Copa Sul-Americana

Com problemas no gol, Flamengo luta contra o Junior Barranquilla para chegar à final da Copa Sul-Americana

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Após novas falhas de Muralha no gol rubro-negro, Reinaldo Rueda e a comissão técnica do Flamengo quebram a cabeça para definir quem será o “camisa 1” do time.

O Flamengo embarcou terça-feira, dia 28, rumo à Colômbia para a partida de volta das semifinais da Copa Sul-Americana debaixo de forte protesto de sua torcida. Apontado como o grande responsável pela derrota do rubro-negro no último domingo por 2 a 1, contra o Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o goleiro Alex Muralha foi o mais hostilizado pelos torcedores.

Com desempenho muito abaixo da qualidade de seu elenco, o Urubu vai para o duelo decisivo debaixo de muita pressão e um novo fracasso pode tornar as coisas na Gávea insuportáveis não só para Muralha como também para Reinaldo Rueda, o técnico colombiano que chegou ao clube com status de solução para todos os problemas e que, até agora, não fez mais do que Zé Ricardo vinha fazendo com o mesmo grupo.

 

Um barril de pólvora na Gávea

A temporada do Flamengo não tem sido boa. Longe disso. Com os cofres cheios, o time fez grandes investimentos para lutar por títulos em todas as competições que disputaria no ano. E depois de uma bem-sucedida conquista do campeonato estadual e a chegada de mais reforços, o time desandou. Candidato ao título de Campeão Brasileiro, o rubro-negro colecionou tropeços e chega para a última rodada do torneio podendo terminar fora, inclusive, do G-7. Antes disso, veio a eliminação, ainda na fase de grupos, da Libertadores e a mudança para a Copa Sul-Americana que após os fracassos na Primeira Liga (essa nem foi tão doída) e na Copa do Brasil (essa doeu muito) se tornou a única opção para o Urubu terminar o ano com um título importante – porque estadual, como cansamos de dizer, não conta como “importante”.

Demitido depois dos resultados decepcionantes e também por sua insistência em escalar Alex Muralha e Márcio Araújo – os dois que mais causam ojeriza na torcida rubro-negra – Zé Ricardo foi substituído por Reinaldo Rueda, o “celebrado” técnico colombiano que esteve na lista de desejos do Corinthians no início do ano. Com status de “solução” Rueda até que começou bem, organizando a defesa do Flamengo, mas, pouco a pouco, o time voltou a mostrar os mesmos defeitos de sempre e os resultados ruins voltaram à ordem do dia na Gávea.

No primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana na semana passada, o Flamengo conseguiu uma importante virada e saiu de campo com a vitória por 2 a 1 contra o Junior Barranquilla. Mas saiu também sem seu goleiro titular, Diego Alves, que fraturou a clavícula perto do ombro direito aos 19 minutos do primeiro tempo quando saiu para abafar um lance de perigo. Alex Muralha entrou em seu lugar e precisou apenas de 54 segundos para levar um gol. E é aí que está o problema.

 

Goleiro inseguro, reservas em más condições

Alex Muralha vem colecionando falhas na temporada – tanto que o Flamengo repatriou Diego Alves. A torcida do Urubu não perdoa  os erros capitais do arqueiro e critica o atleta em qualquer pequena falha – o que aumenta sua insegurança. Para deixar tudo pior, no último domingo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos deu 3 chutes no gol rubro-negro: dois entraram em erros gritantes de Muralha, que foi muito hostilizado pela torcida ao final do duelo.

No último treino no Brasil, terça-feira, dia 28, antes do embarque para a Colômbia, Muralha teve uma longa conversa com o preparador de goleiros Vitor Hugo e o gerente de futebol, Mozer. Na chegada ao aeroporto, o goleiro foi novamente, muito hostilizado pela torcida – que mandou palavras de apoio a outros jogadores. A praxe é levar 3 goleiros para este tipo de partida e deixar um de fora do banco momentos antes de entregar a escalação. É praticamente certo que Muralha seja o goleiro a ficar de fora.

César, quarta opção do Flamengo para a posição e que não atua pelo time desde dezembro de 2015, deverá ser o titular hoje devido à total falta de opções de Rueda. Thiago que se recuperou de uma fratura no punho esquerdo, voltou a treinar na última sexta-feira, dia 24, e na segunda, dia 27, participou normalmente das atividades com bola, mas, parado que estava, dificilmente terá condições de atuar na partida.

 

Problemas também na Colômbia

Para não acharmos que apenas o Flamengo tem problemas, a Federação Colombiana deu uma bela banana para a Copa Sul-Americana e manteve para a última segunda-feira o primeiro jogo da fase mata-mata do campeonato local entre Junior Barranquilla e América de Cali (empate em 0 a 0). Isso diminuiu em 2 dias o tempo de preparação do rival do Flamengo que precisa de uma vitória por 1 a 0 para avançar até a final – graças ao gol feito no Maracanã. Novo 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Se conseguir marcar 2 gols ou mais, o Flamengo pode perder por qualquer placar com uma diferença de 1 gol que estará na grande final.

 

Nosso palpite

O Junior Barranquilla aposta em seu excepcional retrospecto em casa pela Sul-Americana para acreditar na classificação. Apesar do placar adverso de 2 a 1 que vem do Rio de Janeiro, os colombianos acreditam em sua invencibilidade caseira – não perderam nenhuma partida nesta Sula como mandantes – para seguir adiante no tormeio. Apostam também, no fraco ataque rubro-negro – no primeiro jogo, o Flamengo chutou 16 vezes no gol e acertou apenas 2 –, além da insegurança de quem quer que assuma a responsabilidade de ficar no gol do Urubu amanhã.

De todo modo, um empate mantém a invencibilidade caseira do Junior Barranquilla e classifica o Flamengo para a final que pode salvar a sua temporada. 1 gol para cada lado estará de bom tamanho.