Brasileirão Série A

Em confronto direto, Avaí e São Paulo lutam para escapar do rebaixamento na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

foto: Marcos Ribolli

Disputando o chamado “jogo de 6 pontos” Avaí e São Paulo se enfrentam neste domingo em um confronto direto para fugir da zona do rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro 2017. Ao final do jogo, uma das duas equipes, inevitavelmente, estará no Z-4 – pelo menos até a 22ª rodada.

 

Para seguir na Série A

Com 5 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, o Avaí ocupa a 18ª posição na tabela do Brasileirão, com 21 pontos. Fazendo um campeonato no mínimo curioso, a equipe catarinense conta com alguns bons resultados em confrontos contra times mais fortes – empates em 1 a 1 com o Flamengo e 0 a 0 com o Corinthians, e vitórias por 2 a 0 pra cima de Grêmio e Botafogo –, e resultados ruins contra equipes de mesmo nível (por exemplo, a derrota por 4 a 1 para o Coritiba). Talvez isto explique o desempenho regular da equipe jogando dentro e fora de casa. De seus 21 pontos, 11 foram conquistados na Ressacada e 10 vieram em duelos como visitante.

Com dificuldades para manter o domínio da bola e controlar o jogo, o Avaí conta com um ataque fraco (11 gols) e uma defesa ruim (25 gols sofridos), e o maior destaque da equipe continua sendo o goleiro Douglas Friedrich que com defesas decisivas – e difíceis – garantiu o bicho do time em jogos importantes (como os 4 mencionados acima).

No último final de semana, na abertura do returno do Brasileirão, o Avaí reencontrou o caminho da vitória, justamente contra o Vitória (1 a 0), depois de uma série de 3 partidas sem vencer – 2 derrotas e 1 empate.

Um dado curioso que pode servir de incentivo para o São Paulo: nos 10 jogos em que saiu atrás no placar neste Campeonato Brasileiro, o Avaí jamais conseguiu a virada.

 

São Paulo muda para vencer

O técnico Dorival Júnior montou um São Paulo diferente para o jogo contra o Avaí. Sem poder contar com o atacante Lucas Pratto, suspenso, o professor anunciou a entrada de Gilberto no time – curiosamente, o atleta ganha uma nova oportunidade na mesma semana em que anunciou que não renovará o contrato com o tricolor. Além disso, Dorival terá o retorno do meia Cueva – fora da rodada anterior por conta do terceiro cartão amarelo – e de Jucilei que retorna ao time para desempenhar uma função mais à frente no meio-campo. No gol, a maior novidade: Sidão reassume a vaga de titular, mandando Renan Ribeiro – que falhou ultimamente – para o banco. Não que Sidão seja um goleiro absurdamente superior a Renan – longe disso –, mas talvez a confiança de um esteja maior que a do outro neste momento.

No papel, é um São Paulo preocupado com a defesa, que se apoiará em 3 volantes (Petros, Jucilei e Hernanes) para manter a zaga protegida e apostará na criatividade de Cueva (torcendo para que o peruano tenha uma tarde inspirada) e na velocidade de Marcos Guilherme e Gilberto. Em outros tempos, diríamos que é um “respeito” exagerado diante do Avaí mas, como a fase atual do tricolor não é das melhores, cuidado e canja de galinha não farão mal.

Uma vitória amanhã será de suma importância para que o São Paulo coloque preciosos pontos de vantagem entre ele e o Z-4. O elenco sabe disso e a pressão é grande.

 

Nosso prognóstico

Pelas características das duas equipes, definitivamente Avaí x São Paulo não será um jogo de muitos gols. O São Paulo é um time que “sente” quando sofre um gol. Embora tenha buscado uma importante virada contra o Cruzeiro, ela aconteceu apenas em função dos lances de bola parada. Com a bola rolando, o tricolor jogou mal e mereceu a derrota. O Avaí, por outro lado, joga em casa e tem surpreendido grandes times. Foi assim contra Flamengo, Corinthians, Grêmio e Botafogo. Acredito que será bem possível que os donos da casa aprontem mais uma vez e consigam uma vitória importante para cima do São Paulo que, neste caso, voltaria para o Z-4 e continuaria seu calvário no Brasileirão 2017 por mais algum tempo.

 

Caneladas ao vivo

E neste domingo estaremos – eu e meu enorme ego – no Twitter do Ganhador acompanhando este duelo que vale uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2018

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 21ª rodada do Brasileirão retoma a sua normalidade e ninguém vai ter folga

Sábado – 19/08/2017

  • 16:00 – Corinthians x Vitória – Arena Corinthians (Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Flamengo x Atlético-GO – Ilha do Urubu (Premiere) – Palpite: Flamengo

Domingo – 20/08/2017

  • 11:00 – Grêmio x Atlético-PR – Arena Grêmio (Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Avaí x São Paulo – Ressacada (Globo, Premiere) – Palpite: Avaí
  • 16:00 – Bahia x Vasco – Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Ponte Preta x Botafogo – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 16:00 – Cruzeiro x Sport – Mineirão (Globo, Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Coritiba x Santos – Couto Pereira (Premiere, SporTV) – Palpite: Santos
  • 19:00 – Palmeiras x Chapecoense – Allianz Parque (Premiere) – Palpite: Palmeiras

Segunda-Feira – 21/08/2017

  • 20:00 – Fluminense x Atlético-MG – Maracanã (Premiere, SporTV) – Palpite: Atlético-MG