de cima.

 

Quem para o Lightning?

A cada semana que passa o Tampa Bay Lightning vai confirmando ser uma das equipes mais temidas visando aos playoffs, que serão disputados no próximo ano. O time dirigido por Jon Cooper está na liderança da Conferência Leste há nove semanas e hoje soma 46 pontos. Com a campanha de 22-6-2, o Lightning tem feito da Amalie Arena, que será palco da NHL All-Star Weekend entre os dias 26 e 28 de janeiro, sua principal arma. A equipe vem de cinco vitórias consecutivas na competição, sendo quatro jogos em Tampa, vencendo o San Jose Sharks por 5×2; New York Islanders por 6×2; Columbus Blue Jackets por 5×2 e Winnipeg Jets por 4×3. No único jogo fora de seus domínios, o time de Steven Stamkos e Nikita Kucherov derrubou o Saint Louis Blues por 3×0.

 

Quem chega?

Se o Tampa Bay Lightning vai “muito bem obrigado”, a briga para saber quem pode fazer frente ao ponteiro é uma verdadeira montanha-russa. Até a semana passada o New Jersey Devils tentava se aproximar do líder, mas a instabilidade da equipe, que nas últimas seis partidas venceu metade, a derrubou na tabela. Hoje, o Devils está em quinto com 38 pontos.

A vice-liderança é atualmente ocupada pelo Toronto Maple Leafs, cinco pontos atrás do primeiro colocado. E parte deste salto na classificação geral é resultado das boas atuações do atacante Patrick Marleau, que recentemente se tornou o quarto jogador em atividade a superar a barreira dos mil pontos na NHL (o ponta-direita Jaromir Jagr, do Calgary Flames, comanda as estatísticas com 1.921 pontos; seguido pelo central Joe Thornton, do San Jose Sharks, com 1.412; e Marian Hossa, do Chicago Blackhawks, com 1.134. Marleau tem 519 gols e 581 assistências em 1.525 jogos.

 

Sorte ou azar?

Ao mesmo tempo em que comemorou a ponta da Divisão Central e da Conferência Oeste, o Saint Louis Blues está numa encruzilhada com a lesão de um dos seus principais jogadores. O atacante Jaden Schwartz – 14 gols e 21 assistências na temporada – deve perder cerca de seis semanas em razão de uma lesão no tornozelo, o que pode fazer a bela campanha do time de Missouri, que hoje é de 21-9-2 e 44 pontos, ir por água abaixo.

Quem pode se aproveitar da possível derrapada do Saint Louis é o Los Angeles Kings, que chegou a ficar oito jogos invicto. Graças as performances do central Anze Kopitar, que somou 13 pontos (seis gols e sete assistências) e do defensor Drew Doughty, que teve nove pontos (um gol e oito assistências) durante o período. A equipe bicampeã da NHL (2011/2012 e 2013/2014) lidera no Pacífico e é vice-líder no Oeste com 43 pontos.

Logo atrás está o Nashville Predators (42 pontos), então líder da Conferência; o Winnipeg Jets, quarto colocado com 41 pontos; e o novato Vegas Golden Knights, em quinto com 40 pontos.

A boa surpresa na semana 10 fica por conta do Minnesota Wild, que aparece em oitavo. E isso se deve ao fator casa, já que são seis vitórias e um empate atuando no Xcel Energy Center desde 14 de novembro. Se vai ficar até o fim no Top 8 do Oeste não sabemos, mas o time liderado por Jason Zucker – 14 gols – já mostrou que tem condições de beliscar uma vaga no mata-mata.

 

Possíveis classificados

Se a temporada regular acabasse hoje, quem seriam os classificados? Confira a tabela com os oito melhores times de cada conferência:

Leste
  1. Tampa Bay Lightning – 46 pontos
  2. Toronto Maple Leafs – 41 pontos
  3. Columbus Blue Jackets – 39 pontos
  4. Washington Capitals – 39 pontos
  5. New Jersey Devils – 38 pontos
  6. New York Islanders – 37 pontos
  7. New York Rangers – 35 pontos
  8. Pittsburgh Penguins – 35 pontos
Oeste
  1. Saint Louis Blues – 44 pontos
  2. Los Angeles Kings – 43 pontos
  3. Nashville Predators – 42 pontos
  4. Winnipeg Jets – 41 pontos
  5. Vegas Golden Knights – 40 pontos
  6. Dallas Stars – 37 pontos
  7. San Jose Sharks – 35 pontos
  8. Minnesota Wild – 35 pontos

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar