Brasileirão Série B

América-MG e Guarani estreiam no returno do Brasileirão Série B

Foto: Mourão Panda / América

Respectivamente, seus adversários são Náutico e Brasil de Pelotas.

O segundo turno da Série B começou na terça-feira com vitórias do Criciúma sobre o Santa Cruz e do Luverdense diante do Juventude. Nesta sexta-feira temos três compromissos com destaques para as apresentações de América-MG e Guarani. Confira abaixo palpites e prognósticos.

 

América-MG x Náutico

Líder da Série B, o elenco do América-MG considerou seu desempenho positivo no primeiro turno. Como poderia deixar de ser? O goleiro João Ricardo confessou que o time começou mal mas após quatro jogos, se adaptou e se encaixou na competição. O Tricolor se manteve por doze partidas sem perder antes de encarar o CRB no fim de semana. Por causa do tropeço em Maceió, os rivais se aproximaram dos americanos na classificação.

O técnico Enderson Moreira comemora a liberação de jogadores do departamento médico. É o caso de Norberto (que havia lesionado a panturrilha esquerda) e de Christian (havia torcido o tornozelo direito). Ambos estão em fase final de recuperação para ficarem à disposição do treinador.

O Coelho fará mudanças em seus titulares. Como o STJD suspendeu preventivamente Bill por causa da briga com Zé Carlos do CRB, Hugo Almeida será seu substituto. Juninho atuará no meio e Zé Carlos será improvisado na lateral-direita.

A situação do Náutico é exatamente a mesma do ABC de 2013: 14 pontos em 19 rodadas. Coincidência ou não, quatro anos atrás, o comandante abecedista era Roberto Fernandes e Gilmar defendia os potiguares.

Com a corda no pescoço, o volante William Schuster falou em nome do grupo de que “ninguém ali faz contas. O Timbu precisa seguir vencendo”. Durante os treinos da semana, muitas formações foram testadas e não se sabe qual delas irá encarar o América-MG. Sueliton foi liberado do departamento médico, enquanto que Giovanni e Ávila devem receber o sinal verde semana que vem.

Com a desistência do Sport, o Náutico participará da Copa do Nordeste de 2018, cuja fase preliminar acontece este mês. O rival do Timbu é o Itabaiana, de Sergipe.

 

Histórico

América-MG e Náutico já se cruzaram em dezoito oportunidades pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Até o momento, o Timbu leva vantagem no cara-a-cara: 8 a 7 e três empates.

 

Os artistas do espetáculo de Belo Horizonte

América-MG: João Ricardo; Zé Ricardo, Rafael Lima, Messias e Giovanni; Juninho, Ernandes, Renan Oliveira e Matheusinho; Luan e Hugo Almeida. Técnico: Enderson Moreira.

Náutico: Jeferson; David, Breno, Feliphe Gabriel e Diego Miranda; Darlan Bispo, Bruno Mota e Erick; Vinícius, Gilmar e Iago. Técnico: Roberto Fernandes.

 

Palpite

O primeiro colocado tende a ganhar do último, certo? Mantendo a lógica, estou com os de Minas Gerais: 3 a 0.

 

Brasil de Pelotas x Guarani

O Brasil participa pelo segundo ano consecutivo da Série B e não deseja retornar ao andar de baixo. Tendo este objetivo em mente, a diretoria do Xavante está preocupada com o desempenho até a metade da liga. Tudo bem que o rubro-negro não terminou no Z-4, mas sua situação não é confortável: 13º lugar com 24 pontos. Para o restante do torneio, os cartolas apresentaram o zagueiro Nirley, que estava no Náutico.

O Guarani briga para subir, mas mesmo em boa situação, não deixa de ter suas crises extracampo. O diretor de futebol Neil Pandolfo pediu demissão após três meses de trabalho. Ele havia perdido muito espaço desde que o novo presidente da instituição foi empossado.

O Bugre espera repetir os feitos de Avaí, Bahia, Ipatinga e Santa Cruz, que terminaram o turno com 28 pontos e acabaram promovidos em dezembro. Jamais um participante com esta pontuação acabou rebaixado. Os campineiros caíram de rendimento na reta final do turno por conta das lesões e também pelas saídas de Auremir e Samudio, que foram para o futebol turco.

Para o espetáculo em Pelotas, apesar de Bruno Nazário já treinar com bola, ele continua de fora, assim como Genílson e Evandro. Léo Rigo ganha uma chance de começar entre os onze, pois Lenon vai para o meio-de-campo.

 

Histórico

Brasil de Pelotas e Guarani se enfrentaram duas vezes pela Série C de 2015 e mais uma por esta segundona. Os paulistas abriram boa margem no confronto direto: duas vitórias e um empate.

 

As prováveis escalações em Pelotas

Brasil de Pelotas: Marcelo Pitol; Éder Schiola, Leandro Camilo, Teco e Breno; Leandro Leite, João Afons e Itaqui; Marcinho, Juninho e Lincom. Técnico: Clemer.

Guarani: Leandro Santos; Kevin, Diego Jussani, Léo Rigo e Gilton; Betinho, Lenon e Richarlyson; Luiz Fernando e Fumagalli. Técnico: Vadão.

 

Palpite

Mesmo no interior do Rio Grande do Sul, confio no Guarani e prevejo uma vitória por 2 a 1.

 

20ª rodada da Série B

Terça-feira, 08 de agosto:

  • Santa Cruz 1×2 Criciúma
  • Luverdense 1×0 Juventude

Sexta-feira, 11 de agosto:

  • 19h15: Brasil de Pelotas x Guarani – palpite: Guarani.
  • 20h30: Vila Nova x Boa – palpite: Vila Nova.
  • 21h30: América-MG x Náutico – palpite: América-MG.

Sábado, 12 de agosto:

  • 16h30: Ceará x CRB – palpite: Ceará.
  • 16h30: Paraná x ABC – palpite: Paraná.
  • 16h30: Internacional x Londrina – palpite: Internacional
  • 19h00: Figueirense x Goiás – palpite: Goiás.
  • 19h00: Oeste x Paysandu – palpite: Paysandu.

 

Classificação:

  1. América-MG – 36 – Campeão + Série A
  2. Internacional – 33 – Série A
  3. Vila Nova – 32 – Série A
  4. Ceará – 31 – Série A
  5. Juventude – 31
  6. Criciúma – 29
  7. Guarani – 28
  8. CRB – 28
  9. Boa – 28
  10. Paraná – 27
  11. Londrina – 27
  12. Oeste – 27
  13. Brasil de Pelotas – 24
  14. Goiás – 23
  15. Paysandu – 23
  16. Santa Cruz – 23
  17. Luverdense – 23 – Série C
  18. Figueirense – 20 – Série C
  19. ABC – 16 – Série C
  20. Náutico – 14 – Série C