Brasileirão Série A

Atlético-PR é favorito contra o xará mineiro em crise

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

Furacão surpreende positivamente, enquanto Galo só decepciona no ano

O Campeonato Brasileiro chega à 26ª rodada e agora com uma motivação extra para boa parte dos participantes. Isso porque com o título do Cruzeiro na Copa do Brasil, a vaga para a Copa Libertadores vai até o sétimo colocado, que é atualmente do Flamengo, com 39 pontos.  A ampliação trouxe uma motivação extra para Atlético-PR e Atlético-MG, que se enfrentam neste domingo e agora sonham com o G-7. No entanto, as equipes vivem momentos distintos na temporada.

 

Furacão faz bonito

Apesar de passar longe de qualquer chance de título, o Atlético-PR vem tendo um ano positivo para os seus padrões. A equipe aparece na nona colocação e está a cinco pontos da zona de classificação para a próxima Libertadores.

Um ponto curioso desta campanha é que ao contrário dos últimos anos, o Furacão não tem sido tão forte dentro da Arena da Baixada.  Dos 12 jogos em casa neste Brasileirão, o rubro-negro ganhou somente cinco, tendo empatado três e perdido quatro. O desempenho é tão modesto, que o aproveitamento dentro e fora de casa é bem parecido. Foram 18 pontos conquistados em Curitiba e 16 atuando como visitante.

De qualquer forma, considerando a péssima campanha do adversário, nem precisa de um desempenho tão bom neste domingo para conquistar os três pontos e seguir na cola da turma de cima.

 

Galo decepciona

Com o sétimo colocado indo para a Copa Libertadores, o Atlético-MG passou a ter mais esperança de salvar um ano terrível. No entanto, isso aumentou ainda mais a pressão para cima dos jogadores, pois seria extremamente vergonhoso um dos três maiores orçamentos do futebol brasileiro sequer conseguir figurar no top 7.

O problema é que o desempenho dentro de campo não dá sinais de que pode conseguir um desfecho deste nível. Isso porque o clube já está novamente há três partidas sem vencer. Na última rodada conseguiu perder em casa para o Vitória por 3 a 1. O revés causou a queda de Micale – o segundo treinador no Brasileirão. Sendo assim, se quiser mudar este destino terá que encontrar forças sabe-se lá onde para reagir, o que eu não acredito.

 

Retrospecto de Atlético-PR x Atlético-MG

O histórico do confronto aponta uma grande vantagem do Atlético-PR, tendo vencido seis, empatado um e perdido apenas três dos últimos 10 jogos. Muita desta superioridade se deve ao bom desempenho do Furacão na Arena da Baixada, pois o clube não perde para o Atlético-MG no local desde agosto de 2011. Depois disso, foram quatro encontros em Curitiba, com três vitórias do rubro-negro e um empate.

 

Prováveis escalações

O Atlético-MG conta com a volta de Elias e vai com força máxima visitar o Atlético-PR, que também entra em campo completo.

Atlético-PR: Weverton; Ivaldo, Thiago Heleno, Paulo André e Fabrício; Pavez, Eduardo Henrique, Guilherme, Sidcley e Nikão; Ederson

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fabio Santos; Adilson, Elias, Cazares e Valdívia; Luan e Fred

 

Palpite

Não há dúvidas de que o Atlético-PR vive um momento melhor que o seu Xará mineiro. Com isso, será uma grande surpresa se o duelo deste domingo não terminar com vitória do Furacão.

 

Jogos da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Sábado, 30 de setembro

  • 16:00 – Bahia x Coritiba. Palpite: Bahia vence por 2 a 1
  • 16:00 – Vasco x Chapecoense. Palpite: Vasco vence por 2 a 0
  • 19:00 – Palmeiras x Santos. Palpite: Palmeiras vence por 1 a 0

Domingo, 1 de outubro

  • 16:00 – Avaí x Atlético-GO. Palpite: Avaí vence por 1 a 0
  • 16:00 – Botafogo x Vitória. Palpite: Botafogo vence por 2 a 0
  • 16:00 – Cruzeiro x Corinthians. Palpite: 0 a 0
  • 16:00 – Grêmio x Fluminense. Palpite: 1 a 1
  • 16:00 – São Paulo x Sport Recife. Palpite: São Paulo vence por 2 a 1
  • 19:00 – Atlético-PR x Atlético-MG. Palpite: Atlético-PR vence por 2 a 0

Segunda-feira, 2 de outubro

  • 20:00 – Ponte Preta x Flamengo. Palpite: Ponte Preta vence por 2 a 1

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 54 – Libertadores
  2. Santos, 44 – Libertadores
  3. Grêmio, 43 – Libertadores
  4. Palmeiras, 43 – Libertadores
  5. Cruzeiro, 40 –Libertadores
  6. Botafogo, 40 – Pré-Libertadores
  7. Flamengo, 39 – Pré-Libertadores
  8. Atlético-PR, 34 – Copa Sul-Americana
  9. Vasco, 32 – Copa Sul-Americana
  10. Chapecoense, 31 – Copa Sul-Americana
  11. Atlético-MG, 31 – Copa Sul-Americana
  12. Fluminense, 31 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 30 – Copa Sul-Americana
  14. Sport Recife, 30
  15. Avaí, 30
  16. Vitória, 29
  17. São Paulo, 28 – Série B
  18. Ponte Preta, 28 – Série B
  19. Coritiba, 27 – Série B
  20. Atlético-GO, 22 – Série B