Brasileirão Série A

Chapecoense recebe o Atlético-GO podendo fugir de vez do Z-4 no Brasileirão; confira nosso prognóstico

Foto: reprodução/ Twitter Chapecoense

Jogando na matinê do Campeonato Brasileiro neste domingo, a Chapecoense – embalada pela emocionante classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana na última terça-feira – recebe o Atlético-GO na Arena Condá em um duelo que tem tudo para levar a equipe catarinense ainda mais longe do temível Z-4.

 

Com emoção, o resultado é melhor

Pode parecer estranho dizer isso – e é mesmo já que não há nenhuma relação com a parte técnica ou tática –, mas, nesta temporada, a Chapecoense tem se destacado como “o time da emoção”. Explico: todas as atuações memoráveis da equipe (ou a maior parte delas) tiveram algum elemento emocional forte que ia além do jogo em si. Foi assim com o título de Campeão Catarinense – o primeiro depois da reconstrução da equipe –, com a estréia no Brasileirão (“apresentando” a nova equipe para todo o país), sua heróica participação na Libertadores buscando resultados improváveis – e de onde foi eliminada por culpa de um erro administrativo dos amados burocratas do clube – e foi assim nesta semana pela Sul-Americana.

A exemplo do ano passado, a Chape deciciu sua sorte na competição em cobranças de pênaltis. Novamente contra uma equipe argentina e, quis a sorte, no mesmo gol que consagrou o falecido goleiro Danilo em 2016. Desta vez, Jandrei fechou o gol, defendeu duas cobranças e foi decisivo na classificação da Chapecoense.

Com fortes emoções.

E neste domingo, o alviverde vai a campo enfrentar o lanterna do Campeonato Brasileiro com mais um forte elemento emocional em campo: Allan Ruschel, sobrevivente do acidente no ano passado, participou nesta semana de um jogo-treino e deverá estar no banco de reservas da Chape, à disposição do técnico Vinícius Eutrópio com chances – dependendo do caminhar do jogo – de atuar alguns minutos diante da torcida. Não dá pra colocar mais o coração em campo do que isso. E, se mantiver a escrita, a emoção tornará este mais um dos grandes jogos da Chapecoense no ano.

 

Jogando a toalha

Com o final do primeiro turno do Brasileirão se aproximando – faltam apenas 3 rodadas contando com a deste final de semana – e apenas 9 pontos conquistados até agora, o Atlético-GO meio que se conformou com seu destino de retornar à Série B e segue no campeonato “cumprindo” tabela.

O técnico Doriva foi demitido nesta semana e o auxiliar João Paulo Sanchez deve “tocar o barco” até o final. Aparentemente, o planejamento para 2018 já começou – e errado, já que o mais sensato seria manter Doriva e planejar o próximo ano com ele. Alguns jogadores saíram (ou pediram pra sair) e a tranquilidade geral que o elenco que restou e a diretoria deixam transparecer não abrem margem para dúvidas quanto ao pensamento da equipe para 2017/18.

E assim irá o Atlético-GO para a Arena Condá no final da manhã do domingo: leve, querendo apenas jogar futebol.

 

Prognóstico

Em condições normais, este time do Atlético-GO dificilmente seria páreo para a Chapecoense na Arena Condá. Sem nada mais a aspirar no Brasileirão e ciente de sua condição de coadjuvante, os visitantes irão para o duelo, claro, querendo a vitória – nenhum atleta profissional consegue competir sem pensar em vencer – mas sem o peso de “precisarem vencer”. Vitória sem sustos para a Chape com direito a pelo menos 10 minutos de Allan Ruschel em campo.

 

Jogos e a programação da TV para a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado – 29/07/2017

  • 16:00 – Botafogo x São Paulo – Engenhão (Premiere) – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Palmeiras x Avaí – Allianz Parque (Premiere) – Palpite: Palmeiras

Domingo – 30/07/2017

  • 11:00 – Chapecoense x Atlético-GO – Arena Condá (Premiere) – Palpite: Chapecoense
  • 16:00 – Corinthians x Flamengo – Arena Itaquera (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Coritiba x Atlético-MG – Couto Pereira (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Bahia x Sport – Arena Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: Sport
  • 16:00 – Ponte Preta x Fluminense – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Cruzeiro x Vitória – Mineirão (Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Grêmio x Santos – Arena do Grêmio (Premiere, SporTV) – Palpite: Grêmio

Segunda-feira – 31/07/2017

  • 20:00 – Vasco x Atlético-PR – Raulino de Oliveira (Premiere, SporTV) – Palpite: Vasco

 

Caneladas ao vivo

E acompanhe, neste domingo, pelo twitter do Ganhador nossas Caneladas ao Vivo para o jogão entre Corinthians e Flamengo, à partir das 16 horas.