Brasileirão Série A

Diante do Fluminense, Grêmio esgota sua última chance de ser campeão

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Polêmico Renato Gaúcho sabe que só uma reviravolta tira o título do Corinthians – e a hora de iniciá-la é agora, em Porto Alegre

O Grêmio demonstrou por meses a fio que seria um digno concorrente ao título brasileiro. Mesmo com o Corinthians abrindo boa vantagem na liderança, a equipe gaúcha teve excelentes atuações e sempre deu a entender que certamente estaria mais adiante na tabela caso não priorizasse, com certa dose de razão, as competições mata-mata que disputava.

E essas eliminatórias agora são apenas uma: a Libertadores, cuja semifinal o Grêmio encara só daqui a um mês, quando visita o Barcelona, no Equador, no dia 25. Até lá, a chance de dar um gás no Brasileirão é enorme, até para fazer o time não amolecer na competição continental. E o Fluminense, na Arena do Grêmio, às 16h (de Brasília) deste domingo (1º) vai ser o primeiro rival deste novo momento do Grêmio, que não pôde demonstrar toda esta força na última rodada por ainda sofrer o desgaste de ter eliminado o Botafogo na Libertadores. O castigo foi inevitável: derrota para o Bahia por 1×0.

 

Grêmio contrata Cícero e luta para virar a página

A terceira colocação do tricolor gaúcho no Brasileirão certamente seria diferente se o clube não derrapasse feio e perdesse as últimas três partidas que fez. Além do Bahia, o clube do Sul caiu diante de Chapecoense e Vasco. E o que é pior: se não vencer o Flu, o Grêmio vai completar mais de um mês sem vencer. O último triunfo da equipe foi em 2 de setembro, um retumbante 5×0 no Sport.

O Grêmio agora é o terceiro, 11 pontos atrás do Corinthians, com mais 13 rodadas por disputar, contando com a deste final de semana.

Renato Gaúcho não bobeou, e o Grêmio contratou o meio-campista Cícero, que estava encostado no São Paulo. Ele, porém, não vai atuar no Brasileirão, apenas na Libertadores, por já ter feito dez jogos na competição nacional pelo outro tricolor, o paulista.

O técnico gremista tenta incentivar seu grupo dizendo que os altos e baixos em uma temporada tão extenuante são normais. Ele tem boas razões para enxergar as próximas partidas com otimismo. Até mesmo esta diante do Fluminense carrega uma boa lembrança: a vitória por 2×0 no primeiro turno, em pleno Rio de Janeiro.

 

Flu encara partida como uma final

O time comandado por Abel Braga, quem diria, passou a brigar para fugir do rebaixamento. O Fluminense hoje é o 12º na tabela, com 31 pontos, apenas três à frente do São Paulo, hoje 17º e o primeiro a cair.

Esta necessidade vai fazer o Tricolor das Laranjeiras jogar com empenho máximo daqui por diante. A estratégia do Fluminense no domingo (1º) vai ser fechar os seus volantes e impedir que o Grêmio tome o domínio da partida. Tal tentativa foi vista na derrota por 1×0 para o Palmeiras na última rodada, em pleno Maracanã, quando a torcida carioca realmente se decepcionou com o fraco futebol e com a escassez de possibilidades táticas de um grupo bastante golpeado em uma reta final onde a motivação vai contar tanto – ou até mais – que a tática e a técnica.

Para complicar, o Flu terá o desfalque do zagueiro Nogueira, suspenso com três amarelos. Seu substituto neste domingo vai ser Reginaldo, pois Henrique, Renato Chaves e Gum seguem se recuperando de lesões.

 

Palpite

Há um abismo técnico entre Grêmio e Fluminense. Impossível não olhar para o Grêmio como grande favorito na partida deste domingo.

Tido pelos adversários por muitas rodadas como “melhor equipe do Brasil”, em que pese o Corinthians priorizar o Brasileiro e somar os pontos necessários para conservar a liderança, o Grêmio tem diante de si um desafio de dificuldade moderada: usar o Brasileirão para manter o ritmo para as decisões da Libertadores. Com a cabeça mais solta e com as pernas mais leves, a diferença vai começar a ser sentida já neste fim de semana. Imaginamos um 2×0 para os gaúchos na Arena do Grêmio neste domingo. E você?! Qual sua previsão para o clássico tricolor?

 

Jogos da 26ª rodada do Brasileirão da Série A 2017

Sábado, 30 de setembro

  • 16:00 – Vasco x Chapecoense – Palpite: Empate
  • 16:00 – Bahia x Coritiba – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Palmeiras x Santos – Palpite: Empate

Domingo, 1o de outubro

  • 16:00 – Botafogo x Vitória – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – São Paulo x Sport – Palpite: São Paulo
  • 16:00 – Cruzeiro x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Grêmio x Fluminense – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Avaí x Atlético-GO – Palpite: Avaí
  • 19:00 – Atlético-PR x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG

Segunda, 2 de outubro

  • 20:00 – Ponte Preta x Flamengo – Palpite: Empate