Futebol Europeu

Adeus, Neymar! Confira o prognóstico para Barcelona x Real, o grande superclássico do Camp Nou

Real Madrid x Barcelona
Foto: David Ramos/Getty Images

Válido pela Supercopa da Espanha, encontro ocorre às 17h (de Brasília) deste domingo (13)

O brasileiro acostumado a ver Neymar no Barcelona vai encontrar um cenário bem diferente neste domingo (13), quando o clube catalão fará seu primeiro jogo oficial sem o craque. E não será um jogo qualquer. Será simplesmente o “superclássico” contra o Real Madrid, válido pela partida de ida da Supercopa da Espanha, que reúne os campeões da Liga (como é chamado o Campeonato Espanhol) e da Copa do Rei (o equivalente à Copa do Brasil).

O jogo deste domingo acontece no Camp Nou, em Barcelona, e está marcado para as 17h (de Brasília). A volta será na quarta (16), em Madri, no Santiago Bernabéu, quando o mitológico estádio vai conhecer o primeiro campeão oficial da temporada espanhola.

 

Um clássico que se repete, mas jamais enjoa

O campeonato espanhol sequer começou, mas o superclássico deste domingo será o segundo na temporada 2017/2018: Real e Barça fizeram também a decisão da International Champions Cup, em Miami, no fim do mês passado.

Considerado um “amistoso de luxo” por ser somente um torneio de exibição, o Barça levou a melhor na partida disputada na Flórida, ganhando por 3×2. Os gols do time catalão foram de Lionel Messi, Ivan Rakitic e Gerard Piqué, com o Real contando com Kovacic e Asensio.

Neymar estava em campo e teve grande atuação – a sua última com a camisa azul e grená. Outro fato que tornou este Barça x Real especial foi a estreia do técnico Ernesto Valverde no confronto. Ele, que estava no Athletic Bilbao, chegou ao clube catalão para substituir Luís Enrique nesta temporada.

Vale destacar que na Flórida o Real não contou com Cristiano Ronaldo, que ganhou uma folga da comissão técnica depois de uma temporada 2016-2017 desgastante, que se estendeu até a participação portuguesa na Copa das Confederações na Rússia. O imponente CR7, porém, tem tudo para ser titular neste domingo, pois retomou suas atividades e jamais aceitaria ficar de fora de uma decisão contra o Barcelona. Nesta semana, ele já disputou uma final, atuando nos últimos minutos do 2×0 do Real sobre o Manchester United, na decisão da Supercopa da Europa, na Macedônia.

 

1, 2, 3: o Barça é freguês?

O Real Madrid é o melhor time do mundo no momento – e nem o mais fervoroso torcedor do Barcelona é capaz de contrariar esta lógica. Nos últimos meses, o clube merengue conquistou mais uma Liga dos Campeões e mais um título espanhol. E se a pré-temporada começou com fortes rumores sobre uma possível saída de Cristiano Ronaldo do Real, quem acabou sofrendo uma perda imensa foi o Barça, que ainda não sabe quem vai ser o substituto de Neymar.

Phillipe Coutinho? Nesta semana, a direção catalã propôs 100 milhões de euros ao Liverpool, mas nada feito. O clube inglês ainda ratificou sua posição que o meia-atacante titular da seleção brasileira não está à venda.

Há outro tempero nesta guerra fria – e jamais silenciosa – entre Barcelona e Real. Ambos disputam também a contratação do francês Dembélé, do Borussia Dortmund, grande alvo do Barça para ocupar o posto de Neymar.

Como se não bastasse, o clube de Madri também quer reforçar o bolso de Asensio, jovem atacante que está encantando o técnico Zinedine Zidane. A sua cláusula de rescisão passaria de 80 milhões de euros para 150 milhões – manobra motivada, acreditem, pela intenção do Barça de contratar o atleta.

 

Palpite

Neste contexto de freguês do Real e adeus de Neymar, é mais que previsível esperar um Barça mordido e incomodado, cheio de vontade de mostrar que não vai ficar para trás do grande rival na temporada que está começando. Como gostam de dizer os catalães, um Barcelona “com a perna forte”.

Faz todo o sentido projetar uma vitória catalã nesta primeira partida. Afinal, é um título disputado em duas partidas, e o jogo inicial costuma contar com agressividade do mandante.

A guerra entre madrilenhos e catalães é eterna e pouco moderada. Os espanhóis são passionais demais, e ninguém no Brasil deve imaginar que esta Supercopa da Espanha é tida como uma competição menor. O maior jogo do planeta deste domingo deve contar com muito equilíbrio. O Barça tem mais chances de ganhar, e por duas razões: motivação e melhores condições físicas. O jogaço deve repetir sua tendência atual de muitos gols. Arriscamos um novo 3×2 para o Barça. E para você? Quem ganha domingo no Camp Nou?

(Ganhamos nós, claro, com esta garantia de futebol de primeiríssima linha para quem ficar de olho no Camp Nou.)