Copa Paulista

Copa do Brasil ou Série D? Inter de Limeira e Ferroviária abrem final da Copa Paulista de olho na próxima temporada

Inter de Limeira
Foto: Pedrinho Sarti/Inter de Limeira

Campeão do torneio terá a opção de escolher uma das duas competições nacionais, enquanto vice fica com vaga restante; primeira partida será neste sábado, em Limeira

Depois de quatro meses e três fases, a Copa Paulista 2017 chega à reta final com a decisão entre Ferroviária e Inter de Limeira. As duas equipes iniciam neste sábado (18 de novembro), às 20h, em Limeira, a disputa que dará ao vencedor a oportunidade de escolher por uma vaga no Brasileirão da Série D ou na Copa do Brasil de 2018. O vice pega a competição restante. De um lado está o time de Araraquara, que após o vice-campeonato no ano passado, não quer desperdiçar a segunda oportunidade consecutiva. Do outro está o Leão, que espera mostrar porque o estádio Major Levy Sobrinho é considerado o terror dos adversários. Confira o palpite o para esse jogão!

 

Velhos conhecidos

Se tem uma coisa que os técnicos de Ferroviária e Inter de Limeira não poderão fazer é esconder o jogo. Isso porque as duas equipes se conhecem muito bem e já se enfrentaram três vezes na temporada. A primeira partida ocorreu no meio do ano, em um amistoso na Fonte Luminosa, com vitória dos donos da casa por 2×1. Já na Copa Paulista, os dois clubes chegaram a fazer parte do mesmo grupo – 5 – e ficaram em dois empates: o primeiro, em Araraquara, pelo placar de 2×2, e o segundo em Limeira, em 0x0.

Apesar de não ter vencido ainda a Locomotiva em 2017, a Inter de Limeira pode dar fim ao jejum com uma importante vitória em casa. E o clube conta com um forte aliado para derrubar a sequência negativa contra o rival. O Leão possui mais de 80% de aproveitamento jogando em seu caldeirão no torneio. São oito vitórias e três empates, além, é claro, da invencibilidade em Limeira.

O último triunfo veio de forma dramática, contra o XV de Piracicaba, que definiu a classificação limeirense. Precisando vencer o jogo, a Inter conseguiu o gol da vitória com um jogador a menos e apenas aos 42 minutos da segunda etapa, com Marquinhos. Nos pênaltis, Rafael Pin brilhou, defendeu duas cobranças piracicabanas e levou o time de Limeira à decisão.

 

Favoritismo

A responsabilidade de alcançar o título da Copa Paulista é toda da Ferroviária. Depois de perder a competição no ano passado para o XV de Piracicaba, o time de Araraquara sabe que um novo revés seria muito ruim para o futuro do clube. A Locomotiva, que está faz na elite do futebol paulista de 2018, arranca como favorita no duelo de logo mais.

Uma das razões é o atacante Léo Castro. O goleador é o artilheiro da competição com 14 gols e seu desempenho vem chamando atenção de equipes mais conhecidas do futebol canarinho. Além disso, o centroavante conhece bem o adversário. Representando o Nacional-SP, ainda no primeiro semestre, o jogador ajudou o time paulistano a ganhar a Série A3 em cima dos rivais. Já com a Ferroviária, fez três jogos, ganhando um e empatando outros dois.

Outro fator que coloca o time de Araraquara com boas chances de conquista é que a equipe dirigida por PC Oliveira, ex-técnico da seleção brasileira de futsal, tem sido implacável no mata-mata. Foram três vitórias e apenas uma derrota – aproveitamento de 75% – na derradeira fase da Copa Paulista. Primeiro, despachou o Santos com uma goleada fora dentro da Vila Belmiro por 4×0 e depois 3×2 na Fonte Luminosa. Já contra a Portuguesa, o clube praticamente decidiu a vaga no jogo de ida, quando fez 2×0. Com a confiança em alta, a Ferroviária promete!

 

As escalações

Com problemas para armar a defesa, o técnico João Vallim, da Inter de Limeira, ainda não definiu quem entrará em campo logo mais. Isso porque o zagueiro Nikão e o lateral-esquerdo Calixto estão suspensos após tomarem vermelho no caloroso embate contra o XV de Piracicaba. Carlão e Malcon surgem como os favoritos para ocuparem as vagas em aberto. Confira a possível escalação: Rafael Pin; Vinicius Pedalada, Balardin, Carlão e Malcon; Ricardinho, Marquinhos e Moisés; Tom, Lucas Douglas e Wesley.

Pelo lado visitante, o técnico PC Oliveira terá a oportunidade de escalar força máxima. Confira a provável formação titular da equipe grená: Tadeu; Alisson, Luan, Elton e Daniel Vançan; William Favoni, Ikaro e Elvis; Léo Castro, Hygor e Marco Damasceno.

 

Final da Copa Paulista 2017

  • Sábado, 18 de novembro, 20:00 – Inter de Limeira x Ferroviária – Palpite: Inter de Limeira