Copa Sul-Americana

Definição dos jogos de ida da segunda fase da Sul-Americana acontece nesta semana; confira os prognósticos

Foto: AP Photo/Cesar Olmedo

Destaque para o clássico paraguaio entre Olimpia e Nacional, além do dérbi colombiano que reúne Deportivo Cali e Junior Barranquilla

Entre terça e quinta-feira (13) desta semana, teremos a conclusão das partidas de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana 2017. Os seis brasileiros ainda envolvidos (Chapecoense, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Ponte Preta e Sport Recife) já concluíram os primeiros 90 minutos da fase, mas ainda serão realizados duelos muito interessantes, como dois clássicos do futebol paraguaio e colombiano, além dos jogos que terão a participação de clubes argentinos.

 

NACIONAL-PAR X OLIMPIA (PAR)

Na quarta-feira (12), no estádio Arsenio Erico, às 21h45 (horário de Brasília), o Nacional (PAR) recebe o Olimpia (PAR) para mais uma edição de um dos dérbis mais tradicionais do Paraguai. No caso dos mandantes, o clube recebe a alcunha de La Academia e também é chamado de “o mais querido”. As duas equipes foram as últimas do país a chegar em uma final de Libertadores. O El Tricolor, em 2014, quando perdeu para o San Lorenzo; e um ano antes, contra o Atlético-MG, o Decano ficou com o vice-campeonato.

Mas o Olimpia tem se dado bem recentemente contra o Nacional, que venceu o clássico pela última vez no Torneio Clausura de 2014. Desde então, o Rey de Copas ganhou oito vezes (três delas fora), além de três empates. Na primeira fase da Sul-Americana, os donos da casa eliminaram o Cruzeiro nos pênaltis, enquanto os visitantes entraram direto na segunda fase por terem participado da pré-Libertadores, quando foram eliminados pelo Botafogo na terceira eliminatória antes da fase de grupos.

Palpite: além da maior tradição e um time melhor, que conta com destaques como os atacantes Roque Santa Cruz e Mendieta (ex-Palmeiras), além dos meias Mouche (outro que atuou pelo Verdão) e Riveros (ex-Grêmio), o Olimpia defende um retrospecto recente bastante favorável. Vale acreditar em mais uma vitória do Decano contra o Nacional.

 

DEPORTIVO CALI X JUNIOR BARRANQUILLA

Duelo de muito equilíbrio será o clássico colombiano entre Deportivo Cali e Junior Barranquilla, marcado para a próxima quinta-feira (13), às 21h45, no estádio Coloso De Palmaseca, em Cali. Na abertura do Campeonato Colombiano (Torneo Finalización 2017), realizada neste fim de semana, os dois times venceram bem. O Deportivo bateu o Envigado, em casa, por 4 a 2. Também atuando em seus domínios, o Junior fez 3 a 0 no La Equidad.

Já no Torneio Clausura, encerrado no mês passado, os mandantes, conhecidos como Azucareros, foram vice-campeões, enquanto o Tiburón ficou na 12ª colocação. Porém, na atual edição da Libertadores, não há nenhum clube colombiano nas oitavas de final. No ano passado, o Atlético Nacional foi campeão, enquanto o Deportivo Cali ficou pelo caminho na fase de grupos. Em compensação, mais dois clubes do país estão na segunda fase da Copa Sul-Americana: Independiente Medellín e Santa Fe.

Palpite: de maneira geral, pela boa campanha no último campeonato local e por ter vencido os dois últimos jogos contra o próximo oponente, além do fator casa, o Deportivo Cali é o favorito a sair do confronto de ida com o resultado positivo.

 

NACIONAL POTOSÍ X ESTUDIANTES

Os jogadores do Estudiantes (ARG) podem se confundir com o escudo e o uniforme do River Plate (ARG) quando se depararem com a camisa do Nacional Potosí (BOL), em duelo que será realizado também na quinta-feira (13), mas às 19h15 (horário de Brasília), no estádio Víctor Agustín Ugarte, na cidade de Potosí, na Bolívia.

E o que é muito importante a se frisar: trata-se de uma equipe pequena do futebol boliviano que irá encarar um gigante da América. Pela primeira vez na história, os mandantes passaram para de fase na Sul-Americana, em sua segunda participação na competição. Os argentinos farão sua estreia depois de terem sido eliminados na fase de grupos da Copa Libertadores.

Palpite: covardia. Porém, ao nível do mar. O Nacional terá um grande aliado, já que o palco do duelo está localizado a 3.960 metros do nível do mar. Nenhum outro estádio encontra-se em tamanha elevação. Logo, dá para arriscar um empate. Mas o Estudiantes vai resolver a classificação sem problema na partida de volta, em La Plata.

 

Demais jogos da semana na Copa Sul-Americana

A seguir, confira os demais jogos no fechamento dos duelos de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana (favoritos em negrito):

  • 11/07 – 19:15 – Huracán-ARG x Libertad-PAR – palpite: empate
  • 11/07 – 21:45 – Oriente Petrolero-BOL x Atlético Tucumán-ARG
  • 11/07 – 21:45 – Cerro Porteño-PAR x Boston River-URU
  • 12/07 – 21:45 – Independiente-ARG x Deportes Iquique-CHI
  • 12/07 – 19:15 – Bolívar-BOL x LDU-EQU