Copa Sul-Americana

Flamengo sai atrás, busca a virada e agora joga pelo empate contra o Junior Barranquilla para ser finalista da Sul-Americana

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Desorganizado em campo após perder o goleiro Diego Alves ainda no primeiro tempo, o Flamengo saiu atrás no placar e abusou dos cruzamentos na área do Junior Barranquilla para conseguir a virada que pode lhe colocar na final da Copa Sul-Americana.

Desde os primeiros movimentos da partida, o Flamengo buscou pressionar a defesa do Junior Barranquilla na base do toque de bola. Nitidamente armada para o contra-ataque, a equipe boliviana não se arriscava. Mas então, aos 19 minutos, Diego Alves saiu para abafar a finalização de Gonzealez e, no choque, levou a pior: fraturou a clavícula perto do ombro direito. Substituído por Alex Muralha – para desespero da torcida –, o goleiro titular do rubro-negro ainda estava no banco de reservas quando viu seu substituto ser batido, aos 20 minutos (54 segundos após entrar no jogo), por Téo Gutiérrez – em gritante falha dos laterais Pará e Trauco. 1 a 0 para o Junior Barranquilla.

O Urubu sentiu o golpe e, sem organização, passou a cruzar bolas na área do goleiro Sebastián Vieira sem nenhum perigo.

 

Vamos melhorar isso aí

O Flamengo voltou um pouco mais organizado psicologicamente no segundo tempo e tentou exercer algum domínio sobre o jogo, mas seguiu abusando dos ineficientes “chuveirinhos” que em nada  preocupavam a zaga colombiana.

Reinaldo Rueda, então, mexeu no time e aos 7 minutos da etapa final colocou Vinícius Júnior no lugar de Mancuello. Aos 22, Lucas Paquetá substituiu Éverton Ribeiro. Aos 30 o técnico, visivelmente preocupado com o resultado e com o fraco futebol do time, mandou Lincoln para o aquecimento, mas foi avisado pelo próprio jogador que não podia mais fazer substituições.

E neste momento, chegou a hora da estrela rubro-negra brilhar.

 

Virada em 6 minutos

Ao mesmo tempo em que descobria que não podia mais fazer substituições, Reinaldo Rueda viu o zagueiro Juan aproveitar a cobrança de escanteio de Trauco e cabecear para o fundo do gol de Sebástian Vieira. 1 a 1 que diminuia o prejuízo do Flamengo. Em seguida, aos 36, Felipe Vizeu aproveitou ajeitada de William Arão e, de primeira, mandou um tirombaço contra o gol do Junior Barranquilla: 2 a 1 que fez o Maracanã vir abaixo de tanta emoção.

Os dois times ainda tentaram algo nos minutos finais. Deu tempo até para Muralha assustar a torcida aos 40 do segundo tempo quando deu rebote no chute de Chará nos pés de Diaz que, para sorte do contestado goleiro, estava em posição de impedimento.

 

Como fica

O Flamengo agora joga por um empate no próximo dia 30 em Barranquilla para garantir a vaga nas finais da Copa Sul-Americana. Novo 2 a 1, mas a favor dos colombianos, leva a decisão para os pênaltis.

Para o jogo de volta – em um verdadeiro “caldeirão”, como prometeu o técnico Julio Comesaña –, o rubro-negro não contará com Diego Alves (seu tempo de recuperação é estimado em 2 meses). Com Thiago também lesionado, o Flamengo deverá ter Muralha e Gabriel Batista como opcões no gol para o restante da competição e temporada.

 

Semifinais da Copa Sul-Americana – jogos e resultados

21 de novembro de 2017

  • Libertad 1 x 0 Independiente

28 de novembro de 2017

  • Indpendiente x Libertad

23 de novembro de 2017

  • Flamengo 2 x 1 Junior Barranquilla

30 de novembro de 2017

  • Junior Barranquilla x Flamengo