Brasileirão Série A

Bahia x Vasco jogam domingo na 21ª rodada do Brasileirão 2017, buscando reverter queda vertiginosa

Bahia x Vasco
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bahia briga para se manter na Série A do Brasileirão e Vasco ainda sonha com Libertadores

Domingo é dia de Bahia x Vasco! Em um Campeonato Brasileiro muito equilibrado, apenas sete pontos separam a zona de rebaixamento da zona de classificação para a Copa Libertadores da América, e os dois times ocupam essa área da tabela, brigando para não cair e ainda sonhando com uma vaga na competição continental. Cada ponto conta! Nesse clima de disputa — e já com o returno do campeonato em andamento — o Vasco da Gama visita Salvador para jogo às 16 horas do dia 20 de agosto, na Arena Fonte Nova.

 

Bahia: de G-6 a Z-4 em três rodadas

Tendo estreado no Brasileirão com goleada para cima do Atlético-PR, o Tricolor Baiano começou o campeonato em primeiríssimo lugar. Depois disso, esteve por duas rodadas no G-6. Porém, três derrotas seguidas o derrubaram para o Z-4. Queda vertiginosa. Foi após a derrota por 3 a 1 para o Sport Recife que o técnico Jorginho foi demitido. Este foi seu quinto e último tropeço em casa. Hoje Petro Casagrande atua como técnico interino e o clube não demonstra pressa em contratar um treinador fixo. Mas está sendo um desafio e tanto igualar o desempenho de Guto Ferreira no início do ano, e atualmente o Tricolor de Aço está na 15ª colocação, a apenas um ponto da zona da degola.

O Bahia vem de derrota por 4 a 1 para o Atlético Paranaense. Antes disso, venceu o São Paulo em casa. Apesar de ter dois pontos a menos na tabela do que o Vasco, seu aproveitamento nas últimas dez rodadas foi de 43%, superior ao do Cruz-Maltino, com 33%. Além disso, tem a vantagem do mando de campo. De 22 jogos oficiais disputados em casa contra o Vasco, venceu 10, empatou 7 e perdeu apenas 2.

Preto Casagrande não contará com o zagueiro Éder, suspenso. Rodrigão e Tiago sentiram dores durante o treino e são dúvidas. Lucas Fonseca retorna de suspensão e Juninho Capixaba deverá receber uma chance no time titular.

Provável escalação do Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson, Renê Júnior e Régis; Zé Rafael, Mendoza e Júnior Brumado. Técnico: Preto Casagrande.

 

Vasco: 10% de chances para a Libertadores

O Vasco também teve seu momento no Brasileirão 2017. Uma série de vitórias em casa chegou a colocar o Cruz-Maltino na 6ª posição. Porém, as últimas quatro rodadas foram de sofrer, sua maior sequência sem vitórias no campeonato. Mesmo jogando em casa, não conseguiu marcar gols nos duelos contra o Atlético-PR e contra o Cruzeiro. Não Como se não bastassem as duas derrotas diante de sua torcida, ainda voltou de Campinas trazendo um 0 a 0 diante da Ponte Preta. Conseguiu correr atrás de um empate com o Palmeiras nos minutos finais do último jogo, que terminou em 1 a 1, mas isso não é o que dê para chamar de evolução. O último triunfo do Vasco da Gama foi em 23 de julho, contra o Atlético-MG.

Apesar de todo o revés, o Vasco ainda tem 10,7% de chances de voltar ao G-6 e conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América 2018, segundo o site de probabilidades da UFMG. E a equipe está empenhada nesse objetivo. Apenas quatro pontos a separa do Atlético-PR, primeiro time na zona de classificação. Porém, é preciso tomar cuidado. Os matemáticos também calculam 19,1% de chances de rebaixamento. A tabela apertada é resultado de um campeonato equilibrado e muito concorrido.

Procurando por uma solução que o faça voltar a subir na tabela, o técnico Milton Mendes tem mexido no time em praticamente todas as rodadas. Seu maior desejo é conseguir jogar com três zagueiros, e deve experimentar a estratégia no duelo contra o Bahia. Além disso, o treinador já revelou que promoverá a reestreia de Anderson Martins.

Provável escalação do Vasco: Martín Silva; Rafael Marques, Breno e Anderson Martins; Gilberto, Jean, Wagner, Mateus Vital e Ramon; Paulinho e Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes.

 

Palpite

O Bahia já marcou 25 gols no campeonato; o Vasco marcou 22. O Bahia sofreu 28 gols; o Vasco sofreu 31. A princípio pode parecer uma diferença pequena. Porém, levando em consideração que o Cruz-Maltino não conseguiu balançar as redes em cinco dos últimos sete jogos, acaba chegando para o confronto como grande azarão. Além disso, o Tricolor Baiano joga em casa, onde tem 51,8% de aproveitamento, e sabe que precisa vencer. A zona de rebaixamento está mais próxima do que parece, já que a Chapecoense tem um jogo a menos. Basta saber se o Bahia conseguirá lidar com os desfalques. Mesmo assim, o palpite é para o lado do Tricolor. Um empate por 1 a 1 também não seria surpresa.

 

Jogos da 21ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 19 de agosto

  • 16:00 – Corinthians x Vitória. Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Flamengo x Atlético-GO. Palpite: Flamengo 2+ gols

Domingo, 20 de agosto

  • 11:00 – Grêmio x Atlético-PR. Palpite: Empate
  • 16:00 – Avaí x São Paulo. Palpite: São Paulo
  • 16:00 – Bahia x Vasco. Palpite: Bahia ou empate por 1×1
  • 16:00 – Cruzeiro x Sport Recife. Palpite: Não para ambos marcam
  • 16:00 – Ponte Preta x Botafogo. Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Coritiba x Santos. Palpite: Sim para ambos marcam
  • 19:00 – Palmeiras x Chapecoense. Palpite: Palmeiras

Segunda-feira, 21 de agosto

  • 20:00 – Fluminense x Atlético-MG. Palpite: Fluminense